SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

domingo, 13 de dezembro de 2009

1ª Perguntas e Respostas (14/12/2009)

Como combinado no tópico Perguntas e Respostas, eis nosso bate-bola. Relembro que as perguntas devem ser postadas na postagem original, ou nesse aqui. Quando tiver um número considerável de perguntas razoáveis, adiciono as respostas em novo tópico.

Algumas perguntas ficaram de fora, não por má vontade nem nada, mas é que realmente não teria nem o que responder (Sobre Taça das Bolinhas, Contratações, etc). Confesso que perguntas assim não são o cerne dessa sessão, hehe.

Enfim, vamos ao que interessa.

01) Tiago Tricolor Cardoso - Franca/SP
Você tem conhecimento de algum ranking de futebol publicado alguma vez ou anualmente em algum veículo estrangeiro nos moldes do publicado pela Folha de São Paulo e a Placar?

Nestes mesmos moldes, não. Infelizmente. Talvez por serem por demais aleatórios e arbitrários. Mas existem premiações anuais, como o prêmio Top Marca, da Espanha. O qual já ganhamos em 1994 (por 1993).

02). Roberto Wesley
... Pergunta a cerca de matrícula de criança em escolas do SPFC.

Maiores detalhes de preferÊncia consultar o site oficial sobre as Escolinhas licenciadas SPFCenter.

03). Anônimo - Lugar Nenhum/??
Você saberia do paradeiro dos objetos da AA das Palmeiras, como Taças, Flâmulas, Camisas, etc?

O que posso dizer é que existem relatos afirmando que pelo menos uma taça conquistada pela AAP foi derretida em prol da Revolução de 1932. Sabemos que a AA das Palmeiras entrou em conflito com a Liga Paulista pela posse da Taça do bicampeonato de 1909/1910, por isso até abandonou o certamente de 1911 e esteve ausente em 1912.

Em 1911 conquistara a Taça Salutaris, uma espécie de confronto entre os campeões do Rio e de São Paulo.

Por fim, ergueu também outra taça de Campeão Paulista, a de 1915. Contudo, desconheço se era de posse provisória ou permanente. Como o paradeiro de qualquer uma dessas é desconhecido, é mais fácil crer que tenham sido todas derretidas... Infelizmente.

04). Anônimo II - Lugar Algum/??
Pergunta sobre um quadro no Memorial do SPFC referente ao título de 1931, especificamente por uma gravura onde aparecem jogadores utilizando as duas versões oficiais de camisas do clube. Se seria realmente de 1931 ou de data posterior.

Não há como afirmar com certeza, por enquanto, mas realmente a primeira vez que o SPFC apareceu em campo com seu uniforme numero dois fora em 1932. Ao menos, que se tenha registro em fotos. Nem todas as suas partidas, naquela epoca, eram assistidas por fotógrafos, afinal, a mídia ainda dava pouco destaque ao futebol, de modo geral. Assim, partidas no interior geralmente levavam aos jornais somente pequenas notas.

Aliás, existem várias fotos de partidas até 1931, por exemplo, contra o Corinthians de branco, em que o SPFC também usava branco. Enfim, a primeira partida que tenho conhecimento certo do uso da camisa dois foi em 19/06/1932, contra o mesmo Corinthians, em partida de entrega das faixas de campeões de 1931. Esse fato, todavia, também não quer dizer necessariamente que o uniforme só tenha sido "criado" nessa data, e não quando de sua fundação.

05). Anônimo III - Onde?/??
Voce saberia me dizer daqueles diretores que fundaram o São Paulo em 1930 quais eram do Paulistano e quais eram da Palmeiras? Outra coisa voce saberia me dizer qual foi a ultima escalaçao da Palmeiras e quais jogadores foram aproveitados no Sao Paulo da floresta ?

A última partida da AA das Palmeiras:

10 de novembro de 1929.

PALMEIRAS 1 x HESPANHA 3
Local: Campo do Palmeiras, na Chacara da Floresta,

Palmeiras: Livia, Faria e Cillo; Orestes, Guarany e Silva; Alfredo, Waldemar, Hermógenes, Octacilio e Serrote.

Hespanha: Edmundo, Dicto e Pedro; Bellido, Chagas e Evaristo; Bonelli, Napoli, Benito, Caccioli e Fredy.

Marcadores: Caccioli e Waldemar marcaram no 10 tempo e os outros dois gols feitos no 2° tempo foram marcados por Napoli e Fredy. Arbitro: Miguel Cioffi.

Destes, é certo que Faria, Octacílio e Serrote compuseram o elenco do São Paulo FC em 1930. Zito, Alves, Scott também eram da AA das Palmeiras em 1929. Todos foram utilizados basicamente no segundo quadro do São Paulo, ou seja, reservas mesmo. Todavia, Zito e Alves estiveram presentes no primeiro jogo oficial do Tricolor.

Curiosamente esse árbitro, Miguel Cioffi, posteriormente foi jogador do São Paulo também, do fundado em 1935.

Sobre os dirigentes, fico te devendo, pois embora ja tenha visto isso em algum lugar de meus materiais, não consigo lembrar e localizar no momento. Assim que for possível posto no site com destaque.

06). Anônimo IV ou III mesmo, vai saber. - Local Desconhecido/??
Porque o Sao Paulo nao comemorou o centenario da Palmeiras como comemorou o do Paulistano se no caso a ligaçao era ate mais forte com a Palmeiras, visto que o clube ja estava montado o que veio foi o refugo do paulistano, jogadores em idade avançada e diretores avidos por poder?

Bem, pois não haveria com quem comemorar, visto que a AA das Palmeiras não existe mais. Enquanto o Paulistano ainda assim. Por isso a homenagem a um clube que possui história estreita com a nossa. Embora não tenha participado de fato da união que nos deu origem, somente ex-dirigentes e jogadores...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grandes Taças