O Clube Athlético Estudantes Paulista, incorporado pelo São Paulo Futebol Clube oficialmente em 12 de setembro de 1938, foi um clube fruto da fusão do Clube Athlético Estudantes de São Paulo, dissidente do próprio São Paulo (1935) e do Clube Athlético Paulista, que por sua vez era consequência da união do Sport Club Internacional e do Antárctica Football Club.
O nome da associação seria a junção dos dois times Estudantes + Paulista e uma referência ao Estudantes da Argentina (este seria o Estudantes Paulista, por isso o singular no segundo termo).
Esse escudo, desenhado por mim, foi encontrado em documentos de jogadores do Estudantes Paulista que foram integrados ao elenco do São Paulo após a fusão.
Difere um tanto do emblema tradicional, visto abaixo, encontrado no Almanaque da Federação Paulista:
Este, muito provavelmente retratado de fotos como esta:
Se repararmos bem, a versão tradicional pode ter sido meramente um mal entendido, pois o E em vermelho não estaria visível na foto, dando impressão de estar mesclado com o P.
Outra coisa que os documentos revelam é que o nome da entidade seria Clube Athlético Estudante Paulista, no singular.
Como não sei a nomenclatura oficial usada no registro de filiação à Liga de Futebol do Estado de São Paulo, não irei adotar essa versão, ao menos não imediatamente, sem outras pesquisas. Mas é forte o indício de que o correto seja no singular.
Muito legal essa fonte tipográfica.
ResponderExcluir