quarta-feira, 17 de dezembro de 2008

Classificações Finais

3 comentários:

  1. Saudações tricolores
    Mesmo sem ter simpatia nenhuma pelo Flamengo, por justiça, a Taça das Bolinhas pertence a ele.
    1º Chancela de federação nunca foi relevante para um clube ser considerado campeão. O Paulistão de 31 já era considerado conquista são-paulina muito antes de sua homologação nos anos 90. Federações são meros organizadores de campeonatos. Importantes são os clubes.
    2º Por algum tempo, a FIFA considerou o time da Zona Leste como o 1º campeão mundial. Mas, como os clubes importantes do mundo todo sabem que são mais fortes do que a simples organizadora e também pelo valor que os clubes, a imprensa e as principais federações davam ao troneio, as disputas entre 1960 e 2004 também são consideradas mundiais.
    3º Com sua postura independente, o São Paulo sempre valorizou a união dos clubes, o que desagrada às federações.
    4º A diretoria atual errou em requisitar a posse da Taça das Bolinhas, pois sua diretoria à época foi atuante na organização da Copa União de 1987.
    5º Outros erros da atual diretoria são aqueles que levam ao isolamento do clube. Não repitamos o erro do Paulistano de novo! Olha o número de opositores que conseguimos para o Morumbi 2014.
    6º Erros de federação acontecem no Brasil. A CBF propôs um absurdo cruzamento entre Inter, Fla, Bugre e Sport e acabou decretando o título do último. Como federação, poderia declarar Flamengo e Sport como campeões, como fez a FPF no Paulista de 73, decidido entre Santos e Lusa.
    7º Sabendo de seu erro, nem se fala mais dessa taça no SPFC. Porém, parece impossível corrigir isso, dada a previsível reação de diretores e torcida.
    8º Antes de defendermos cegamente o penta do nosso clube como sendo o 1º, saibamos que o primeiro penta foi por direito (reconhecimento dos clubes) o Flamengo em 1992.
    9º O único erro dos grandes foi não ter colocado em seu campeonato o Guarani, a Ponte e o América do Rio que mereciam, pelos campeonatos que fizeram nos anos 80.
    Espero com isso, ter posto luzes históricas e de consciência sobre os fatos.

    ResponderExcluir
  2. moacir candido do prado9 de setembro de 2010 às 18:24

    tenho 49 anos de idade, na epoca em 1987 tinha 26 e ja era adulto e consciente, e vi o sport clube do recife ser campeao, o sport entrou em campo e o flamengo e o internacional, nao compareceram, portanto sport campeao de 1987 e o sao paulo e o primeiro penta brasileiro, sou sao paulino desde 1970 e nao ouvi falar ou li livros eu vi, abraços michel

    ResponderExcluir