SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

quarta-feira, 21 de outubro de 2009

O menor público pagante do Morumbi

Até recentemente, baseado em pesquisas no Almanaque do SPFC, revistas e sites de pesquisadores, como a RSSSF, acreditava que o menor público pagante da história do Morumbi, em jogos oficiais do Tricolor era o seguinte:

19/06/1990. São Paulo 6 x 1 Noroeste. 247 pessoas.

E, compreensível, pois havia sido o último jogo do Campeonato Paulista de 1990, onde o SPFC fora desclassificado na repescagem da primeira fase.

Mas um colega, chamado Marcelo Hideki, certo dia, contou-me um "causo" que presenciara pessoalmente. Teria ido Hideki ao Morumbi em uma noite ver um jogo do SPFC contra um clube pequeno do interior. Até ai nada demais. Acontece que no mesmo dia o São Paulo jogaria pela Libertadores da América contra o Unión Española, em Santiago.

Já era algo a se estranhar. Realmente muito alternativo... Mas não pára por ai, Marcelo relatou que naquela partida havia presenciado o menor público pagante que já vira na vida. Não chegaria a 30 pessoas - e isto fora anunciado pelo alto falante.

Mais curioso ainda: a diretoria - por gentileza e cortesia, resolveu acolher melhor os poucos gatos pingados que por ali surgiram, retirando-os do relento e abrigando-os nas numeradas (se me lembro bem da estória).

Claro que não duvidei. Achei certamente plausível, mas claro, precisava de fontes oficiais para aceitar, registrar e divulgar tal recorde negativo. Pois bem, a súmula oficial da partida diz o seguinte:


29 de julho de 1994. Copa Bandeirantes de 1994. Horário: 21:40.
São Paulo (SP) Estádio Cícero Pompeu de Toledo - Morumbi.
SÃO PAULO Futebol Clube (SP) 4 x 0 Associação Esportiva ARAÇATUBA (SP)

Escalação SPFC: Marcos Bonechini, Pavão, Nem, Thiago e Celinho (Maurício); Sídnei, Pereira, Danilo e Douglas; Catê e Cláudio Moura - [Timaço!] Técnico: Muricy Ramalho.

Escalação AEA: Betinho; Carioca, Marcelo, Ronaldo e César; Fábio Bin, Marcos Paulo, Vanderlei e Tiãozinho; Josias (Reginaldo) e Marcos Moda. Técnico: Não consta da súmula.

Gols: Danilo, 21'; Douglas, 32'; Pereira, 39' e Cláudio Moura, 41'.

Árbitro: Flávio de Carvalho.
Assistentes: William Valdemir Zacarias e Jovair de Miranda.

Público: 24 pagantes (!!!)
Renda: R$ 66,00 (!!!)

***

É, tá certo que não era nem o Expressinho, mas os reservas do Expressinho. Ainda assim, era uma partida oficial, de competição oficial da FPF (Dava vaga na Copa do Brasil).

Fica o registro que pela Libertadores da América, o SPFC empatou com o Unión Española por 1 x 1, com gol de Juninho...

Meus agradecimentos, claro, a Marcelo Hideki. Valeu!

p.s. Pra piorar, alguns dias depois, em 9 de agosto, em um SPFC 1 x 1 Novorizontino, pela mesma competição: 48 pagantes! 95 reais de renda. Que beleza...

14 comentários:

  1. De boa, sinceramente queria saber o nome dos 24 heróis e publicar hehe.

    ResponderExcluir
  2. É, não seria má ideia... Mas antigamente era comum, em dias de chuva, e quando não havia muito público (o que era normal em jogos do São Paulo contra times pequenos), a direção abrir as portas das numeradas para a galera da arquibancada. Era simpático isso... eu mesmo fui várias vezes.

    ResponderExcluir
  3. Copa Bandeirantes??? Nossa...

    E pra renda ter sido de 66 reais, o preço do ingresso, em média, devia ser de uns 3 reais.

    ResponderExcluir
  4. nem lembro desse jogo aí de spfc 4 x 0 araçatuba (ainda existe esse clube?)
    só lembro das 2 dundas que o spfc levou da frangaida dentro do morumbi (4 x 1 e 2 x 0 com direitoa gol olimpico de marcelinho itapioca) e nada mais dessa tal copa bandeirantes ue foi disputada no período pós copa do mundo de 1994 no eua aonde o brasil acabou com um jejum de 24 anos sem caneco do mundial.

    ResponderExcluir
  5. Seria o mesmo que o SPFC participar hoje da Copa Paulista com o reserva dos reservas, e jogar no Morumbi... não colocaria nem 100 pessoas por jogo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ontem por exemplo deu 81 pagantes no confronto da Copa Paulista contra o Bragantino hehe

      Excluir
  6. Se vc realizar uma campanha pra procurar esses 24 corajosos, vai aparecer muito mais.

    Nestas histórias, sempre tem aqueles que vão falar que foram, hehehe.

    ResponderExcluir
  7. hahahahahahaha

    Michael,na verdade eu não fui ao Morumbi nesse dia(comecei a ser assíduo em estádio a partir de 96),mas lembro de ter visto esse jogo (acho que foi na extinta TV Manchete) e alguém falou do público presente e isso nunca mais saiu da minha memória,fiquei imaginando que tinha mais gente participando do jogo do que torcida,fato bizarro em se tratando de SPFC,ainda mais um estádio tão grande.

    ResponderExcluir
  8. haha po, que pena que nao viu pessoalmente. Mas acho que vo deixar o relato assim mesmo viu hahaha.

    ResponderExcluir
  9. Me lembro muito bem desse jogo, foi num início de noite e ia ter jogo pela Libertadores no mesmo dia, mais tarde. A Record ainda transmitiu partes desse jogo. Me lembro claramnente da informação dos 24 pagantes e e de que cerca de 8 pessoas que eram parentes do meia Danilo. Ele até foi entrevistado pela rádio para registrar a curiosidade...

    ResponderExcluir
  10. Fala Michael,

    teve outro jogo que o São Paulo liberou a torcida para ir para a numerada, no Brasileiro de 2005 (ou 2006), contra o Vasco, por causa da chuva e do público pequeno. Vou pesquisar aqui...

    ResponderExcluir
  11. Fabio, como o Edison disse, ao visto era uma atitude comum da diretoria hehe.

    Raimundo, valeu pela info, hehehe, agora ja saberia por onde começar a procurar pra saber os nomes dos 24 herois que foram la, hehe, 8 parentes, familia grande hehe.

    valeu, abraços

    ResponderExcluir
  12. Eu fui um dos 24 que estavam presentes nesse jogo no Morumbi... kk Pode Registrar... Henry de Campos - 14 anos na epoca... Noite Fria e chuvosa, mas o amor pelo Tricolor foi maior...

    ResponderExcluir
  13. Eu fui nesse jogo de 24 pessoas. mas não me lembro da chuva durante o jogo. Ficamos na arquibancada. na época eu era da torcida.

    E é verdade que o tricolor jogava no mesmo dia na libertadores

    ResponderExcluir

Grandes Taças