terça-feira, 30 de julho de 2019

A primeira aparição do "Santo Paulo"

Criação de Nino Borges e Thomaz Mazzoni para A Gazeta Esportiva: 11 de setembro de 1943:


Nino Borges publicou os primeiros cartuns dele nesse jornal no dia 14 de agosto de 1943: uma historinha da vida do jogador Milani e um grande desenho do goleiro King. Os mascotes, que se tornaram célebres nos anos seguintes, foram apresentados, somente, na edição 946 do jornal, na data citada no primeiro parágrafo.

Abaixo, a ilustração completa:


E a legenda:

Como são chamados e conhecidos:
Palmeiras com periquito - Mosqueteiro de calções pretos - Portuguesa briosa - Portuguesa fadista - Garoto - S. Paulo da fé, mais querido - Trem ferroviário - Leão de Macuco - Benjamin - D(ona). F. P. F - Vovô - Garboso "campeão da técnica e disciplina".

Na ordem: Palmeiras, Corinthians, Portuguesa Santista, Portuguesa, Juventus, São Paulo, SP Railway, Jabaquara, Comercial-SP, Federação Paulista, Ypiranga e Santos.

Na edição 948, de 18 de setembro de 1943, o Santo volta às páginas, mas agora com o traço do cartunista João Brito e chamado apenas "Paulo":


Apesar de Nino Borges ter criado o "character design" do mascote, coube mesmo a João Brito popularizá-lo, com seu próprio traço, nas edições seguintes:

25 de setembro de 1943

16 de outubro de 1943

Curiosamente, o cartunista João Brito também utilizou a personagem para ilustrar passagens referentes à seleções do Estado de São Paulo, como no caso da FPF no Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais, abaixo, e com a Seleção Paulista de Pugilismo, na sequência:

6 de novembro de 1943

27 de novembro de 1943

Nino somente voltou a desenhar o Santo para A Gazeta Esportiva do dia 8 de abril de 1944, perto de um jogo do São Paulo contra o Ypiranga. E nessa arte se vê claramente algo que o diferenciava em relação aos trabalhos de João Brito: a capa vermelha que o mascote utiliza por cima da camisa são-paulina:


Diferentemente da concepção original, Nino nem sempre costumava retratar o Santo com auréola, como se nota no desenho seguinte, publicado em 3 de junho de 1944, véspera de Choque-Rei:


Nenhum comentário:

Postar um comentário