Com exclusividade e pela primeira vez publicado em um veículo na internet, o logo do Deutscher Sport Club, também conhecido como Associação Alemã de Esportes.
Muitas lendas, principalmente boatos e calúnias imorais, surgiram nos últimos anos referentes a relação dos são-paulinos com essa antiga agremiação. Frutos de má-fé, até mesmo chegavam a confundir o nome da entidade, associando-a a outros clubes, como o Estrela (Stern) ou a AA Guarany, que não eram dessa região. Em verdade, a AA Guarany era do Tatuapé - e a história que tanto querem apregoar aos tricolores, pelo que documentos demonstram, tem mais a ver com outro time...
Enfim, o Deutscher Sport Club era da região do Canindé e foi incorporado pelo São Paulo Futebol Clube em 20 de março de 1942, após a própria entidade de imigrantes e descendentes de alemães decidir, no dia 13 daquele mês, em Assembleia Geral, se unir ao Tricolor.
Com a incorporação, os sócios dessa entidade cumpriram as normas impostas pelo governo central do Rio de Janeiro, regras de nacionalização dos estatutos (por causa da Guerra), e evitaram sanções administrativas. Ao passo que continuaram a praticar as modalidades esportivas em que mais se destacavam: handebol e natação, agora com as cores do São Paulo.
Poucos dias depois, 4 de maio, os são-paulinos passaram a ser parte do Tricolor do Canindé, quando o clube firmou contrato de locação do terreno daquele bairro com o proprietário (por usucapião), o sr. Aladino Vanucci. Antes, a área era alugada aos próprios alemães do Deutscher e também à Sociedade Alemã de Esportes Aquáticos.
Em 29 de janeiro de 1944, o São Paulo resolveu comprar de vez o terreno. Todas as parcelas da transação foram quitadas em 26 de janeiro de 1951.
Depois que o Tricolor adquiriu uma extensa área no Morumbi para erguer o grande estádio que sempre sonhara, o clube decidiu vender o Canindé a um conselheiro, o sr. Wadi Saddi: a transferência foi lavrada no dia 27 de maio de 1955. Os são-paulinos ainda permaneceram no local até 1956, quando Saddi repassou a área a Associação Portuguesa de Desportos.
Um belo achado.
ResponderExcluirNo aguardo pelas variações do distintivo da AAP.
Realmente, boa ideia! Tentarei. o Estudantes Paulista tem algumas variações também.
ExcluirAliás, tenho quase certeza que em documentos o nome deles varia também, ficando Estudantes Paulistas... preciso pesquisar mais sobre.
Já teve jornalista famoso errando triplamente ao afirmar que o SP tomou o Canindé do Germânia.
ResponderExcluirOnde conseguiu essa bela imagem?
Há chance dela conter a cor dourada?
Achei em documentos da entidade endereçadas a outros clubes, cartas, etc. Originalmente como se vê, não dá pra distinguir cor. Sei que tinha verde por causa de outro pesquisador, que me mostrou o que tinha encontrado no Arquivo do Estado. Mas não me passou o arquivo. A cor eu apliquei de memória daquela imagem apresentada.
ExcluirLogo, em termos de cores, não cravo 100%. Só o formato mesmo.
Distintivo do CA PAULISTA.
ResponderExcluirhttp://cacellain.com.br/blog/?p=95027
É. também encontrei cartas com esse. Ainda bem que já fizeram, rs
ExcluirAA das Palmeiras
ResponderExcluirhttp://cacellain.com.br/blog/?attachment_id=71338
Vou começar esse. Apesar que essa base ta bem ruinzinha.
ExcluirEssa imagem é de um dos almanaques do Thomaz Mazzoni. Talvez o mesmo monograma com uma borda diferente.
Excluirhttp://4.bp.blogspot.com/-6l0SUSJqQr4/Ux8JkP1_2BI/AAAAAAAAfis/p1fBVDMpzNU/s1600/aa+das+palmeiras.jpg
AA das Palmeiras teve pelo menos 4 uniformes famosos.
ResponderExcluirBranco com a faixa horizontal. Meio a meio. Preto de mangas brancas e, agora, esse listrado.
http://cacellain.com.br/blog/?p=101139
Seu último distintivo.
http://cacellain.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/01/torneio-inicio-LAF-1927-2.pnghttp://cacellain.com.br/blog/wp-content/uploads/2016/06/Palmeiras-x-Independencia-1929-1.png
Colei dois links juntos no comentário acima.
ResponderExcluirOutro do Germânia.
http://cacellain.com.br/blog/wp-content/uploads/2015/02/Sport-Club-Germania-SP.jpg
Outro do Antarctica FC, na camisa do goleiro. O goleiro que sofreu o último gol do Paulistano (feito por Luizinho).
Excluirhttp://cacellain.com.br/blog/?p=91902
Esse da estrela aparece em um dos almanaques da FPF do início do século
Excluir