SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

quinta-feira, 25 de junho de 2009

Telê Santana: Meio século de futebol arte


Telê Santana: 1/2 Século de Futebol Arte
documentariotelesantana.blogspot.com

Documentário retrata carreira do 'Mestre' Telê Santana

Dupla de jornalistas trabalha em projeto que mostra trajetória vitoriosa do comandante da seleção de 82 e bicampeão mundial pelo São Paulo

Rafael Cardoso, Globoesporte.com

Muitos personagens contribuíram ao longo dos anos para enriquecer a história do futebol brasileiro. Mas o tempo nem sempre lhes faz a devida justiça. A memória dos torcedores, principalmente dos mais jovens, tende a relegar alguns dos ídolos ao esquecimento. Com a preocupação de manter vivas as lembranças do nosso passado esportivo, as jornalistas Ana Carla Portella e Danielle Rosa trabalham em um projeto sobre um nome importante do futebol brasileiro: Telê Santana. Depois de muita pesquisa e entrevistas com jogadores e técnicos, elas preparam o documentário "Meio século de futebol-arte", com lançamento previsto para o segundo semestre deste ano.

Jogador de categoria (atuou por Fluminense, Guarani e Vasco) e um dos melhores treinadores da história do futebol nacional (comandou Fluminense, Atlético-MG, Grêmio, Palmeiras, seleção brasileira, Flamengo e São Paulo), o "Mestre Telê" possui uma carreira rica de momentos inesquecíveis. Muitas destas informações não se encontram tão acessíveis. As jornalistas pretendem mudar esse quadro.

- Percebemos que não havia muitos registros sobre o Telê. Ele teve uma carreira cheia de altos e baixos, mas sempre foi admirado por todos. Após o nosso trabalho de conclusão de curso em jornalismo, sobre o esporte, nasceu a idéia de contar melhor essa história de vida - explica Ana Carla Portella.

Mais de 80 pessoas foram entrevistadas, entre jogadores, técnicos, jornalistas e dirigentes que conviveram com Telê.

Postura séria e perfeccionista de Telê Santana impressionava os que trabalhavam ao seu lado

- Entre os entrevistados, conversamos com grandes nomes do futebol como Zico, Sócrates, Júnior, Raí, Leonardo, Muricy Ramalho, Müller e Dadá Maravilha. Fiquei surpresa de ter tido um contato tranquilo com os entrevistados, que não demonstraram nenhum preconceito por sermos mulheres. Aprendemos muito sobre a história do Telê - afirmou a jornalista.

Uma lição de vida

A escolha pelo personagem também foi uma forma de resgatar um momento do futebol que, segundo Ana Carla, não existe mais. Apesar do amor declarado pelo esporte, ela lamenta que muito da magia contagiante dos gramados tenha ficado no passado. Para uma das produtoras do documentário, Telê foi um dos últimos defensores do "futebol-arte". O comandante da talentosa seleção de 82 deixou lições muito importantes, que deveriam continuar sendo referência no meio esportivo.

- Percebemos que a história do Telê vai além do que sabemos. Nos surpreendeu também que nenhum dos entrevistados falou mal dele. Procuramos até personagens polêmicos como o Eurico Miranda (chefe da delegação do Brasil na Copa de 86), mas todos sempre destacam a ética, honestidade e seriedade do trabalho dele. Até entre os torcedores ele é uma unanimidade. Deixou um legado como técnico e como ser humano. Muitas de suas atitudes servem de exemplo para todos, sejam do ambiente esportivo ou não.

Ex-jogador se consagrou como treinador

Telê Santana foi bicampeão da Libertadores e do Mundial Interclubes comandando o São Paulo

Jogador do Fluminense de 1951 a 60 (no qual foi campeão carioca em 51 e 59), apelidado de "Fio de Esperança" por ser muito magro, Telê marcou definitivamente seu nome na história do futebol nacional como treinador. Iniciou a carreira de técnico em 69, exatamente no Tricolor carioca. E logo foi campeão estadual. Conquistou no clube também o Torneio Roberto Gomes Pedrosa de 70. Competição equivalente ao Campeonato Brasileiro na época.

No mesmo ano, foi para o Atlético-MG, também conquistando o título estadual. E o primeiro Brasileirão, disputado em 1971. Em 77, venceu o Campeonato Gaúcho pelo Grêmio, interrompendo oito anos de domínio do Inter no Rio Grande do Sul. Dois anos depois, levou o Palmeiras à semifinal do Brasileiro-79. Os bons trabalhos fizeram o então presidente da CBF, Giulite Coutinho, convidá-lo para assumir a seleção em 1980. Formou o selecionado reconhecido pela maioria dos analistas como o melhor depois do escrete de 70. Mas a traumática derrota para a Itália nas quartas de final da Copa de 82 causou sua saída do cargo.

Após passagem pelo Al-Ahly (Arábia Saudita), voltou à seleção em 85. E ficou até a eliminação na Copa de 86, diante da França, nos pênaltis, novamente nas quartas. Após treinar Atlético-MG e Flamengo, chegou ao São Paulo em 90. E marcou época no clube paulista, ganhando dois títulos paulistas (91/92), o Brasileiro de 91 e as Libertadores e os Mundiais Interclubes em 92 e 93. Além da Supercopa da Libertadores-93 e das Recopas Sul-Americanas de 93 e 94. Em 1996, sofeu uma isquemia cerebral, que o obrigou a deixar o futebol. Faleceu em 21 de abril de 2006, aos 75 anos.

12 comentários:

  1. Hi, i think that i saw you visited my weblog thuѕ
    i came tο “return the favοr”.I'm attempting to find things to enhance my website!I suppose its ok to use a few of your ideas!!

    Feel free to visit my web blog: click through the up coming web page

    ResponderExcluir
  2. When I οriginally commented I appеаr to havе cliсked the -Notify me when nеw
    сomments are addeԁ- checkbox and fгom now оn whenevеr
    а соmmеnt is adԁed I get 4 emails with the exact
    ѕаme cοmment. Is thеre a way уou aге able
    to remove mе from thаt serνice? Many thanκs!


    my ωеbρаge: this website

    ResponderExcluir
  3. I like the helpful info you provide to your аrtiсles.

    Ӏ will boοkmark your weblοg and take a
    look at once more rіght hеre regularly. Ӏ am ratheг ѕure І will be infоrmeԁ а lot of new stuff rіght
    here! Goοd lucκ fοг the next!


    Loοk intо my blog pοst ... http://backtier.com/index.php?do=/profile-4948/info/

    ResponderExcluir
  4. An іntriguing ԁiscuѕsion іs definitely wοrth
    commеnt. I do think that yοu should writе more on this subjeсt matter,
    it might nοt be a taboo mаtter but tуpically people don't discuss these issues. To the next! Cheers!!

    Here is my website: v2 cigs reviews

    ResponderExcluir
  5. Yοu need tο take part in a contеst for оne
    of the gгeatest siteѕ on thе intеrnet.
    Ι will highly геcommend this blog!


    Cheсk out my web site :: Www.sfgate.com

    ResponderExcluir
  6. I'm gone to say to my little brother, that he should also pay a quick visit this website on regular basis to get updated from latest news update.

    Feel free to visit my webpage: Visit Website

    ResponderExcluir
  7. аlwaуs i uѕed to rеaԁ smaller аrtiсleѕ or
    гeviews ωhich аs well сlear theіr mοtive, and that is alѕo hаρpеning with this paragгaph which I am
    rеаding now.

    My wеbpagе - Going to www.prweb.com

    ResponderExcluir
  8. I hаԁ а dіffеrеnt brand befоr Gгeen
    Smoke сigaгettes and ӏ coulԁn't get away from real cigs~urge too excellent. I have been smoking for over 20yrs today and thanks to Eco-friendly Smoke My partner and i and my better half have not had the desire revisit regular cigs. Product is user friendly, affordable and also feels as well as tastes being a real cig.

    Here is my homepage - green smoke promo codes

    ResponderExcluir
  9. Gοod day I am sо glaԁ I fοunԁ
    youг blοg, Ι rеallу found yоu
    by mistake, ωhilе I waѕ searchіng on Βіng fοг sοmething еlsе,
    Nonetheless I am here nоω anԁ
    ωould juѕt liκe to say thаnks
    a lot for a гemarκable post and а all round entеrtаining blog (I
    alѕo lоve the themе/desіgn), I don't have time to go through it all at the minute but I have book-marked it and also included your RSS feeds, so when I have time I will be back to read much more, Please do keep up the fantastic job.

    my web blog; simply click for source

    ResponderExcluir
  10. Heya i am for the fiгst time hеre.
    ӏ fοund this boаrd anԁ Ι find
    It truly usеful & it helped mе οut
    much. I hoρe to give somеthing
    bаck and hеlp othеrs likе уοu helped mе.


    Stop bу my hοmepage http://www.sfgate.com/business/prweb/article/V2-Cigs-Review-Authent...

    ResponderExcluir
  11. Dyno Sprint materials absolutely free software program updates.
    When your test motor light is lit, and what really should you do, check with for a mechanic for assistance?


    my web-site: obd2 software

    ResponderExcluir

Grandes Taças