SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

sexta-feira, 28 de dezembro de 2007

REFFIS

REABILITAÇÃO ESPORTIVA, FISIOTERÁPICA E FISIOLÓGICA

Inaugurado em 2004, o REFFIS é dos mais modernos núcleos do tipo pertencente a um clube de futebol sulamericano, contudo, de renome até mesmo na Europa. Atuam nele profissionais das ciências médicas, fisioterápicas, fisiológicas e físicas. Todos unidos em um trabalho de recuperação, tratamento e prevenção de lesões em atletas de diversas partes do mundo.

Sim, não somente atletas do clube são tratados no REFFIS. Como se não bastante, o uso destes dependências e profissionais do clube não gera oneração alguma aos atletas e a seus contratantes. Tudo a custo zero.

Além do trabalho técnico-científico, que por si só traz benefícios ao clube, o projeto rende dividendos tanto no campo esportivo quanto econômico. Visto que o trabalho vem cativando especialmente muitos jogadores, facilitando os processos de contratação. Além de claro, expor a marca São Paulo Futebol Clube no exterior.

Os médicos do Real Madrid e Internazionale (Luiz Serratosa e Franco Combi) ficaram encantados com toda a estrutura oferecida, e os próprios dirigentes do Barcelona, por intermédio do vice-de-futebol catalão, pediram ao SPFC para que cuidasse de seus jogadores brasileiros.

Já passaram pelo REFFIS tricolor: Kaká, Cafu, Ricardo Oliveira, Fábio Aurélio, Júlio Baptista, Edu, Edmílson, Thiago Motta, Ronaldo, Cicinho, Roque Júnior, Zé Roberto, Luizão, Denílson, França, Vagner, Romário, Abel Xavier, Adriano... (lista de jogadores formada pela Estação Tricolor, o número atualmente é bem maior - breve atualizo). Craques de outros esportes, como Falcão do futsal, também já deram as caras por lá.

O núcleo em si possui aparelhos com tecnologia de ponta. Tudo também devido a parceria coma empresa de aparelhos de musculação Life Fitness. Estima-se que o clube tenha gasto algo em torno de R$ 2 milhões em sua construção e desenvolvimento.

O centro é regido pelos fisioterapeutas Luis Alberto Rosan e Ricardo Sasaki, por Turíbio Leite de Barros, fisiologista, contando ainda com os preparadores físicos Carlinhos Neves e Sérgio Rocha, além do analista de desempenho Wellington Valquer e da nutricionista Cristiana Soares. E claro, os médicos José Sanches e Marco Aurélio Cunha estão sempre presentes. Todos profissionais de primeiríssima linha.

Mas nem tudo são maravilhas, ainda. Um trecho de reportagem da Gazeta Esportiva:

"Apesar das qualidades, o Reffis não é perfeito, e a avaliação é do próprio Ricardo Sasaki. Para o fisioterapeuta, o espaço usado pelo Centro de Reabilitação deveria ser maior para atender os atletas com maior comodidade. “O grande problema que a gente tem aqui dentro é a parte de área. Se a gente tivesse uma área maior, seria melhor, é claro. Nós temos o problema de não poder construir mais nada aqui dentro”.

Uma solução, porém, já está em andamento. O São Paulo está construindo na cidade de Cotia um novo Centro de Treinamento, em uma área maior que aquela da qual o clube dispõe na capital paulista...".

Atualmente esta fase de expansão está próxima de ser concluída.

Como sempre inovador, o projeto tricolor já começa a ser fonte de inspiração para outros clubes nacionais - que passam a ter núcleos semelhantes. E isto não é de hoje... Espaço então para o comentário do jornalista Marcelo Damato:

"Aliás, uma história curiosa do Turíbio é que foi ele que, de certa forma, iniciou a fisiologia no Corinthians e no Palmeiras também. Em 1993, quando já trabalhava no São Paulo havia seis anos, Turíbio indicou Renato Lotufo ao Corinthians e Paulo Zogaib e Ivan Piçarro ao Palmeiras, os dois primeiros ex-alunos dele na Escola Paulista de Medicina".

E assim se vai fazendo escola...



5 comentários:

  1. O MELHOR DO MUNDO
    SO ISSO!
    ;X

    ResponderExcluir
  2. Precisa atualizar. O Turíbio não trabalha mais no São Paulo.

    ResponderExcluir
  3. O Fisiologista do São Paulo é o Prof. Hamilton Tavares.
    desde 2010 até hoje

    ResponderExcluir
  4. Ótimas lembranças ao SPFC, de 2004 a 2010 o clube esteve em uma grande fase, mas vamos melhorar isso!

    ResponderExcluir

Grandes Taças