SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

quarta-feira, 18 de março de 2009

Tricolor em Mangá

Captain Tsubasa (キャプテン翼, Kyaputen Tsubasa) é uma série popular de anime e mangá originalmente criada por Yoichi Takahashi em 1981. A série é conhecida como Super Campeões no Brasil.

O São Paulo despertou a paixão dos fãs na terra do Sol Nascente. Reflexo disso foram a publicação de dois títulos de mangás (tal como HQ's orientais) com a participação tricolor em amplo destaque. Visto que o protagonista da série (Ôzora Tsubasa, vulgo Oliver, no Brasil) adentra ao campo com o sagrado manto pelo Campeonato Brasileiro.

Originalmente dois volumes contam especificamente histórias da personagem em gramados tupiniquins, e eles se encontram em: Captain Tsubasa: World Youth Saga (1994-1997 Weekly Shonen Jump; 18 volumes) e Captain Tsubasa: Road to 2002 (2001-2004 Weekly Young Jump; 15 volumes).

O primeiro relata a chegada de Oliver ao Brasil, com destaque ao jogo do título do Campeonato Nacional entre São Paulo e Flamengo, onde, obviamente, o tricolor leva a melhor, 4 a 3.

Já o segundo, relata justo a saída de Oliver para a Europa, onde jogaria no Barcelona (Incrível, até mesmo em ficção ocorre êxodo de jogadores). Na partida de despedida, o São Paulo vence o Palmeiras, 4 a 0.

A publicação fez tanto sucesso que logo virou animê (animação japonesa), ganhando várias versões desde 1981, porém em 1994 o SPFC entra em cena na série: Captain Tsubasa J - Produzida pela Nippon Animation e Studio Gallop, continha 47 episódios. Destaque aqui também para o clássico decisivo do campeonato brasileiro.

Outras séries vieram, como a Captain Tsubasa: Road to 2002. Mas nela, devido a conflitos de direitos de imagem, o São Paulo teve seu nome alterado para FC Brancos, ainda mantendo o estilo de uniforme e um azul escuro no lugar do preto nas cores.

A influência do São Paulo na trama, todavia, vem de muito antes.

Em 1975, chegou ao time juvenil do Tricolor Paulista um pequeno garoto tido em sua pátria como o primeiro gênio do futebol local. Seu nome? Musashi Mizushima (clique).

Japonês de nascimento, todavia assumiu a cidadania brasileira para jogar por aqui. Foi a primeira vez que um jogador nipônico deixou sua terra para se aventurar no mundo do futebol. Sua trajetória, passando do juvenil ao profissional em 10 anos justamente em um dos maiores clubes brasileiros, marcou fortemente o autor. Tanto que, aproveitando-se também do nome do atleta, homônimo a um herói nacional (o espadachim Miyamoto Musashi) tomou-o por base para o protagonista de sua história.

Explico. Musashi, no épico histórico, tinha como arquirrival um samurai chamado Sasaki Koujirou - tal qual Tsubasa possui um adversário: Koujirou Hyuuga. Além do mais, Musashi Mizushima ficou conhecido como o "Asas de Ícaro", justamente pelo sonho, pela ambição, de voar mais alto na terra do melhor futebol do mundo. O nome original de Oliver, Ôzora Tsubasa, significa justamente: "Asas do Céu".

A façanha do São Paulo, sendo bicampeão mundial no Japão, somente agilizou e decretou à ida de Oliver ao clube brasileiro, por assim dizer.



11 comentários:

  1. Upando devido à grande atualização no texto.

    ResponderExcluir
  2. muito louco esse manga do tsubasa e é uma pena que o manga dele não saiu aqui no brasil e se saiu eu não comprei porque eu realmente não sabia e também não sou muito ligado em mangás não sou mais H.Q. mesmo.

    ass: Eduardo

    ResponderExcluir
  3. Michael

    então cara... tenho uma dica para voce.
    não sei se voce está sabendo, mas está nas bancas uma revista poster com o dvd do hexa nacional aonde esse dvd contem todos os gols marcados pelo spfc no campeonato nacionais de 2006, 2007 e 2008 e ele foi publicado pela luna editora (acho que é isso) e na realidade, esse dvd é parte do dvd oficial do hexa campeonato nacional e que é duplo e foi lançado em janeiro de 2009.
    por via das dúvidas, eu acabei comprando esse dvd também pela bagatela de R$ 19,90.
    bom, por enquanto é isso e espero que tenha gostado da minha dica
    forte abraço, fique com DEUS e até mais ver
    fui

    ass: Eduardo

    ResponderExcluir
  4. Eduardo, como é? Parte do DVD do Hexa sendo vendido por uma editora? Cara, nao conheço, posso estar falando bobagem, mas me parece pirataria. Alguma editora de fundo de quintal querendo ganhar dinheiro em cima.

    ResponderExcluir
  5. Michael
    isso está em todas as bancas da cidade de são paulo. é só voce ir na banca mais perto de sua casa, que voce verá o que eu estou falando
    aqui na frguesia do ó e no bairro da lapa tem em todas as bancas de jornal.
    e a revista oficial do spfc de março ainda não saiu e foi por isso que eu descobri esse dvd meio pirata aí. mas tá na parte de traz da revista postar a produtora do dvd oficial do hexa nacional de 2008 lançado em fevereiro de 2009.

    ass: Eduardo.

    ResponderExcluir
  6. Michael

    e esse site aqui que eu achei é bem legal também
    tem vários walllpappers do tri-hexa nacional de 2008

    http://www.blogoiaba.com/2008/12/07/papeis-de-parede-sao-paulo-hexa-campeao-2008

    ass: Eduardo

    ResponderExcluir
  7. pq será que não tem tsubasa do curintia e da porcada?

    ResponderExcluir
  8. como faço para obter esse mangá? takasumeragi@gmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mandarake, Buyee e cd japan!! São lojas do Japão que vendem o mangá..

      Excluir
  9. Somente comprando em sites tipo Amazon, ou através de importadores. Se mora em SP, no Bairro da Liberdade existe a Loja Fonomag que importa.

    Eu comprei a enciclopedia do mangá. Valeu a pena, mesmo que entenda muito pouco de japones.

    abcs

    ResponderExcluir
  10. pq os gambas é a porcada não são time de nivel que nem o são paulo são apenas timinhos ^^

    ResponderExcluir

Grandes Taças