SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

sexta-feira, 13 de março de 2009

Os 100 mais

Vemos sempre por ai listas de melhores, dos 10 mais, dos 100 principais, etc, etc. Pessoalmente nunca vi nada assim referente ao São Paulo. Resolvi então me arriscar a escolher os 100 principais atletas do clube ao longo de sua história.

Os critérios são realmente subjetivos, mas focados em importância em sua época, tempo de clube, conquistas, desempenho e qualidade técnica. Hora pesando mais uma coisa do que outra. Enfim, minha humilde opinião (com a ajuda de colegas que apontaram alguns que não poderiam ficar de fora) é esta:



Caso prefira visualizar em página externa:
| "0s 100 mais" I | "Os 100 mais" II |

Obviamente bons nomes ficaram de fora. Assim como alguns com passagem polêmica pelo São Paulo são questionados pela torcida (ainda assim, foram importantes para o clube).

Pois bem, diria eu que certamente uns 85 nomes ai são inquestionáveis. O restante certamente pode não constar em outras listas, dependendo de quem a faça, adentrando assim outros tão bons ou importantes quanto.

No fim, é só uma brincadeira que tenta resgatar um pouco de nossa história e acabar com aquela lenda dos rivais de que não teríamos ídolos... Oras, temos tantos que falta espaço.

Sente falta de algum nome? Recomenda que um entre e outro saia? Diga ai.

p.s. Planejo fazer uma espécie de álbum de figurinhas. Digamos que estes 100 são os cromos especiais, dourados. Os demais jogadores terão cards prateados, técnicos serão avermelhados, dirigentes e funcionários também terão os seus... Mas isso num futuro um quanto distante.

22 comentários:

  1. Ah, claro, esqueci de dizer... ai praticamente são os 99 +.

    Hernanes, o 100, é uma aposta particular minha. Creio que ele será certamente um grande nome, até deixar o SPFC (esperamos que com a conquista da Libertadores, hehe)

    Outros que podem entrar brevemente são André Dias, Miranda... Vai saber, quem sabe até o Washington, Borges, hehe. Enfim.

    ResponderExcluir
  2. faltou uma figurinha que no meu modo de ver foi muito importante no spfc entre 1991 e 1992 que foi i o atacante macedo.
    não fez muito gols é verdade mas nesses anos citados pormim, ele foi muito bem e muito util ao spfc no começo dos anos 90.


    ass: Eduardo

    ResponderExcluir
  3. Talvez o Ronaldo Luiz (por todas as bolas salvas), Aloisio (pela assistência no Mundial) deveriam estar também...

    ResponderExcluir
  4. Onde está Roberto Gomes Pedrosa? Goleiro de Seleção Brasileira e que depois se tornou presidente do tricolor. Tem que estar.

    E com certeza o Miranda já merece entrar pra lista também. Fundamental nos 3 títulos brasileiros.

    ResponderExcluir
  5. Muito boa sua lista.
    Mas gostaria de fazer referência a um cara que foi muito importante no título de 1977. Jogava de lateral mas terminou como zagueiro. E que zagueiro. Infelizmente terminou sua carreira muito cedo por problemas de saúde...Bezerra, lembra dele?

    ResponderExcluir
  6. faltou o zagueiro antônio carlos zago que apesar dos pesares foi muito bem enquanto esteve no spfc

    ass: Eduardo

    ResponderExcluir
  7. Gente, obrigado pelas dicas. São muito válidas mesmo, e nem me atreveria a retrucar, mas só vou comentar para nao deixar sem resposta hehe

    Macedo quase entrou na lista. Aliás, até poderia trocá-lo mesmo com o Sidnei, por exemplo.

    Ronaldo Luis, por tantas vezes que nos salvou, merecia também, ficou no quase hehe. Aloísio está pau a pau com o Amoroso, mas ae prevaleceu a qualidade tecnica.

    Pedroza, mesmo com toda sua trajetória no clube, como goleiro mesmo, teve menos destaque que King, Mário e mesmo o Gijo, por exemplo hehe.

    Ennus, o Bezerra não vi jogar, mas considerei ele também ao fazer a lista, mas preferi prestigiar o Arlindo, até mesmo pelo tempo de clube dele.

    E o Antônio Carlos, por fim, constava da lista, mas ae, depois de ponderar com outros amigos, saiu e entrou o Adilson (tão importante quanto e que ficou mais tempo no clube tambem).

    E pensando bem falta espaço para muitos nomes. Talvez numa proxima edição, ano que vem, tenha alterações, hehe.

    valeu.

    ResponderExcluir
  8. Michael

    há tá, agora eu entendi a sua análise mas tudo bem
    e o antônio carlos, no meu modo de ver, não ficou na lista porque ele fez aquela sujeirada toda com o spfc e não foi campeão mundial em 1992 porque preferiu fazer ponte no albacete da espnha durante 4 meses e depois foi jogar no time do palmeiras na época aurea da parmalat aonde no meu modo de ver jogou e e voluiu muito mais como jogador do que no spfc.
    e sobre o albacete da espanha ele negouisso durante anos e em 2007, após a conquista do estadau ldo santos f.c. ele assumiu que negocou as escondidas com a parmalat enquanto o spfc negiociava a sua ida para o albacete da espanha (estava em uma entrevista ga gazeta esportiva net até o final do ano passado mas não está mais na rede porque reformularam todo o site).
    o zagueiro adílson esse sim nunca fez tairagem de jogar em outros clubes grandes do estado de são paulo e foi injustiçado na seleção brasileira por nunca ser convocado ao menos uma vez na carreira profissional.

    ass: Eduardo.

    ResponderExcluir
  9. ta perfeito, não muda nada
    mas até o centenário vai aparecer mais gente nesta lista kkk

    ResponderExcluir
  10. há é
    faltou o elivélton também nessa lista

    ass: Eduardo

    ResponderExcluir
  11. Qual o programa que vc usou para fazer essas figurinhas, pois ficou muito legal!!!

    Denis Torres

    ResponderExcluir
  12. Essa história do Antonio Carlos foi comum também ao Cafu, e outros jogadores, que fizeram pontes europeias, para voltarem a outros clubes do brasil... andré luiz tambem.

    Denis, Photoshop 7.0 (versões superiores nem devem funcionar nesse meu pc véio hehe).

    ResponderExcluir
  13. se estiver na ordem acho q o rogerio tinha q esttar mais em cima



    veve

    ResponderExcluir
  14. Está em ordem alfabética...

    ResponderExcluir
  15. Poderiam ser citados, talvez, não na lista dos 100.
    Aristizabal.
    Goleiros: Picasso, Pedrosa e Caxambu.
    E Ieso Amalfi, uma espécie de Kaká que saiu cedo demais para o Boca Juniors nos anos 40.

    ResponderExcluir
  16. Concordo, tiveram grande destaque enquanto estiveram por aqui. Só ficaram pouco mesmo.

    Yeso (grafia da epoca), em especial, devia ser muito bom jogador mesmo, mesmo reserva (categoria de base) e jogando pouco, fez sempre muito gol.

    ResponderExcluir
  17. mmmNa minha lista entraria o Elivelton, quanto aoAloísio, André Dias, caberiam sim, mas teria de retirar um outro nome importante, e isso dependeria de uma analise mais fria, colocaria o goleiro Gijo também. Possívelmente também entraria o Miranda.Ps: O Yeso jogou na França. Entraria o ronaldo Luís
    Ps

    ResponderExcluir
  18. Uma sugestão: seria melhor ordenar por posição.

    ResponderExcluir
  19. entao, eu vou revisar essa lista em breve. Novos nomes entrarão, obviamente outros sairão.

    Ai organizo por posicao, muita gente prefere assim hehe.

    ResponderExcluir
  20. Gostei muito da ideia de fazer outros cards...Os prateados para outros jogadores e otimo mas não se esqueça de jogadores como:Elivelton,miranda,Edmilson,Ronaldo luis,Leandro,Fabio Aurelio,wagner basilio[muito importante na decisao de 86]so pra citar alguns.Eque tal fazer cards com as decepçoes aqueles jogadores q vinheram e não resolveram so pra citar um Ricardinho em 2002

    ResponderExcluir
  21. Alguem sabe a data de falecimento do goleiro King (Nivancir Innocêncio Fernades)? O que eu sei é que ele morreu em Piracicaba-SP.

    Nelson José Xavier da Silva
    City Lapa - São Paulo-SP

    ResponderExcluir

Grandes Taças