SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

sábado, 9 de fevereiro de 2008

Caráter Enciclopédico

Realizei esta pesquisa no seguinte domínio: Atlas do Esporte no Brasil. Um projeto gratuíto que conta com a colaboração de centenas de professores e doutores da área. Isto claro, em uma busca rápida em seus arquivos - com mais tempo talvez achei mais artigos e assuntos.

Todavia assim mesmo já foi possível redescobrir uma foto por demais interessante e outros pequenos detalhes que certamente estavam esquecidos, ou que, valem dizer pois realçam o papel do São Paulo Futebol Clube como uma associação inovadora e de ponta.

Imagem da Antiga Sede da Deutsch Sportive


Para quem não sabe do que se trata, recomendo esta leitura: Fusões e Associações.

Entretanto, um ligeiro equívoco ocorre ai: Este clube não deu origem ao atual São Paulo FC, tão pouco sua sede. O que aconteceu é que este terreno foi sede tricolor de 1944 à 1956 quando comprado junto a esta associação e vendido então a um conselheiro do clube. Posteriormente revendido à Portuguesa de Desportos que sobre ele ergueu o Estádio do Canindé.

Aliás, esta região da várzea do rio Tietê sempre foi pródiga em clubes, como se vê abaixo:

Localização aproximada da Chácara da Floresta

Cluster esportivo do rio Tietê – SP
Henrique Nicolini
http://www.atlasesportebrasil.org.br/textos/12.pdf

Diz o artigo: ... Outro efeito da dissolução do cluster foi o da reabilitação de esportes originais dos clubes ou de ênfase sobre esportes menores praticados na área do Tietê. A ginástica Turnen e o futebol, por exemplo, estavam na origem dos clubes de etnia alemã, abaixo e acima da Ponte Grande, como o ciclismo em velódromo estava para os italianos.

Contudo o retorno ao meio urbano e terrestre, implicou na adoção de posturas esportivas ecléticas e/ou certas especializações como ocorreu no pedestrianismo e atletismo (Clubes Esperia, São Paulo F.C., Corinthians Paulista e Tietê, o qual possuia uma pista nos terrenos da Chácara Floresta *que por sinal, foi do SPFC); no pugilismo (Esperia, com as famílias Zumbano e Jofre); no tênis (Esperia e Tietê, clube de Maria Ester Bueno, tricampeã em Wimbledon); e no basquetebol (Tietê, Esperia, São Bento, Corithians e A. A. São Paulo, clube que construiu um ginásio de esportes na beira do rio)
.

Aqui, a baixo, uma comparação aproximada levada em questão o mapa anterior. Maior definição se torna impraticável com somente isto, visto que os cursos dos rios foram alterados com a construção das avenidas marginais.


Título no Gelo

Situação atual A prática deste esporte (Hóquei no Gelo) está concentrada no estado de SP e os clubes mais destacados são os que se seguem, com o ano em que se tornaram campeões na categoria adulto: 1999 – Associação Atlética Ponte Preta; 2000 – Associação Atlética Ponte Preta; 2001 – São Paulo Futebol Clube; 2002 – Sociedade Esportiva Palmeiras; 2003 – Sociedade Hípica de Campinas. Embora a modalidade seja relativamente nova no país, a Seleção Brasileira tem participado com freqüência em competições internacionais e recebe o apoio do Ministério do Esporte.

Hóquei no Gelo / Ice hockey
Arialdo Boscolo
http://www.atlasesportebrasil.org.br/textos/357.pdf

Psicologia desde 1954 (Quiçá antes!)

1954. João Carvalhaes, psicólogo do São Paulo Futebol Clube, torna-se o primeiro psicólogo a realizar trabalhos com os árbitros da Federação Paulista de Futebol, deixando uma importante obra de memória intitulada “Um psicólogo no futebol, relatos e pesquisas”.

Psicologia no São Paulo vem de longe!!!

Psicologia do esporte – SOBRAPE
João Alberto Barreto e Luiz Scipião Ribeiro
http://www.atlasesportebrasil.org.br/textos/307.pdf

Ginásio nos Jogos Sul-Americanos

2002 Realização dos Jogos Sul-Americanos Brasil 2002 entre 1º e 11 de agosto. Em condições emergenciais, São Paulo recepcionou o maior número de modalidades (11) do evento, em conjunto com outras forças do setor esportivo nacional. [...] A Cerimônia de Abertura foi realizada no Ginásio Poliesportivo do Conjunto Desportivo Constâncio Vaz Guimarães, com a presença da Prefeita Marta Suplicy, do Presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman, e do Presidente da Organização Desportiva Sul-Americana, Coronel Antonio Rodriguez (Argentina), além dos Cônsules dos países participantes, dentre outras autoridades. [...] A Cerimônia de Encerramento aconteceu no Ginásio do São Paulo Futebol Clube, juntamente com as finais de Patinação Artística. As delegações presentes aos Jogos em São Paulo contavam com cerca de 1.000 participantes, com atletas e oficiais de 14 Países. Na organização do evento estiveram envolvidas diretamente cerca de 500 pessoas.

Brasil – futuras cidades Olímpicas: São Paulo
José Roberto Gnecco
http://www.atlasesportebrasil.org.br/textos/160.pdf

Fisiologia de Vanguarda

1990 – 1995 [...] Destacou-se, também, a estrutura erguida na antiga Escola Paulista de Medicina (atualmente UNIFESP), liderada pelo Turíbio Barros Neto, realizando pesquisas, avaliações físicas diferenciadas e consultoria ou acompanhamento de clubes e grandes academias. Turíbio Barros passa a desempenhar a função de fisiologista no São Paulo Futebol Clube, dando início a abertura de um importante mercado de trabalho para a área.

Fisiologia do exercício
Maurício Rocha, Cláudio Gil soares de Araújo, Paulo Sérgio Gomes e Áttila Flegner
http://www.atlasesportebrasil.org.br/textos/295.pdf


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grandes Taças