SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

sábado, 17 de janeiro de 2009

Efeito Soberania

O fato de o SPFC ser o soberano absoluto do futebol brasileiro e sem muita resistência rival fez com que alguns monstros fossem criados e algumas teorias fossem transformadas em "verdades". Este é mais ou menos o “Manual dos Quase-Argumentos” utilizados rotineiramente:
- Antes de mais nada, você pode elogiar o seu arqui-rival. Isso mesmo. Para tentar denigrir o irritante domínio do SPFC, virou comum flamenguistas falarem bem do Vasco, corinthianos do Palmeiras e assim por diante.

- Título não é o mais importante. O importante é... é... é... bom, não interessa, mas título não é. E o SPFC não passa de um Independiente da Argentina. É isso. E o bom é que esse argumento é eterno. Se em 2020, o SPFC tiver 15 brasileiros, 10 libertadores e 10 mundiais, ainda poderá ser utilizado.

- O SPFC não tem tradição. Para um clube ter tradição, ele precisa ou ser antigo, ou ter títulos extintos, ou ter tido um grande time na década de 60 (razões pelas quais Santos, Palmeiras e Botafogo têm tamanha tradição). O fato de o SPFC ter tido um dos melhores times do Brasil, se não o melhor, na década de 40 infelizmente é totalmente inútil. E o fato de o SPFC ser disparadamente o maior clube quando se trata de Campeonato Brasileiro, Libertadores e Mundial (na sequência, os três maiores campeonatos que um clube brasileiro pode ganhar) e ainda ter mais Campeonatos Paulistas na média também é irrelevante (afinal, título não é importante).

- O SPFC nunca teve um grande craque. Claro que não. Leônidas da Silva - o "inventor" da bicicleta, artilheiro de copa do mundo, conhecido no Brasil como "Diamante Negro" e mundialmente como "O homem de borracha" - não faz parte do conhecimento geral então não conta. Alguns outros nomes que qualquer jogador de outro clube, inclusive das equipes rebaixadas de Corinthians, Palmeiras e Vasco, é melhor:

Gino Orlando, Pé murcho, Canhoteiro (um dos maiores dribladores que o Brasil já teve), Careca, Luizinho, Maurinho, Mirandinha, Muller, Serginho Chulapa, Sidney, Teixeirinha, Toninho Guerreiro, Zé Sérgio, Araken, Gérson, Mário Sérgio, Palhinha, Pedro Rocha, Pita, Raí, Silas, Zizinho, Chicão, Pé de Valsa, Toninho Cerezo, Dario Pereyra e Oscar (conhecidos como a melhor dupla de zagueiros que já atuou por um clube brasileiro), Mauro Ramos, Renganeschi, Ricardo Rocha, Roberto Dias, Cafu, Leonardo; Rui, Bauer e Noronha (a mais lendária linha média da história) etc...

Aliás, a constatação de o SPFC ser o clube que mais cedeu jogadores à Seleção em copas também não é importante.

- Todo e qualquer torcedor do SPFC é modinha. Na verdade, quanto pior for seu time, mais torcedor de verdade você é. Torcedores de Flamengo e Corinthians sempre são os mais fanáticos, não importa que não saibam quando o time joga ou algo sobre a história, ou se torcem para mais 3 times. Eles sempre serão os mais fanáticos segundo a Rede Globo. Cabe a todos somente acreditar.

- O SPFC caiu para a segunda divisão no paulista [deixando claro aqui a ironia, para quem não a entende]. Mesmo tendo sido exatamente como o Corinthians, que na Copa João Havelange terminou em penúltimo e não foi rebaixado pois não havia rebaixamento na competição, ou quando terminou em último na Copa União de 1987 (quando sim existia rebaixamento) e de ter sido campeão paulista da 1ª divisão no ano seguinte. Fatos estes que devem ser automaticamente ignorados.

- Mídia, que é bom, o SPFC não tem. Argumento brilhante que somente poderia ser utilizado por torcedores de Flamengo e Corinthians mas, com algumas adequações, pode ser usado até por torcedores do Mogi Mirim. Para um corinthiano que se preze, o futebol é secundário. O que adianta ter títulos se não passa na TV? Não é?. Isso sim é importante e motivo de orgulho. E o SPFC nunca está na TV para um corinthiano. Aqui vale também exagerar um pouco declarando que até Palmeiras e Santos têm mais mídia que o SPFC. Se torcedores de outros times quiserem aproveitar este argumento, vale botar em prática o primeiro conselho, falando que o SPFC é campeão, mas na TV só passa o Corinthians. Lembre-se SEMPRE que elogiar um rival para tentar zoar o SPFC se tornou válido.

- Como um time pode ser o maior do país se nem rival tem? Completamente coerente, esse argumento é um dos mais difíceis de serem batidos. O Corinthians somente é grande devido à existência do Palmeiras e vice-versa, o Flamengo somente é grande pela existência do Vasco e vice-versa. É a verdade, o SPFC precisa de alguém para rivalizar se quiser ser o maior time brasileiro.

- O SPFC é o rei dos vices. O SPFC tem vices à rodo - Penta vice Brasileiro e tri vice da Libertadores, entre outros. Ignore que ao mesmo tempo o SPFC é também o maior campeão em cada competição e que ter muitos títulos e muitos vices mostra o quanto o clube chega. Aproveite para não mencionar que o SPFC em sua história teve 3 jogos considerados como de maior importância e, nestes casos, acabou vencendo os três.
Caso as tentativas acima ligadas de alguma forma ao futebol não foram bem-sucedidas, sempre apele para zoeiras tipo bambi, bichas, gays e etc.

Autor: Anselmo Baran
Originalmente em São Paulo x Palmeiras.

7 comentários:

  1. A inveja faz parte das nossas vidas e nós temos que saber lidar com isso.

    EU CANTAREI POR TI, MESMO QUE A VOZ ME DOA!
    saulobotafogo.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  3. hehehe escreve tudo isso e vem falar de recalque.

    Ah, mas que pena, será devidamente deletado, caro fake.

    ResponderExcluir
  4. Esse é o preço que temos que pagar por sermos grandes, belo texto

    ResponderExcluir
  5. Alias, incrivel, fui conferir no site os rastros de quem visita o site, e como nao adivinhei antes? O cara que veio falar de recalque veio de um link de um site verde que não gostou do texto...

    ora ora... é esse entende de recalque mesmo.

    Mas obrigado, continuem me linkando hehehehe

    ResponderExcluir

Grandes Taças