SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

terça-feira, 15 de setembro de 2009

Sedes Históricas

Seis sedes até chegar ao "Grandioso Morumbi"

Por Agnelo di Lorenzo*, para a Revista São Paulo Notícias, nº 80 (1996).


Para se avaliar o trabalho desenvolvido na trajetória até atingir a estabilidade de hoje, julgamos oportuno relembrar, como parâmetro, as várias sedes por onde o São Paulo F.C. passou. As dimensões demonstram, claramente, não só a evolução do clube através do tempo, mas também o esforço realizado por muitos heróis que, num trabalho conjunto e contínuo, solidificaram em bases seguras a nossa punjança atual.

Após seu nascimento em 16 de dezembro de 1935, o São Paulo F.C. se instalou, primeiramente, num porão na Praça Carlos Gomes. O aluguel desse imóvel era pago pela cotização entre os primeiros sócios fundadores, num total de uma centena mais ou menos.

Nesse período havia muita incompreensão e até combate aos propósitos dos fundadores, sem muitas condições financeiras, em aguentar a agremiação nascente.

Para se ter uma idéia, nessa sede, o número de cadeiras existentes era limitado e, em algumas oportunidades, em reuniões prolongadas, eram feitos revezamentos para seu uso. Nessa sede o São Paulo permaneceu aproximadamente um ano.

Depois a sede mudou para o 110, primeiro andar do Edifício América, na rua São Bento com a Avenida São João, conhecido por Martinelli, onde passou dois meses. Alí, no 7º andar, tinha a sua sede o Grêmio Tricolor, grande auxiliar do São Paulo, onde dedicados esportistas envidavam todos os esforços pelo engradecimento do clube.

Após a pequena parada no Martinelli, o São Paulo F.C., por volta de 1937, instalou-se na Avenida São João, 1001, hoje Praça Julio Mesquita. Nesse prédio, cheio de entusiasmo, nasceu o Grêmio São-paulino, graças ao esforço de Manoel Raymundo Paes de Almeida e Paulo Villela, com a colaboração de João Iaia, Alfredo Co, Domingos Marques, Benedito Espindula, Luiz Arruda Barbosa, etc. Esse Grêmio São-paulino, com sua torcida uniformizada, enchia de alegria as tardes de futebol da época, fazendo-se admirar pelas suas alegorias.

A fusão com o Estudantes Paulista, em 1938, aumentou a necessidade de maiores instalações, razão pela qual a sede do São Paulo F.C. foi transferida para o prédio nº 337 da D. José de Barros. Nesse endereço, o clube começou sua fase de ascensão social, esportiva e admnistrativa, iniciando, inclusive, a conquista de títulos não só de futebol mas também nos demais esportes. Deste endereço só saiu em 1944, para se instalar em sua sede própria, no Canindé, onde reunia a sede administrativa, social e esportiva. Paralelamente à sede do Canindé, em 1949, o São Paulo montou, também, sua sede social-administrativa de gala, na Avenida Ipiranga, que durou até 1956, quando ficou no local apenas a sede administrativa. Nessa época as obras do estádio, no Morumbi, estavam em pleno andamento e a sede do Canindé já tinha sido vendida.

A sétima mudança de sede ocorreu em 1962, logo após a inauguração (parcial) do Estádio Cícero Pompeu de Toledo. Ao longo dos últimos 36 anos, ele foi se transformando numa sede ampla, moderna e funcional. Como os fundadores sonharam.


*Era funcionário do clube desde 1950. Foi uma das vigas da construção do Morumbi e um dos mais respeitados historiadores do São Paulo. Para muitos, o principal. Faleceu em 2007.



Edifício Martinelli, nos anos 30 e atualmente.


Edifício na Rua Dom José de Barros, 337. Atualmente sede da Trackers, Escola de Música Eletrônica.

Resumindo e incluindo

00 1930-1935 Chácara da Floresta, Bairro da Ponte Grande*.
00 1934-1935 R. Cons. Crispiniano x Pr. Ramos de Azevedo (Palácio do Trocadero).
01 1936-1937 Praça Carlos Gomes, 38.
02 1937-1937 R. São Bento com Av. São João, Edifício América (Martinelli).
03 1937-1938 Avenida São João, 1001.
04 1938-1944 Rua Dom José de Barros, 337.
05 1944-1956 Rua Pascoal Ranieri, (Complexo Social e Esportivo do Canindé).
06 1949-1972 Avenida Ipiranga, 1267 - sede de gala**.
07 1956-____ Praça Roberto Gomes Pedroza, 1 (Estádio Cícero Pompeu de Toledo).

*O texto de Agnelo exclui a primeira fase do SPFC...
**Existem registros de seu uso até 1972, mas pode ter sido mantida por mais tempo.


Localizações

Link para um guia direto no Google Maps com todas as sedes
(Obrigado ao Julio Anderson, do @sãopaulinos).

Edifício América (Martinelli) no Google Maps.


Avenida São João, 1001. Atual Praça Julio de Mesquita, no Google Maps.


Rua Dom José de Barros, 337, no Google Maps.


Avenida Ipiranga, 1267, no Google Maps.

Floresta (2º à esquerda) e Canindé (direita), em 1958 e atualmente, no Google Maps
Já não pertenciam ao SPFC no primeiro ano citado...

Às restantes continuo atrás de imagens...

13 comentários:

  1. atualizei o número da sede da Praça Carlos Gomes de acordo com o livro "São Paulo: Dentre os grandes, és o primeiro".

    também procurei sobre a sede na Avenida Ipiranga e achei dois textos que podem ajudar no primeiro diz que a sede do clube ficava no mesmo prédio do Restaurante Atlântico e no segundo diz que esse prédio ficava no final da avenida em direção à estação da Luz. procurando um pouco mais cheguei à conclusão de que só poderiam ser um dos três últimos prédios (dois abaixo do mapa e um acima) se procurado no Geoportal por AV IPIRANGA,1300 no mapa de 1958.

    quanto ao endereço do Canindé é quase certo que naquela época a entrada era feita pela Rua Pascoal Ranieri altura do número 450 de hoje (na época talvez nem numeração tivesse).

    abraços.

    ResponderExcluir
  2. Outra coisa, não sei se seria interessante colocar os endereços da Chácara da Floresta e do Morumbi. que seriam, respectivamente, Chácara da Floresta, Bairro da Ponte Grande e Praça Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi. Além do Canindé, claro.

    abraços.

    ResponderExcluir
  3. mais uma coisa...sei que não está na matéria...mas e sobre o Trocadero? que ficava na Rua Conselheiro Crispiniano esquina com a Praça Ramos de Azevedo. Ele não chegou a ser utilizado nem por um período curto de tempo? pois pelo que dá a entender na história do clube é que somente algum tempo (pouco é verdade) é que houve de fato o fechamento do clube, portanto é de se pensar que chegou a ser utilizada como sede.

    abraços.

    ResponderExcluir
  4. Chegou sim Tales (e muito obrigado meeesmo por lembrar, havia esquecido totalmente). Tanto usaram que houve até protestos na porta do Trocadeiro, chegaram até a depredar.

    Quando aos endereços, verdade, pra ficar coerente e melhor ajustado. Já alterei. Só não coloquei numero na Ipiranga e no Canindé ainda, por não ter certeza.

    Lembrei de um lugar que pode ter isso com detalhe, e ai da pra achar no google earth direito. Em casa eu vejo.

    Valeu!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  5. Arquitetura do Martinelli é muito foda, edíficio lindo.

    Da até um certo desespero ver essa batalha para fazer o SPFC. Ainda bem que esses homens, não desistiram de seus sonhos.


    Incrível como o Rio Tietê diminuiu de tamanho na sua largura, em apenas 50 anos.

    ResponderExcluir
  6. Fernando, o Rio era maior e mais sinuoso ainda, antes da retificação dele, feita lá nos anos 20, 30, se nao me engano.

    Mataram o rio, e não vão revive-lo.

    Sobre o sofrimento, foi complicado mesmo. Sem falar que faziam a concentração e dormiam numa igreja, e treinavam na várzea que deixavam...

    Tales, achei o numero da Ipiranga: http://spfcpedia.biz/propagandas/propaganda-social.jpg E o mais interessante ai, é que ainda nos anos 70 essa sede existia. Isto foi tirado de uma revista de 71/72. A Grandes Clubes Brasileiros.

    Vou alterar.

    ResponderExcluir
  7. Ótimo post!

    Onde fica a Floresta, na última imagem?

    ResponderExcluir
  8. É o segundo campo de futebol, da esquerda para a direita, na margem inferior do rio. É o que ainda existe na foto mais atual.

    ResponderExcluir
  9. Michael e Tales, tomei a liberdade de usar os dados do blog pra criar um roteiro público no google maps com todos os locais citados no post. Espero que não se importem.

    http://maps.google.com/maps/ms?hl=pt-BR&ie=UTF8&oe=UTF8&msa=0&msid=106448124244834036632.000473fb302ace26ccb1e

    Deixo a dica para, se quiserem, incorporar um mapa do roteiro no site, pra facilitar a localização dos interessados.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Ficou muito bom, Julio, valeu. adicionei hehe.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  11. RODRIGO SANTANA

    VARIAS DIFICULDADES.·...........JOGADORES NÃO TIMHAM LUGAR CERTO PRA TREINAR, ALOJAVAM -SE UM UMA IGREJA........... PASSARAM SE ANOS E A ARROGANCIA ATUAL, TODOS MUNDO LÁ, DIRETORIA SITUAÇÃO E OPOSIÇÃO PRECISAM REVER SEU COMPORTAMENTO DIANTE DA MÍDIA ESPORTIVA QUE MUITA VEZES TRABALHA CONTRA NÓS PRA ATRAPALHAR O CRESCIMENTO DA NOSSA TORCIDA PASSANDO UMA IMAGEM RUIM DO NOSSO CLUBE

    ResponderExcluir
  12. Se a diretoria não comentasse outros times já ajudaria 50%. Deveriam substituir a arrogância pela simpatia e ressaltar a imagem de diretoria que trabalha sério, só isso.

    ResponderExcluir
  13. RODRIGO SANTANA

    com certeza amigo,o sao paulo nem sequer faliu , foi fechado por brigas internas ninguem queria assumir a divida de 190 contos de réis e outros motivos que já existiam ajudaram, o clube foi fundado por alguns que faziam parte do clube na promeira existencia, começou do nada e extremamente pobres essa arrogancia é estúpida

    ResponderExcluir

Grandes Taças