SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

CT da Barra Funda


Centro de Treinamento “Frederico Antônio Germano Menzen”
CT da Barra Funda

Inauguração: 22 de junho de 1985 (parcial) e 09 de Abril de 1988 (completo).
Categoria: Elenco Principal e Aspirante (1985-2000).
Situação: Terreno em comodato com a Prefeitura de São Paulo por 40 anos. Benfeitorias do São Paulo Futebol Clube.

Endereço: Av. Marquês de São Vicente, 2724 (antigo 2650). Barra Funda, São Paulo - SP. CEP 05036-040. Telefone: (0xx11) 3861-0100.

Especificações: 44.472m²; 1.811m² de área construída; 1 campo oficial 108x72m com arquibancada para 733 pessoas; 2 campos oficiais 100x65m; minicampo; campo de goleiros; 2 vestiários para jogadores, 2 vestiários para árbitros (todos sob a arquibancada), piscina aquecida coberta; centro de imprensa; mini-quadra esportiva; 2 quadras de tênis, vestiário; playground; torre de água, capela, estacionamento para 164 carros. No edifício principal: recepção, 16 dormitórios para 2 pessoas cada, refeitório, cozinha, lavanderia, sala da nutricionista, sala de jogos, sala de áudio e vídeo, sala de estar, auditório, sala da diretoria, departamento médico, assessoria de imprensa e Núcleo de Reabilitação Esportiva, Fisioterápica e Fisiológica “Maria Zilda Gamba Natel, o REFFIS.

Photobucket
Planta original

Planta do complexo em meados de 2001
(Revista Oficial do São Paulo F.C., nº 105)

Em 1979, o então prefeito Reynaldo de Barros designou seu assessor, Marcelo Figueiredo Portugal Gouveia, para cuidar do assunto concessão de terrenos para clubes de futebol da cidade. São Paulo, Palmeiras, Corinthians (incluso com terreno para Estádio), Portuguesa e Juventus seriam beneficiados por tal medida.

Por dois anos foram estudados as áreas propícias e, em 5 de agosto de 1981, Marcelo encaminha formalmente à Prefeitura a decisão do São Paulo F.C.: A Barra Funda. O terreno era na verdade uma várzea do rio Tietê, onde nada havia. Em 3 de novembro de 1981 o prefeito assina a concessão de uso, por 40 anos e com a condição de que, sempre que a Prefeitura pedisse, o terreno estivesse à disposição de projetos e entidades sociais.

Em dezembro de 1982, com projeto de engenharia do conselheiro e diretor José Carlos Brandileone, começam as obras. O sistema de drenagem é construído entre agosto de 1983 e abril de 1984. As fundações são preparadas de abril à junho do mesmo ano. O gramado principal é elaborado até fevereiro de 1985.

Com ainda muito a se fazer, o CT foi inaugurado em 22 de junho de 1985 em partida do time misto (já chamado também de expressinho), que atuou com o uniforme 2:


22.06.1985 Jogo não-oficial. Amistoso
São Paulo (SP) Centro de Treinamento Frederico Antônio Germano Menzen
SÃO PAULO Futebol Clube 5 x 1 Seleção da Associação dos Cronistas Esportivos do Estado de São Paulo - ACEESP.

Escalação do SPFC: Moacir (Rodrigo); Musashi, Gláuber, Zigomar e Paulo César; Ramón, China e Freitas; Marim (Rudney), Edmilson e Lange (Marco Aurélio).

Escalação da ACEESP: Ronaldo (Oscar); Rodrigo, Inaba, Adi (Andair) e Fernando (Guari); Luciano (Márcio), Marcelo e Vágner; Dirceu (Rocha), Ricardo e Rino.

Gols: Edmílson; Luciano; Edmílson, Edmílson, Marco Aurélio e Inaba (contra).
Árbitro: Álvaro Pereira.

Posto isso, o São Paulo firmou uma parceria comercial com a Cervejaria Brahma, que proporcionou ao clube terminar a construção do Centro de Treinamento. Assim, em 09 de abril de 1988, o Centro de Concentração e Treinamento Frederico Antônio Germano Menzen foi oficialmente inaugurado.

Dois anos depois, em 1990, outra dessas estranhas peculiaridades: o Palmeiras construiu seu CT exatamente ao lado do são-paulino. Separados somente por um muro, com o auxílio de uma escada é possível espiar o lado adversário.

Photobucket
Direita para esquerda, linha superior: Silas (meio campo) – Geraldo (ponta direita) – Fonseca (zagueiro) – Muller (atacante) - Marcio Araújo (volante) – Abelha (goleiro) – Eder Taino (lateral) – Rosan (fisioterapeuta) – Sidney (atacante); Ao centro: Laudo Natel (presidente de honra); Linha de baixo: Agnaldo (centroavante) – Zé Carneiro (goleiro) – Pintado (volante, acima do Marco Aurélio Cunha) – Goiano (meia) – Nelsinho (lateral) - Pianelli (meia) – Renatinho (meia) – Vizolli (volante) – Sr Constantino Cury (diretor) – Pita (meia) – Sr. Hélio (massagista) – e ao centro, abaixo, Carlos Miguel Aidar (Presidente).

Comparando 2001 e 2010:

(Revista Oficial do São Paulo F.C., nº 105 - 2001)

CT da Barra Funda está ainda melhor
Estrutura recebeu mudanças externas e internas
Felipe Espindola - 14/2/2010

Desde que o elenco do São Paulo voltou aos trabalhos, membros da comissão técnica, jogadores e todas as pessoas que frequentam o Centro de Treinamento da Barra Funda puderam notar que muitas coisas mudaram do ano passado para este.

As novidades começam na sala de imprensa. O espaço que recebe diariamente uma grande quantidade de jornalistas dos mais diversos veículos de comunicação passou a ser climatizado. Além disso, teve sua área principal fechada e recebeu novos equipamentos, como o sistema audiovisual.

Seguindo na área externa as mudanças não param. Todos os três campos com medidas oficiais foram reformados e podem ser chamados de verdadeiros tapetes. Além deles, os dois campos auxiliares receberam melhorias.

A piscina aquecida, utilizada nas recuperações dos atletas após as partidas, teve sua cobertura trocada por uma mais moderna, que mantém de forma mais adequada a temperatura ambiente.

Assim como já existe no Centro de Formação de Atletas Presidente Laudo Natel (Cotia) e no complexo social do Morumbi, o Centro de Treinamento da Barra Funda também conta agora com uma belíssima capela, construída com muito esmero pelos funcionários do clube.

As maiores mudanças, no entanto, aconteceram no prédio principal, onde dentre outras instalações estão localizados o REFFIS, o refeitório, as suítes de concentração, além da área administrativa.

Os 16 dormitórios do CT da Barra Funda foram totalmente remodelados. A área do banheiro teve o piso, o azulejo, os gabinetes e as louças trocadas. Os quartos receberam ainda nova pintura, cortinas, modernos e práticos balcões para computador, frigobar e televisores de última geração, que contam com canais via satélite de alta definição e DVDs.

Para aumentar ainda mais o conforto e a comodidade, quatro novos dormitórios estão sendo construídos ao lado do prédio principal, seguindo o projeto original do Centro de Treinamento. Eles serão utilizados pelos membros da comissão técnica.

Na área de lazer e descontração um velho passatempo ficou ainda mais divertido. Ao lado da lanhouse, que no final do ano foi remodelada e modernizada, a mesa de sinuca recebeu novos aparelhos.

O refeitório também passou por mudanças e agora está climatizado. Vale lembrar ainda que no ano passado o REFFIS foi ampliado, recebeu aparelhos de última geração e ganhou nova área para a fisioterapia, além de mais um vestiário.

Para o coordenador de futebol do São Paulo, Gilberto Moraes, todas essas mudanças só foram possíveis graças ao empenho de todos os funcionários envolvidos. "Temos que ressaltar que tudo que vemos aqui foi feito apenas em 30 dias, no período em que os atletas estavam de férias. Se não fosse a capacidade e a vontade de todos os nossos funcionários, não teríamos conseguido", exaltou.

Crédito obrigatório: Rubens Chiri / www.saopaulofc.net


Sala de imprensa passou a ser climatizada, além de contar com novos aparelhos


Jornalistas e fotógrafos contam com novos equipamentos


Cobertura da piscina foi trocada por uma mais moderna


CT recebeu uma capela, assim como as existentes no CFA e no complexo social


Obra foi desenvolvida pelos funcionários do clube


Detalhe interno da capela são-paulina


Todos os campos foram reformados


Quartos foram remodelados, receberam novos móveis, frigobar e televisor de última geração


Banheiros também foram remodelados


Lanhouse foi modernizada no final de 2009. Mesa de sinuca recebeu novos aparelhos


Centro de Treinamento da Barra Funda está cada vez mais bonito


Clube oferece cada vez mais conforto para membros da comissão técnica e atletas

17 comentários:

  1. Muito interessante esse histórico. Mas o que acontece após o término dos 40 anos de concessão que, pelas minhas contas, se encerrará em 2021?

    ResponderExcluir
  2. Devem entrar em negociação, se renovam, ou não. Vai depender da vontade política da gestão vigente.

    Foi por isso que MPG quis por que quis ter algo proprio: O CFA de Cotia.

    Qualquer coisa...

    ResponderExcluir
  3. Por exemplo, o CR Tietê também possui seu patrimonio em comodato com a prefeitura.

    E a prefeitura não estava querendo renovar. Queria despejá-los.

    Está na justiça agora. Se não me engano. É outra opção, que resta ao clube. Não sei se encaixa em uso-capião... mas enfim. Dá pra entrar na justiça tambem, caso algo de errado.

    ResponderExcluir
  4. Despejar nao é a palavra certa. Expropriar. Pois teria que haver um ressarcimento pelas benfeitorias.

    ResponderExcluir
  5. Quanto mais caro for o patrimônio do SPFC lá, em termos de benfeitorias, mais dificil sera para a prefeitura querer expropriar o clube. Teria que pagar milhões e milhões hehe :P

    ResponderExcluir
  6. Michael, vi as fotos novas divulgadas pelo clube e fiquei espantado pela estrutura do CT da Barra Funda, mas dando uma olhada nas fotos aereas no teu post e, principalmente, nas imagens do google maps do CT ( http://bit.ly/9X9ZBu ) ele parece tão... modesto.

    Chegou a ir lá alguma vez pra dizer se houve uma valorizada excessiva nas fotos? Onde cabe tudo isso (quartos, piscinas, predios administrativos e afins) naquele cantinho atrás dos campos?

    Um abraço

    ResponderExcluir
  7. Do alto, muita coisa que existe é encoberta pelas arvores. E aquele predio principal, nem parece, mas é bem grande, tem tudo lá. E tem outras dependencias tambem.

    Enfim. Há muito tempo ele é bem estruturado, mas sempre vai ganhando melhorias. Antes a piscina era descoberta, depois cobriram com aquele tipo de plastico branco, agora é aquecida e tem outra cobertura. No maps ai, é o retangulo branco, ao centro.

    Se me lembro aquele predio tem 2 andares (mais terreo), logo, cabe bastante coisa... No terreo tem a recepcao, saguao, adminisracao, refeitorio, de um lado, e o REFFIS, do outro.

    Em cima nao sei ainda :P

    Vo tentar localizar pra voces em breve, fazendo uma planta com base nas imagens aereas e dessa revista ai.

    ResponderExcluir
  8. É bom saber que os outros clubes também tiveram a oportunidade. Porém quanto ao período de uso, não seria melhor alterar de 1985-2010 para Desde 1985?

    Alguém saberia dizer porque o SEP quis seu CT vizinho ao SPFC?

    ResponderExcluir
  9. Ah, isso é de outra coisa (ctrl c ctrl v, hehe). Vou tirar.

    ResponderExcluir
  10. Realmente é louvável o empenho da atual gestão em estar sempre apefeiçoar, a cada ano que passa, a já invejável estrutura do São Paulo Futebol Clube.

    Modernização do CT da Barra Funda, criação do centro de excelência na formação de atletas - o CFA, de Cotia, e a modernização do Estádio Cícero Pompeu de Toledo (a sede paulista da Copa do Mundo 2014 e uma das sedes do futebol nas Olimpíadas 2016), que, há alguns anos, vêm sendo rentável ao clube (deixando de ser o "Elefrante Branco" nas gestões anteriores para ser um "Gêiser" jorrador de dinheiro).

    ResponderExcluir
  11. Desviando um "pouquinho" de assunto...

    Michael, você teria um trabalho acerca de grandes jogadores do futebol brasileiro revelados pelo São Paulo Futebol Clube?

    Sabemos sobre Roberto Dias, Kaká, Müller, Silas, José Carlos Bauer, Cafú, etc...
    Jean e Júlio Santos (brincadeira)...

    Você teria consigo algo neste sentido?

    ResponderExcluir
  12. Excelente essa matéria do CCT da Barra Funda.
    O torcedor São Paulino, tem que conhecer a estrutura do seu time.
    É por isso que faço essa sugestão.

    Sugeria que fosse colocado no Blog, fotos de toda estrutura do Clube Social do São Paulo FC:
    PARQUE SOCIAL
    Bar lanchonete, restaurante, quadras, salas de TV, Play Ground, quadras de tênis, Ginásio de Esportes, churrasqueira, salão de bochas, campos de futebol social, quadras de patinação, sala de estar, salas das sessões, berçário, boate, salão de festas, sauna, salão tricolor, ginástica feminina, judô, snoker, patinação, etc.
    PAVIMENTO INTERMEDIARIO DO ESTÁDIO
    Lavanderia, concentração do futebol profissional, cozinha e refeitório, departamento medico, fisioterapia, arquivos, escolinha de futebol.
    perguntas que eu faço.
    No pavimento intermediario do estádio, conta com essas estruturas, Lavanderia, concentração do futebol profissional, cozinha e refeitório, departamento medico, fisioterapia, arquivos, escolinha de futebol?
    Com o Projeto de modernizar o Morumbi, para onde vai essa estrutura?

    Por favor Michael Serra
    Responda essas duas perguntas e
    coloque fotos no Blog dessas estruturas que citei.

    Mostrar ao torcedor São Paulino, a estrutura do tricolor.

    Valeu.

    ResponderExcluir
  13. Anonimo. Eu posso tentar fazer isso. Mas eu nao posso tirar essas fotos. Alguma coisa eu tenho aqui salva de fotos de outras pessoas, mas nem daria para apresentar assim, de forma tao completa

    PEnso antes em fazer uma materia nesse estilo do ST, e dai continuar com o patrimonio do clube.

    Sobre para onde vai a estrutura, vai continuar no mesmo pavimento administrativo, mas situada na antiga escola Vicente Feola. Ou seja, pra lá do portão 4... MAs dizem né, nada certo ainda.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Bruno, isso é complicado a beça
    nossos registros lá nao gravam a ficha completa de cada atleta

    só as passagens deles no SPFC

    pra resgatar isso.... complicado, nem consigo imaginar quando seria possivel.

    ResponderExcluir
  15. 1 pena q esse ct nao é aberto aos torcedores né? poderiam marca 1 horario por semana pra tirar fotos e autografos os jogadores com a torcida, seria muito legal!!!

    andando de carro com a minha tia, semana passado passei exatamente en frente ao CCT, foi muito emocionante, ela com 40 anos nunca tinha visto ou sabia q o do palmeras é vizinho ao do SPFC^^

    ResponderExcluir
  16. faltou um apelido la kkkk

    ResponderExcluir

Grandes Taças