SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

terça-feira, 28 de julho de 2009

Marketing não é só lançar camisas com jargões

Para perceberem o que é um executivo de marketing de verdade...

Assédio até fora de campo

Por Marcelo Onaga, para a Revista Exame | 23/07/2009

Depois de contratar por valores estratosféricos atacantes, zagueiros e técnicos brasileiros, os clubes europeus agora se voltam para executivos brasileiros. O Liverpool, um dos maiores clubes da Inglaterra, convidou o vice-presidente de marketing do São Paulo e diretor de estratégia da Rede Record, Julio Casares, para participar do processo de seleção que escolherá seu novo presidente. Casares foi o único latino-americano a fazer parte da lista de cinco nomes proposta pela consultoria de recrutamento Odgers Berndtson. Mas recusou. Sondado também pelo SBT, Casares renovou por mais quatro anos com a Record.

10 comentários:

  1. Eu ainda acho que não existe um canal de comunicação entre o SPFC e seu torcedor! Por isso, e por outros motivos, o Sócio Torcedor não decola!

    ResponderExcluir
  2. Deco, mas eu vejo isso mudando aos poucos, ao menos na internet. O pessoal da comunicação do spfc sempre está muito disponível pelo site/email e até pelos canais do twitter.

    Sobre o Sócio Torcedor não emplacar totalmente, teria que se analisar com mais cuidado os preços, rentabilidade, promoções, brindes e a faixa econômica dos torcedores.

    Eu mesmo só vou virar sócio torcedor agora, pq enfim a prefeitura vai pagar meu salário hehe.

    ResponderExcluir
  3. Michael, já precisou localizar um telefone/email pra contato no site ou tentar adequar qualquer mensagem "Área desejada" do formulário de contato no site?

    Não tenho o que reclamar do programa Sócio-torcedor, nunca tive grandes problemas em 3 anos, mas não tente esclarecer uma dúvida com eles por email ou twitter.

    Eu já tentei e nunca obtive resposta para dúvidas simples através destes meios. No fim, somente a boa e velha ligação funcionou.

    Abs

    ResponderExcluir
  4. Que coisa. Com telefone em mãos deve ser mais facil mesmo.

    Bem, sobre o site sei que eles pensam em mudar o sistema. Tomara que melhore.

    Mas sinceramente falando, percebo mesmo diferenças nisso de mais ou menos meio do ano passado pra cá. Mas ao visto ainda não dá pra cobrir toda a torcida tricolor...

    ResponderExcluir
  5. Tricolor FODÁSTICO dentro e fora dos campos!!

    Parabéns!! Isso é apenas o fruto de nossa competencia!!

    Saudações TRICOLORES
    Luciana

    ResponderExcluir
  6. na verdade o problema todo do São Paulo é organização...

    o SPFC foi pioneiro em sócio-torcedor no Brasil e tb foi pioneiro em ter site na internet. Com isso os canais de comunicação acabaram por ficar defasados.

    Mas mesmo assim o sócio torcedor do clube já ganhou prêmios de excelência em atendimento, o que prova que está no caminho certo. E como tudo na vida, o SPFC busca mudanças para atender melhor os torcedores seja pelo site ou pelo canal do sócio-torcedor.

    Pelo telefone realmente resolve para o sócio, mas pelo e-mail (a não ser que seja direto para alguém lá de dentro) demora mais mesmo.

    mas tudo isso vai mudar até o final do ano, quando haverá a reformulação do programa.

    abraços.

    ResponderExcluir
  7. O freguês (Liverpool) quer aprender com a gente... =P

    Não sabia que o Casares era da Record.

    ResponderExcluir
  8. Já li que o SP não tem tanta obsessão por ter milhares de STs. O clube entende que precisa dosar os beneficios. O time da marginal, por exemplo, quer vender ingressos da Libertadores só par STs (e organizadas, é claro). Isso além de contra a lei, vai contra a idéia de democratizar o clube. E corre o risco de restringir o número de torcedores. Qtos casos de crianças que vão uma vez ao jogo do time X e vira torcedore nos conhecemos?

    Sobre o Casares... Sinceramente, o futuro presidente do SP, passar por um PROCESSO SELETIVO para ver se ele pode ser presidente do Liverpool.. francamente. Se fosse um convite direto, ele poderia cogitar... Mas o trabalho dele de verdade é na Record.

    ResponderExcluir
  9. Pelo q eu entendi, ele não foi cotado pra ser presidente do Liverpool, foi convidado pra ajudar no processo seletivo... Ou não?

    ResponderExcluir
  10. creio tambem que foi isso, mas bem, é dubio no fim das contas, pois sabemos que clubes que estao com açoes em bolsas de valores etc sao propriedade de pessoas que escolhem sua diretoria executiva, presidente etc como em uma empresa mesmo.

    logo poderia ser pra presidente mesmo... vai saber.

    ResponderExcluir

Grandes Taças