SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

segunda-feira, 23 de março de 2009

Foto curiosa

Créditos: "Que Fim Levou?"

Perceberam algo esquisito nessa imagem? Comento sobre ela amanhã...
...

Atualizando como prometido. Na foto estão: Adilson, Djair, Nenê, Nelsinho, Babá, Efraim (ou Orlandinho *ver seção de comentários) e Renato. Todos jogadores do São Paulo nos anos 60. O cenário realmente é o Morumbi ainda em construção e, como bem destacado pelo amigo Edison Jr, abaixo, nos comentários, o prédio ao fundo é o Hospital Albert Einstein.

O que é estranho na foto, de fato, é a camisa com as cores invertidas, tanto nas listras quanto no simbolo do clube.

A príncipio pensei que a foto estaria invertida de algum modo. Não, o letreiro ao fundo confirma que nada foi invertido (mesmo isto não seria capaz de explicar as listras em ordem contrária).

Tampouco a camisa está do avesso (também impossível de se inverter as faixas).

Desbotada? Parece que sim. Esta deve ser a resposta, como pode-se ver em "Transformando 16 e 6".

*Atualizado em 26 de Março.


17 comentários:

  1. lista preta sobre a a branca e a vermelha?

    ResponderExcluir
  2. parece o uniforme do sao paulo, mas eu acho que nao eh nao ein

    ResponderExcluir
  3. Essa foto é do tempo em que o Morumbi ainda estava incompleto, pois pode-se ver ao fundo o Hospital Albert Einstein.

    ResponderExcluir
  4. E a lista preta do uniforme está desbotada mesmo...

    ResponderExcluir
  5. o Morumbi ainda n estava completo.
    q animal..nunca tinha visto fotos do Morumbi incompleto, a n ser fotos aereas ou de longe, em q n da p ver mta coisa.
    e o simbolo e as listras estao c as cores trocadas..deve ser algum outro time..Fortaleza??

    ResponderExcluir
  6. interessante esse uniforme, as cores da faixa da camisa e distintivo foram invertidos

    será que o Tricolor jogou alguma partida com com essa camisa? nunca prestei atenção nesse detalhe hehehe

    ResponderExcluir
  7. Eu acho que as listras não estão invertidas, apesar de parecerem.

    Podemos reparar que os meiões dos jogadores são bem escuros. Este seria o verdadeiro preto. Logo, a listra superior seria vermelha mesmo (assim como as camisas dos outros joadores).

    E a listra inferior deveria ter desbotado bastante.

    ResponderExcluir
  8. põe bastante nisso hehe, os calções seriam preto desbotado tambem? é quase o mesmo tom hehe :P...

    muito esquisita essa foto hehe.

    ResponderExcluir
  9. Sobre o tom de vermelho das outras camisas, tem sentido! É o mesmo tom, só falta saber se era vermelho mesmo hehe.

    ResponderExcluir
  10. Os calções são brancos!

    Mas você reparou em como as meias são bem mais escuras?

    ResponderExcluir
  11. Michael eu não postei ontem porque só vi seu post hoje, mas vamos às considerações:

    1-Inversão das faixas do uniforme: Não creio que houve as inversões das faixas, as faixas de cima parecem ser vermelhas, quando se comparado ao uniforme de treino da década de 50 (http://spfcpedia.blogspot.com/2009/02/uniformes-de-treino-dos-anos-50.html), vemos que a tonalidade das litras vermelhas é a mesma do uniforme.

    2-Cor do outro uniforme: Creio ser vermelho, até por ser na mesma tonalidade da faixa superior, este mesmo uniforme pode ser observado ao fundo na última foto, foto do Canhoteiro, do post sobre os uniforme da década de 50 (http://spfcpedia.blogspot.com/2009/02/uniformes-de-treino-dos-anos-50.html), creio ser o uniforme da equipe reserva.

    3-Cor do Short: Não creio que o short utilizado seja branco, a não ser que esteja bem encardido, pode ser um cinza ou creme, pode se ver claramente a diferente no mesmo post sobre o uniforme de treino da década de 50, na primeira foto, em que aparece o Leônidas (Técnico) conversando com os jogadores, o short que o Leônidas está usando é branco, enquanto os shorts dos jogadores são da mesma cor da foto curiosa.

    4-Cor da faixa preta desbotada: não posso afirmar que a faixa preta esteja desbotada, até porque estaria desbotada nos 3 uniformes que aparecem, mas há que se notar que até a parte superior do distintivo é da mesma cor das faixas e do outro triângulo do distintivo, então ou houve a confecção de um uniforme diferente (em uma outra cor), ou a cor preta utilizada no uniforme foi de péssima qualidade.

    ResponderExcluir
  12. Pois eu continuo afirmando que a faixa era preta e estava desbotada. A prova dessa afirmação eu estou enviando por e-mail ao Michael.

    É uma foto de uma camisa que eu tenho mais ou menos dessa época, que pertenceu ao nosso grande zagueiro Jurandir, em que a faixa preta está desbotada, quase no tom da foto acima.

    Não se esqueçam que naquele tempo os clubes tinham que comprar seu próprio uniforme e somente em jogos importantíssimos os jogadores trocavam a camisa, acho até que tinham que reembolsar o clube depois. Eram outros tempos, usavam a camisa até acabar.

    Hoje os fabricantes de uniforme oferecem fortunas para os times usarem sua marca. Jogadores trocam de camisa no intervalo. Acho que até as de treino são descartáveis (ou vendáveis).

    Duas curiosidades com relação a esta camisa do Jurandir. A primeira é que meu pai trabalhava com um camarada que nos finais de semana atuava como bandeirinha. Num jogo entre São Paulo e Corinthians ele pediu a camisa ao Jurandir e presenteou meu pai com ela.

    A segunda corrobora a pobreza daqueles tempos. Jurandir utilizava a camisa número 6. Essa que eu tenho é visivelmente uma número 16 da qual foi tirado o número 1 (que era costurado na camisa), transformando-a numa número 6 meio fora de centro.

    ResponderExcluir
  13. Edison, acabei de ver, muitissimo obrigado. Merece destaque isso, para ilustrar essa história que vc contou (caraca, transformaram uma 16 em 6, uhaua fantastico) e também pq prova que o "fornecedor" de camisas daquela epoca era a Athleta.

    muita gente nao conta essa fábrica na lista.

    Vou postar, la pra depois da meia noite, sobre, hehe. vou usar até suas palavras como relato, parte do texto, tudo bem? Não poderia descrever melhor hehe.

    Obrigado mais uma vez

    (ah e esse post eu vou atualizar logo depois).

    ResponderExcluir
  14. A identificação dos jogadores não está correta. Onde lê-se Efraim, leia-se Orlandinho, um itapetiningano que jogou no DERAC (time profis-sional de Itapetininga - 2a e 3a.divisão), XV de Piracicaba e parece-me também Ponte Preta. Morreu precocemente em acidente automobilístico.

    ResponderExcluir
  15. Obrigado pela possível correção, anônimo. Parece certo e bem informado. Todavia, ainda não posso alterar o texto, pois me falta fonte factual (errado ou nao, mas a fonte do site do milton neves diz isso).

    Então, vou colocar essa observação.

    Muito obrigado pela atenção.

    ResponderExcluir
  16. Caro Senhoras e Senhores!

    A grande procura dos seguintes procedimentos:

    O clube Santos FC, que em 1968, no Chile, o torneio foi vencido Octogonal, atacante "Orlandinho" jogando "por empréstimo"?

    Ao ajudá-los, porque seria importante para mim porque era um time favorito húngaro do Ironworkers, antes da equipe de Pelé ganhou.

    Qualquer ajuda grata obrigado!

    Atenciosamente,Egresi István (Hungria)

    E-mail: egresiistvan@t-online.hu

    ResponderExcluir

Grandes Taças