Aproveitando melhor os recursos do Geoportal, comparações de patrimônios e locais históricos referentes ao SPFC, em 1958 e na atualidade.
Barra Funda - Antes.
Barra Funda - Depois.
Esse lote, como sabem, é da Prefeitura de São Paulo, tanto o lado são-paulino, como o palmeirense (como também a região de Itaquera, corinthiana). Em 1958 era meramente uma várzea, literalmente, de riachos afluentes do Rio Tietê.
Chácara da Floresta - Antes. (E já do CR Tietê).
Chácara da Floresta - Depois. (Ainda do CR Tietê).
Vemos dois campos na imagem de 1958 da Chácara da Floresta, já na época do Clube de Regatas Tietê. Futuramente, com a criação da nova pista da Marginal Tietê, um dos campos deixa de existir, o da esquerda - anteriormente da AA São Bento (até 1936). O da direita sim, é a famosa Chácara da Floreta, ainda hoje existente, em menor tamanho.
Chácara da Floresta e Canindé - Antes. (CR Tietê e A Portuguesa D).
Chácara da Floresta e Canindé - Depois. (CR Tietê e A Portuguesa D).
Nessa comparação vemos dois locais históricos para o SPFC, a vista Chácara da Floresta, à esquerda, e o Canindé, já da Portuguesa em 1958, à direita. O SPFC usou o terreno hoje da Lusa até 1956, logo a foto é bem próxima à época Tricolor. Interessante notar também, ao centro, a Ilha dos Amores, que não mais existe.
Bairro do Morumbi - Antes.
Bairro do Morumbi - Depois.
Após ver essas imagens, penso que nem é preciso dizer muita coisa. O desenvolvimento da região, notoriamente, se deveu a construção do Estádio do Morumbi e do Palácio do Governo do Estado de São Paulo. Cabe notar também o projeto inicial da sede social do SPFC. Vemos um círculo que seria um "Morumbizinho" que, entretanto, foi abandonado, existindo hoje lá dois campos de futebol social.
Morumbi - Antes.
Morumbi - Depois.
perfeito! tô mostrando pra todo mundo como era antes o patrimônio do SPFC.
ResponderExcluirLembrando que, o Canindé, em 1956, último ano de uso do SPFC, possuia uma sede social, campo de atletismo, campo de futebol (sem arquibancada)... Em 1958 já está diferente.
ResponderExcluirAh sim, e que a Ilha dos Amores tinha, as vezes, uma companheira, a Ilha da Madeira... que era a própria região do Canindé, que as vezes se inundava e somente através de barco se chegava aos campos de treinamento hehe.
Pena mesmo não ter nada referente ao estádio Antônio Alonso. Só faltou esse =/
Incrível o desenvolvimento do bairro do Morumbi depois da construção do estádio.
ResponderExcluirMuito bom.
ResponderExcluirDenis Torres
Michael,
ResponderExcluirO estádio da Floresta é o que está mais a direita na foto, mais perto da ilha dos amores, onde hoje tem o C.R.Tietê.
abraços.
Alterei.
ResponderExcluir