SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

quarta-feira, 26 de agosto de 2009

O modelo de gestão do São Paulo F.C.

Este é um artigo de Rafael Foloni Fumagal (graduando em Administração da UNESP) e Roberto Louzada (cientista social, mestre em Engenharia de Produção e doutorando em Educação Escolar, além de professor da UNESP), publicado na revista acadêmica "Deporte, Cultura y Comunicacion", nº 69, e disponibilizada no portal eletrônico "Razon y Palabra".

Uma verdadeira amostra de como a situação atual do clube não é mero acaso, ou fruto - ainda que meritoso - de árduo trabalho sem rumo, de sobrevivência. O São Paulo é hoje o que desejou para si mesmo décadas atrás: fruto de planejamento, estudo e estruturação pormenorizada. O resumo dos autores falará melhor que eu sobre:

Este artigo foi elaborado com base em estudo realizado sobre uma associação esportiva paulista. Inicialmente descreve-se as ações administrativas empreendidas pelos seus dirigentes que, quando analisadas do ponto de vista gerencial, tornam evidente uma história que se diferencia da maior parte das organizações congeneres brasileiras, que se encontram endividadas e, por isto, com dificuldades para investir na formação de equipes competitivas.

Adotou-se como metodologia de pesquisa o estudo de caso, que permitiu aprofundar o nível de conhecimento sobre a organização objeto de estudo. Utilizou-se como categoria de análise as noções de futuro imaginado e estratégia. A análise dos dados coletados permitiu, identificar quatro períodos distintos na administração do clube: o primeiro que vai dos anos de 1930 até meados dos anos de 1950; o segundo, de meados dos anos de 1950 até o início de 1970; o terceiro, que vai de 1970 ao final dos anos de 1990; e o último que se inicia nos primeiros anos desta década.

Esses períodos caracterizam-se pela adoção de estratégias diferenciadas formuladas com base na visão de futuro explicitada pelos seus dirigentes. À medida que estes períodos são analisados encontram-se indícios do uso cada vez mais intenso das ferramentas gerenciais que gradativamente modificam as práticas de gestão da organização pesquisada, com a incorporação da concepção de clube-empresa.

Dada a natureza dessa organização, buscou-se encontrar evidências dos resultados do modelo de gestão em três dimensões organizacionais: variação patrimonial, geração de receitas e resultados dos campeonatos, o que permitiu, nas conclusões, evidenciar os elementos característicos do modelo de gestão: continuidade administrativa; habilidade dos gestores para administrar conflitos de interesses comuns em associações esportivas; capacidade para manter a racionalidade do processo administrativo tendo em vista os objetivos de longo prazo e o uso cada vez mais frequente de ações planejadas.







Para ler o artigo na integra, clique na imagem ao lado:

Agradecimentos ao Alexandre Moreno - Futpédia (@3color), que divulgou o artigo em seu twitter. 

2 comentários:

  1. Michael, acho que você já sabe, mas enfim: O São Paulo foi campeão mundial sub-15 e seria legal um post sobre a competição, que tal? :D


    http://www.manchesterunitedpremiercup.com/photo-gallery/2009/final-62

    abs

    ResponderExcluir
  2. Hehe, sim, como da outra vez, também merece hehe. Só não achei ainda uma forma de postar sobre, acho que vou criar uma tag de marcador "Competições". Indo ai relatos de quaisquer campeonatos.

    Pq antes só juntava a lista de jogos mesmo. Alias sub 15 nem fiz ainda.

    Não sei pra quando, mas um dia vai ter hehe

    obrigado. o/
    abraços.

    ResponderExcluir

Grandes Taças