sábado, 31 de maio de 2008

Parceria na Saúde


O Estrela da Saúde Futebol Clube.

Clube fundado na época em que o distrito da Saúde, zona sul de São Paulo, ainda era praticamente uma vila distante (1917), o Estrela da Saúde possui enorme tradição no futebol amador e varzeano da cidade. Sua maior glória foi o título de campeão amador do interior em 1949. O que permitiu a entrada ao nível profissional, onde disputou por 11 anos as divisões de acesso do futebol do estado.

Sua sede é em um terreno de 96.800 m², na Estrada da Cumbica, 475, represa de Guarapiranga. Possui piscinas, vestiários, campos de futebol, entre outras benfeitorias. Entrementes, os tempos modernos foram cruéis com o futebol amador...

“Não tínhamos dinheiro pra nada. O clube estava numa situação muito difícil, com uma dívida de R$300 mil reais em impostos atrasados. Foi então, que depois de muito pensar, reunir diretoria e discutir bastante, vimos que não haveria outra saída, senão fazer uma parceria com o São Paulo F.C. Se não fosse isso, o Estrela não existiria mais".

Emocionado, Geraldo Delapino, presidente do clube, conta como tudo ocorreu: "Levei até o nosso clube o Fernando Casal Del Rey, então presidente do São Paulo. Disse a ele que não pediria emprego à minha família, não queria vantagens pessoais, não corrompia, não era corrompido e não falava em dinheiro. Disse que precisava apenas negociar uma sociedade. Consegui".

O clube do Morumbi assumiu a dívida do Estrela e ainda as equipes infantil, juvenil e júnior. Os jogadores dessas categorias de base também lhes pertencem. "O Estrela é uma espécie de vestibular para os atletas. Nós os preparamos e os melhores são aproveitados pelo São Paulo". De acordo com a negociação, o São Paulo ainda se responsabiliza em profissionalizar o time. Em troca, o Estrela da Saúde cede-lhes, como comodato, 80 mil m² do seu terreno.

Trechos retirados de: www.simmm.com.br/memorias/estreladasaude. Vale a pena conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário