SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

quarta-feira, 4 de março de 2009

Críticas e Sugestões

Espaço aberto para opiniões, críticas e sugestões para o site.

Antes, contudo, alguns comentários...

Ao batizar esse blog com o nome de enciclopédia, minha intenção era buscar um espaço onde se pudesse realmente encontrar um pouco de tudo sobre o São Paulo, mas sem juízo de valor.

Ou seja, não julgo muito se algo é bom para se postar ou não. Não sou de se fazer muita média e pautar minhas publicações pelo o que está na onda, na maré da audiência, etc (Não que os leitores não possam contribuir com grande valias - tanto que me inspiram e muito, e por isso este espaço -. Menos ainda que eu não me atente aos assuntos do momento).

Na verdade, sempre posto tudo ao acaso... Enfim.

A questão é: qualquer coisa referente ao SPFC pode ser postada. Não excluo ou censuro coisas banais, triviais, por exemplo. Deixo que o leitor julgue isso. O importante é ter a informação, o dado, a imagem guardada, registrada, para que cada um possa conhecer e avaliar por si mesmo.

Assim, vale de tudo. Podem criticar e sugerir a vontade. E isto desde o conteúdo à formatação/estrutura do site. Sempre que for possível eu atenderei os pedidos e melhorarei no que estiver ao alcance.

Só não garanto responder sempre de imediato aos comentários. Todavia, não pense que não darei atenção (é que vale analisar, ver a recorrência, a urgência, necessidade, facilidade, praticidade, etc... de tudo).

Desde já, obrigado pela consideração.

p.s. Este tópico ficará sempre em destaque no alto do site, em seu primeiro menu (que antes usava para apontar outros sites - os movi para junto das demais recomendações, na margem negra à direita -, tornando mais funcional a seleção de links principal.

192 comentários:

  1. cara seu site é 10!
    Tem minha visita diária garantida.

    A unica parte que acho complicado e não sei como sugerir uma melhora e na busca de conteúdo, pois não é nada fácil entrar um tema específico ... mas se tiver paciencia.. sim é possível encontrar =).

    []'s
    Sucesso.
    Robson dos Anjos

    ResponderExcluir
  2. Sem comentários Michael, continue nessa linha que está ótimo. Com o auxílio dos Marcadores, é relativamente fácil achar o que procuramos. O problema é que no meio do caminho achamos tantas coisas interessantes que acaba demorando mesmo pra gente chegar lá.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Já disse e vou repetir, este blog eh o melhor sobre o SPFC. Continue assim porque tricolor eh cultura!

    Um abraço Renato Martinez

    ResponderExcluir
  4. cara, este site é sensacional! entro diariamente e sempre encontro coisas interessantes.

    sugestão: que tal posts sobre jogos históricos do tricolor? grandes goleadas, jogos decisivos, viradas impressionantes... seria legal uma ficha técnica com as escalações dos dois times, os autores dos gols, substituições e etc. além disso, um texto de como foi o jogo, de preferência com reportagens da época.

    ResponderExcluir
  5. Caro Michael muito bom vosso site, interessantísimo a gama de assuntos sobre nosso tricolor paulista, um trabalho muito bem feito, parabéns.
    Se me permite, gostaria de divulgar neste espaço o meu blog sobre o São Paulo Futebol Clube: www.saopaulinismo.blogspot.com ele é bem amador, no sentido literal da palavra, se puder dar olhada ficaria agradecido, críticas e sugestões são sempre bem vindas.
    Obrigado
    Michel Toniato

    ResponderExcluir
  6. São Paulinismo. Assim fica melhor, Michel, hehe. Vou conferir e conversamos por lá depois hehe. Abraços e obrigado.

    Robson, isso é algo que venho pensando há um bom tempo mesmo, e também não encontro solução. Talvez colocar links proprios para alguns temas em areas destacadas do site, ou especificar melhor as tags dos marcadores - teria que revisar tudo o que já postei e alterar.

    Acho que é a solução é essa, lenta e trabalhosa, mas que penso em fazer aos poucos. Obrigado hehe.

    Edison Júnior, verdade. Eu configurei o blog para exibir 20 posts por página no máximo nas buscas e tal, deve ficar meio lento de se ver, e deve aparecer muita coisa diferente, dependendo da busca.

    Mas geralmente aparece o que se procura na primeira página (exceto os marcados com mais de 20 posts, são poucos, preciso especificar melhor os temas).

    Pergunta, vocês usam muito o sistema de busca do blog? ou somente os marcadores mesmo?

    Renato, Lucas, valeu mesmo pelo apoio hehe. Mas não posso entrar com salto alto não hehe, aqui é garra de libertadores hehe.

    Por fim, Anônimo, essa sugestão é ótima, mas tenho que pensar melhor nela antes de qualquer resposta de viabilidade. Eu já tentei antes fazer fichas de jogos e vi que é no minimo complicado manter uma assiduidade. Bem, só dos principais jogos creio que seja possível sim...

    Vai pro meu caderno de anotações de coisas a se fazer no site, obrigado hehe.

    ResponderExcluir
  7. Cara,esse blog é muito bom mesmo,todo dia venho aqui rs,mas sinceramente acho que o SPFC deveria lhe contratar para ser o historiador oficial do clube e pagando uma manutenção de um hot site sobre a história rsrs

    Realmente o complicado é vc querer encontrar algum artigo mais antigo ,mas vc já faz é muito em manter este blog em funcionamento,pois sem dúvida alguma, isso aqui é o que temos de mais valioso relacionado ao SPFC,algum dia ainda vou imprimir todos esses artigos e montar um arquivo físico pra mim! rs

    ResponderExcluir
  8. Acho que é redundante dizer que o site é excelente.

    Parabéns, Michael. Essa enciclopédia orgulha os torcedores do Tricolor, pois é algo extremamente minucioso e deve ter dado muito trabalho em organizar.

    Existem outros sites de clubes, mas nada se compara a esse.

    Certamente, é uma fonte de referência não só para torcedores, mas também para jornalistas da área esportiva, que pouco ou nada conhecem sobre o maior e mais vencedor clube do futebol brasileiro.

    Muito sucesso a você e ao seu trabalho.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado pela atenção e pelas dicas Michael, se puder me ajudar ainda mais e adicionar um link do saopaulinismo no SPFCpedia ficaria agradecido, o link do SPFCpedia já está disponível no saopaulinismo.
    Abraço
    Michel Toniato

    ResponderExcluir
  10. Perseus! Grande blog. Isso é referência! Já disse, munição para detonar os que não entendem absolutamente nada de gostar de um clube que tem prazer em ser grande e cada vez maior. Que o spfcpedia seja assim também: grande e cada vez maior.

    ResponderExcluir
  11. Pergunta e sugestão de post: antes de 1935, o São Paulo não tinha hino?

    ResponderExcluir
  12. Karl, Maurício, muito obrigado pela força, espero continuar mantendo o trabalho no agrado hehe.

    Anônimo II. Hum, nunca havia pensado nisso. Olha, bom tema pra se pesquisar mesmo. Caso exista, imagino que mesmo no SPFC deva ser raro encontrar. Talvez tenha que recorrer aos espólios lá no CR Tietê hehe.

    Ah sim gente, tentando atender ao problema de se encontrar as coisas procuram. Comecei a colocar os principais posts na coluna central do site, como podem ver ------>>>

    Com o tempo terão outros, de estatísticas e, bem, daqueles em que os marcadores já contam com mais de 20 itens.

    Só espero nao deixar o site mais pesado do que já é hehe.

    Abraços e valeu novamente.

    ResponderExcluir
  13. "Ah sim gente, tentando atender ao problema de se encontrar as coisas procuram. Comecei a colocar os principais posts na coluna central do site, como podem ver ------>>>"



    Muito bom, Michael. Isso é bom principalmente para quem venha a conhecer o site agora. Aí já entra nos assuntos que mais interessam, mesmo que sejam posts antigos.

    ResponderExcluir
  14. Sugestão:

    Quando postar tábuas como as dos mata-matas, deixar a altura menor e com uma barra de rolamento na vertical. Senão fica grande demais.

    ResponderExcluir
  15. Cara, é uma ótima idéia mesmo, eu pessoalmente gostava de ver tudo de vez, mas realmente, tantas tabelas juntas e tão grandes, deixa tudo muito lerdo.

    Farei assim das próximas vezes (essa não da pra alterar, pois criaria barra horizontal tambem, teria que redimensionar as colunas pra caber, e já tá no limite das abreviações do conteúdo de cada uma hehe).

    Obrigado hehe.

    ResponderExcluir
  16. Sem dúvida, esse é o melhor site sobre a história do São Paulo. No site oficial do São Paulo simplesmente não tem nada. Parabéns.

    Gostaria de saber mais sobre o uniforme do São Paulo. Um idiota me disse que o desenho foi copiado do Botafogo de Ribeirão Preto. Dei uma vasculhada e em 1945, como mostra uma foto no site do próprio Botafogo, o uniforme desse clube era parecido com o do River Plate/Vasco com uma faixa na diagonal.

    ResponderExcluir
  17. Amigo, realmente quem te falou isso é bem o que você disse mesmo, hehe.

    Bem, estou pesquisando isso sobre a originalidade do simbolo e do uniforme do spfc há algum tempo.

    Já tenho provas que o SPFC nao copiou o simbolo do fortaleza, nem do ferroviário, nem do primavera de indaiatuba (clubes mais velhos que o spfc, mas que mudaram de distintivo ao longo do tempo - certamente para homenagear o spfc).

    Quanto ao uniforme, já tenho tambem mostrando que nem Santa Cruz, nem Coritiba, nem o citado Ferroviário, ou outro qualquer tinha uniforme igual antes de 1930.

    Exceção feita ao Botafogo, não tinha essa imagem. Fui ver no site agora (obrigado). Ainda assim, não prova, pois podem ter usado esse uniforme parecido com o river só naquela epoca. Preciso encontrar algo referente a década de 30 ainda.

    Mas está na lista. Achando esses detalhes que faltam eu produzo um texto.

    Obrigado mesmo, falta pouco agora hehe.

    ResponderExcluir
  18. Na coluna do meio, onde vc está colocando os posts sobre a história do tricolor, o último é "Árbitro artilheiro", não seguindo a ordem alfabética. ;)

    ResponderExcluir
  19. É pq começa com um A acentuado, falha do blogger. Está ajustado pra ordenar por ordem alfabética automaticamente. Ai nao da pra ajustar hehe.

    ResponderExcluir
  20. Já tá na hora de uma nova enquete, hein? =]

    ResponderExcluir
  21. Verdade, é que estava vendo isso de enquetes junto a uma parceria, mas meu pc morreu e esquecemos um pouco disso. Acho q vo lançar uma independentemente mesmo hehe.

    Obrigado pelo toque.

    ResponderExcluir
  22. Estou estudando toda a história do São paulo e este blog é de extrema importância, porém estou com uma tremenda dificuldade para encontrar o "Almanaque do São Paulo "de Alexandre da Costa e "São Paulop FC: A saga de um campeão". Na NOBEL do Estádio Morumbi falam que deveriam ter recebido, e nada até o momento. Vc poderia nme ajudar, por favor?
    Abraços
    Marcus Rioli - mcrioli@gmail.com

    ResponderExcluir
  23. Marcos, te enviarei um e-mail, mas comentando por aqui tambem.

    A Saga de um campeão nao está mais a venda, pelo que saiba, nao foi feita nova tiragem. Só usados ou em sebos.

    O Almanaque do SPFC esta a venda na Editora Abril, pelo site, junto de um Kit Especial São Paulo 2005, junto de dvd da libertadores e revistas do mundial.

    Espero que tenha ajudado, ao menos um pouco.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  24. Prezado Michael,

    Sou torcedor do tricolor paulista e estou fazendo um arquivo com os elencos são paulinos nas Copas Libertadores.
    Gostaria de saber se vc possui e pode conseguir os seguintes dados: RELAÇÕES DE JOGADORES DO SÃO PAULO COM OS RESPECTIVOS NÚMEROS DAS CAMISAS NAS COPAS LIBERTADORES EM 1974 (VICE-CAMPEÃO), 1992 (CAMPEÃO), 1993 (BICAMPEÃO) E 1994 (VICE-CAMPEAO).
    No aguardo de um breve retorno, segue o meu e-mail para contato: scorpyon11@ig.com.br

    Paulo Fábio - Teresina (PI)

    ResponderExcluir
  25. Paulo Fábio, estou pesquisando isso também. Tenho praticamente pronto os de 1992 e 1993 (até baixei uns videos pra ver as escalações, hehe). Quanto a 74 e 94 estão mais complicados, no momento.

    Minha dúvida também é se os numeros eram obrigatoriamente fixos naquela epoca. Talvez nao fossem. Ainda assim, penso que havia um padrão (pelo que vi em 92 e 93).

    Até de noite, eu entro em contato contigo por e-mail, tudo bem? (estou sem acesso aos dados, agora).

    Abraços.

    ResponderExcluir
  26. Michael, não sei se você tem esse material.

    http://images.orkut.com/orkut/photos/OgAAABdTebCPEBKx8hQ1vqJ2xJNGlHJ15iujATrCRRUJA0jtTNU66PxQhTWvfRf2xJonHlzFsKcioUD5XEgAcBPzRZ0Am1T1UMf4apy-qxscjqcYD1sxc_RRj8O_.jpg

    Album da Copa União 1987.

    Abs


    LG CAMARGO

    ResponderExcluir
  27. LG, obrigado, ja tinha sim, essa e outras imagens de albuns. Mas nao estao uniformes e em baixa qualidade de resolução. Por isso nao os postei ainda...

    Voce teria em tamanho maior? Apesar que essa esta em bom tamanho, as outras que estao menores, e piores...

    Abraços (e valeu, desde já)

    ResponderExcluir
  28. falta o Jean Rolt com o número 13 na lista de jogadores...

    ResponderExcluir
  29. Obrigado, adicionei. E retirei o Wagner Diniz.

    ResponderExcluir
  30. Gostaria de acessar as fichas de todos os jogos desde 1930 até hoje mas não estou conseguindo, gostaria de saber se esta dando algum erro !!
    Grato !!

    ResponderExcluir
  31. Fernando, me passe seu e-mail que eu te envio todos os jogos do spfc em Excel, tudo bem?

    no blog ainda nao tive condicoes de por =/

    ResponderExcluir
  32. michel se puder manda pra min ficha de todos os jogos desde 1930

    meu e-mail e matheus_altino1@hotmail.com

    ResponderExcluir
  33. Claro, ja te enviei hehe, creio que seja a versao mais atualizada que tenho, com alguns dados corrigidos, etc.

    abraços

    ResponderExcluir
  34. agora dá pra tirar o Eduardo Costa da lista de jogadores... e colocar o Adrián Gonzáles, com o número 2... ;)

    ResponderExcluir
  35. o adrian nao vai usar a 2, mas a 21, de acordo com o twitter oficial do spfc.

    e bye eduardo costa hehe.

    valeu.

    ResponderExcluir
  36. Olá, tudo bem ?
    Acompanho seu blog já a bastante tempo e vejo o seu trabalho como sem dúvida a melhor fontes sobre o São Paulo F.C. Acompanho sempre o blog para me inteirar do que acontece com o São Paulo, e saber mais sobre a nossa história.
    Tenho um blog chamado "Blog do Fabiano Pellege" neste endereço: http://fabianopellege.wordpress.com/
    Gostaria, se possível, que você desse uma olhada. Não me atenho somente a copiar notícias de outros lugares e colar no blog. Gosto de ler bastante e ficar por dentro do que acontece sobretudo com o São Paulo, e espressar minha própria opinião.
    Coloquei um link do seu blog na minha página, e se não for incômodo para você, gostaria de ter um link do meu blog na sua lista de Aliados
    Conheço algumas pessoas que provavelmente você tenha contato: Uanderson (São Paulinos de Araxá), Rafa (Blog Santo Paulo), Jhonathan Doria (onde eu tenho uma coluna no Redação SPFC) e o Júnior (Blog do Junnym)

    Abraços e obrigado pela atenção,

    Fabiano Pellege
    sp1935@gmail.com

    ResponderExcluir
  37. Bom Dia,
    Meu nome é Diego, trabalho na DGMAX Interactive do Brasil.
    Temos grande interesse em anunciar em seu site.

    A DGMAX tem 8 anos de experiência em Marketing Online, sede em Nova Iorque e está recrutando websites com tráfego de qualidade para inserirmos propagandas de nossos anunciantes.
    Nós possuímos ofertas relevantes à seu público com alto valor de pagamento de CPA (custo por ação).

    Havendo interesse, favor entrar em contato pelo telefone (11) 3020 3380 ou por e-mail: afiliados@dgmaxinteractive.com.br


    Obrigado

    Diego A.

    Equipe Afiliados DGMAX Interactive

    afiliados@dgmaxinteractive.com.br | + 55 (11) 3020 3380

    ResponderExcluir
  38. Cara eu tenho uma equipe eo nomee São Paulo Futsal Viamão e queria que alguei no Morunbi sobese para divulgar obrigada grande trabalho

    ResponderExcluir
  39. Fabiano, desculpa a demora, estava doente hehe. Parabens pelo trabalho, já te linkei tambem hehe. Valeu pelo apoio também. E sucesso ai.

    São Paulo Futsal Viamão, nao sou do Morumbi, mas posso divulgar sim, ate posso desenhar o escudo, pelo que vi no seu avatar, é facil hehe. Fico te devendo isso - colocarei na seção São Paulo Fever...

    Diego, da DGMAX, obrigado mesmo pela atenção, e pelo tempo dispensado conosco, mas devo dizer que o blog nao tem objetivo mercadológico, nao desejamos faturar em cima da marca spfc, a qual nao nos pertence. Agradeço mais uma vez a atenção, mas obrigado hehe.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  40. Valeu Perseus !
    Vc tem email para contato ?

    Abraço,
    Fabiano Pellege

    ResponderExcluir
  41. Muito bom o blog, achei hoje sem querer, vou recomendar a amigos que torcem pelo melhor do mundo SPFC, mais você poderia colocar um numerador de paginas para que possamos continuar de onde paramos.

    Valeu,
    de: Joe

    ResponderExcluir
  42. Fabiano, sim: serra.michael(at)gmail.com ou jan.sobieski(at)gmail.com .. só trocar o (at) pelo arroba, claro hehe.

    Joe. Nossa, tenho que dizer que realmente não daria conta de fazer tudo isso não. Ja tentei algo do tipo com fichas de jogos, e no fim, nem as fichas terminei ainda.

    O que eu posso tentar é organizar melhor as tags. =/

    ResponderExcluir
  43. shirley vassao hamuch3 de outubro de 2009 às 21:05

    Michael
    A respeito da sua pesquisa sobre '53 títulos decididos no Morumbi', Libertadores de 99 e Copa Rio-SP 99 ocorreram no Pq Antártica e não no Morumbi. Confirme esta informação para mim, por favor e mande para meu email: shirleyvassao@hotmail.com
    .Obrigada e saudações são-paulina

    ResponderExcluir
  44. Bom dia, Michael!

    Gostaria de fazer uma sugestão de imagem para a seção livros: A Saga de um Campeão, de Ignácio de L. Brandão. Está esgotado, mais é um bom livro.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  45. Já enviei resposta Shirley, dias atrás.

    Anonimo, sobre os livros. Tem muitos pra por, realmente, uma seção que tá com um certo descaso, desatualizada e cheia de lacuna, falta muita coisa.

    Vo tentar me organizar.

    Seria bom que um dia lançassem nova edição do Saga né? Vejo sempre muita gente pedindo.

    ResponderExcluir
  46. "História": Associação Atlética das Palmeiras, fundada em 1902 e campeã paulista de 1909, 1910 e 1915. Tornou-se SPFC em 1930, ao receber atletas e dirigentes do Clube Athlético Paulistano.

    Calma! Há razões para a História não ser contada assim. Em 1930, os fundadores quiseram fazer tudo novo. Não era mais Atlética; não era mais Paulistano.

    Mais que aniversário, o SPFC tem data magna: 25 de janeiro (de 1930).

    Já em 1935, foi preciso fazer um novo clube, mas não houve o anseio por novidade, já que os fardamentos principal e alternativo, a insígnia e o estandarte permanecerem fiéis aos originais de 1930. No popular: mesma camisa, distintivo e bandeira hehehe...

    Penso que nós são-paulinos deveríamos nos mobilizar (a internet ajudaria) para que o período 1930-1935 não seja ignorado pelos meios de comunicação.

    O seu blog tem sido um gigante nesse ideal.

    ResponderExcluir
  47. Amigo,

    parabéns pelo site! um baita acervo/museu!

    Saudações tricolores!

    ResponderExcluir
  48. acho que pode ser feita uma nova enquete

    ResponderExcluir
  49. Puuuuuutz, verdade. Esqueci a seção lá, morreu hehe.

    Vo pensar em uma, lanço amanha.

    E obrigado pelo apoio, gente.

    Quanto a AA das Palmeiras, tem muito sentido isso que disse. mas eu ainda gostaria de saber qual era o numero de registro do SPFC na antiga liga. Caso fosse o mesmo numero da AA das Palmeiras, ai a coisa mudaria.

    ResponderExcluir
  50. E aos palmeirenses que visitam o site:

    Sucesso não é oportunismo, de que o SPFC é acusado, por parte da torcida e diretoria do Palmeiras.

    Com todo respeito ao Palmeiras, que também é um grande clube, mas alguns de seus torcedores ainda vivem o clima de 2ª Guerra Mundial.

    Quem for ao Memorial do SPFC verá um quadro que o Palmeiras deu de presente ao São Paulo pela inauguração do Morumbi. Esse co-irmão tranformou "lealdade em padrão". E saberá que essa inauguração excedeu a preferência clubística dos paulistas. Corinthians e Palmeiras cederam jogadores para o jogo com o FC Porto. Parece que o Santos cedeu Pelé, mas ele se contundiu.

    É bom citar esses fatos, pois assim ficará claro que os clubes superaram rápido o que ocorreu em 1942. A imprensa tenta criar fantasmas onde não existem.

    Em campo somos rivais dos alviverdes porque eles impediram um sem-número de tris nossos e porque eliminamos eles sempre na Libertadores. Em breve eles viverão momentos melhores, mas desde que se concentrem em melhorar o clube deles.

    Viva a Itália! Mas, dissociar o nome de vocês do da Itália só favoreceu a adesão de torcedores de outros berços.

    ResponderExcluir
  51. Ô, democrático e cortês torcedor acima! Que não seja tão breve assim, hehehe...

    ResponderExcluir
  52. Será que é difícil encontrar as imagens do São Paulo com o uniforme azul do Recreativo Huelva e com o uniforme laranja (vermelho?) da Unión Española? Essas são histórias antigas, ao contrário de uma "recente" do Botafogo que, nos anos 90, foi enfrentar a Juventus de Turim e teve que improvisar, vestindo o uniforme do La Coruña.

    A França, em 1978, quis protestar num jogo da Copa com a Hungria: não levou seus uniformes azuis e jogou com um uniforme de um time pequeno da Argentina, parecido com o do Real Betis.

    O Brasil, na final de 1958, não possuia seu uniforme azul. Por isso os números improvisados em amarelo.

    Há de se notar que, nas duas ocasiões, o SPFC estava disputando torneios menores.

    ResponderExcluir
  53. A Hungria ja jogou com a camisa do santa cruz de recife tb, no brasil.

    quanto a essas imagens. Nunca vi. Bem, ate acho que seja possivel encontrar talvez um dia perdida por ai essa do Recreativo, afinal, foi num torneio famoso, de taça famosa, a caravela do trofeu colombino.

    Agora essa do union... sei nao.

    ResponderExcluir
  54. Não!!! Quando jogou de laranja era jogo de Libertadores!

    http://br.esportes.yahoo.com/colunas/camisas-times-capitulo-parte-historia-esportes-31.html

    ResponderExcluir
  55. Está certo que é Wikipédia, mas...

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Anexo:Uniformes_do_S%C3%A3o_Paulo_Futebol_Clube

    ...os uniformes azul e laranja estão aí.

    ResponderExcluir
  56. De agora em diante, a camisa principal não será muito alterada:

    http://www.tricolormania.com.br/camisa.asp

    ResponderExcluir
  57. Esse livro da História das Camisas dos 12 Grandes pode estar errado.

    Pelo site da Unión Española (Chile), vê-se que o uniforme principal desse time é vermelho, desde sua fundação.

    http://www.unionespanola.cl/ue-uniforme.aspx

    Já o Recreativo Huelva (Espanha) tem o uniforme atual listrado em azul e branco.

    http://www.recreativohuelva.com/pag/equipos_cantera.asp

    Claro que, na época, o SPFC pode ter usado um uniforme alternativo desses clubes.

    ResponderExcluir
  58. Sim, lapso, era de libertadores. E o livro está errado sim, a camisa do union sempre foi vermelha.

    Agora, a do recreativo, antigamente, era toda azul. Praticamente um pano azul hehe.

    Bem, procurando em sites arabes ja encontrei foto do spfc em torneio no marrocos, da mesma epoca do trofeu colombino, onde usamos a azul. Com sorte, dá pra achar.

    Alias nem lembro se ja postei isso por aqui.

    Bem, cansado demais, teve casamento hj, jogo, e ainda na volta visita em casa. Oloco, bem, fui, até amanha hehe.

    ResponderExcluir
  59. sao paulo reage todas vesses que o sao paulo perde eu fico loco e quando ganha eu me amociono entao porrisso sao paulo vamo reagir e fala quem manda ta na hora de acabar com os outros times vamos ganhar de 5a0

    ResponderExcluir
  60. Oi Michael... em primeiro lugar, parabéns pelo blog.
    Bom, eu tenho algumas observações sobre jogadores que você colocou como 'desconhecidos' em fotos...
    Naquela do Paulistão de 2003, por exemplo, tenho várias... o primeiro desconhecido (ao lado do Fábio Santos) é o meia Ailton (hoje no Nautico). O segundo desconhecido (ao lado do Jean) é o atacante Itamar (hoje no futebol coreano, ex-Goiás, Iraty e Palmeiras). O terceiro desconhecido (ao lado do lateral-esquerdo Fabiano) é o volante Daniel Rossi (que chegou a participar da campanha do tri da Libertadores). O quarto desconhecido eu não reconheci. Embaixo, ao lado do Gustavo Nery, é o volante Marcelo Gallo (que hoje joga no futebol dos EUA), e não o Maldonado, como foi creditado. Ao lado do Dill vem o meia Marco Antonio (apontado como sucessor do Kaká... hoje atuando na Portuguesa, com passagens por Vitória, Náutico...). E por fim, ao lado do Reinaldo, está o atacante Oliveira (campeão da Copa SP de Juniores em 2000... teve passagem pela Portuguesa em 2005..). Ah, e mais uma coisa... o desconhecido que está nas fotos de 2005 do Paulistão e daquele jogo contra o Quilmes (sempre aparecendo na fileira de cima, à esquerda) é o Pedro Santilli, auxiliar do Emerson Leão, técnico do São Paulo à época.

    Abraços

    ResponderExcluir
  61. carissimo sou sao paulino desde 1970 e sempre tive curiosidade de saber dos trofeus da antiga a.a.das palmeiras se estao no museu do sao paulao, e tambem se possivel as fotos dos trofeis de vice de 32,33,34 e que fim teve o nosso primeiro goleiro campeao joaozinho, fico no aguardo e abraços

    ResponderExcluir
  62. Michael, ficou faltando a nova enquete hehe

    ResponderExcluir
  63. Eita, de hj nao passa a enquete, é a falta de criatividade no momento hehe.

    Olha, sobre os trofeus, nao posso dizer 100% de certeza, afinal tem taça espalhada por tudo que é lugar do morumbi. Pode nao estar no memorial, mas em algum outro canto. Bem, a unica certa é a do Pta 31, do primeiro spfc. Essa ta lá.

    Teoricamente, deveria estar lá até uma taça de 1910, do primeiro SPFC que existiu, que era uma equipe de varzea amadora, que quando o spfc fez 25 anos, resolveu doar essa taça ao clube. Bem, enfim.

    Provavelmente, as taças da Palmeiras ficaram com o CR Tietê, se é que ainda existem.

    As taças de vice, provavelmente estao no salao nobre. A maioria das taças de vice estao lá, mas nao garanto, só vi por foto.

    Sobre Joãozinho, no momento não sei não. Tipo, entre em contato no site oficial, que através deles é possível eu trabalhar na questao e te responder oficialmente.

    Minicritico, obrigado, vou verificar onde está isso e adicionar sua colaboração, obrigado hehe.

    ResponderExcluir
  64. Digo, só vi por foto, taças de vice, mas nao exatamente essas em questão.

    ResponderExcluir
  65. Perseus.

    Uma história interessante, que você já deve conhecer (porém, a fonte é a Wiki). Tivemos um ponta governador.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Jos%C3%A9_Maria_Marin

    Essa história do SPFC amador de 1910 daria um post interessante: símbolo, uniforme...

    Parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  66. Outros links a respeito do Marin. Um o coloca como atacante.

    http://terceirotempo.ig.com.br/quefimlevou_interna.php?id=2094&sessao=f

    http://www.galeriadosgovernadores.sp.gov.br/03galeria/galeria.htm#25

    ResponderExcluir
  67. Sobre o número de inscrição: a AAP participava da LAF (Liga dos Amadores do Futebol) em 1929 e o SPFC participava da APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos) em 1930 certo? Então, como o número poderia ser o mesmo?

    ResponderExcluir
  68. Esses troféus da AAP são como taças Jules Rimet, hehehe...
    Soube de uma história de uma taça (que não era da AAP, talvez do SPAC) que foi jogada no Rio Tietê, encontrada anos depois e derretida para arrecadar fundos para a Revolução de 32.

    ResponderExcluir
  69. Pelo que entendi, as entidades da LAF só se afastaram da APEA, nao chegando a perder o registro na APEA. Pois o que pretendiam mesmo é convencer os outros clubes de lá que o que defendiam é que era o certo. Só fizeram a LAF pq nao tinha outro jeito.

    Essa história do SP1910 está num almanaque do Mazzoni que tenho aqui, mas com muito pouco detalhe, nem da pra articular nada. Não tem simbolo, cor, foto, nome da taça, nada... Fica dificil hehe

    E o Marin era jogador do spfc mesmo, dizem quem o viu que era fraco, fraco hehe.

    ResponderExcluir
  70. Tava mais pra Taça das Bolinhas:

    http://www.mcnish.com.br/futebol/clubes/sp/saopauloathletic.htm

    Veja o ano 1911.

    ResponderExcluir
  71. hahaha muito boa essa história. AAdasP mão de vaca hein hehe.

    E sobre taças derretidas. Verdade, muitas, de vários clubes, foram perdidas nisso. É de se lastimar. Sei tb que outras foram salvas, já li num desses almanaques que muitas nao chegaram a ser derretidas

    mas que sem placas de identificação, ficariam na FPF, caso ninguem reclamasse. E fizeram anuncios nos jornais avisando os clubes para irem buscar o que fossem deles, hehe.

    ResponderExcluir
  72. Enigma resolvido. Não há taças da Atlética para colocar no memorial.

    ResponderExcluir
  73. Eles ainda foram campeoes de 15. Não lembro se era a mesma taça em disputa, creio que nao.

    ResponderExcluir
  74. A Atlética era respeitável: 3 títulos em 13 anos de vida. Está certo que nos 15 anos seguintes não voltou a ganhar. Ainda venceu um campeonato interestadual, a Taça Salutaris, em 1911, vencendo os dois jogos contra o Botafogo.

    http://pt.wikipedia.org/wiki/Ta%C3%A7a_Salutaris

    ResponderExcluir
  75. Oi, Michael!

    Essa do Tigres da Floresta, nos anos 30... é rara hein.

    ResponderExcluir
  76. Muito mesmo. Alguém notou! heheh...

    Pena que não tenho muito o que falar sobre, mas é como alguns jornais da epoca chamam a equipe.

    Talvez por causa de ''El Tigre'', Friedenreich.

    ResponderExcluir
  77. Teoria interessante, já que Fried ficou conhecido como El Tigre em confrontos do Sul-Americano (antiga Copa América).

    ResponderExcluir
  78. Se você tiver uma dessas imagens de jornal para colocar na seção Alcunhas, seria legal.

    ResponderExcluir
  79. Não tenho não, é só texto, e bem curto, e além mais não poderia nao hehe. A biblioteca Kennedy geralmente não deixa xerocar nada. E no SPFC nao tem, pelo que vi, e nem poderia tirar de la tb hehe.

    Enfim...

    ResponderExcluir
  80. porrac Sempre olho Esse blog E aChei Um texto Que Fala Do 11 homens E um Segredo Que Fala pela Sua Avaliação os 11 melhores Goleiros do São paulo tirando regerio Eu Sugiro que tu faça a lista dos 20 melhores De Cada posição Do São Paulo Com Fotos no Estilo Que tu fez os 100 Medelhores jogadores Do São paulo muito obrigado pela Atenção Grande Abraço

    ResponderExcluir
  81. Oi, Michael.

    Gostaria de obter mais informações sobre a AA das Palmeiras. Achei muito interessante o tópico Clubes Fundadores no seu blog.

    Na Wiki há a informação de que a AA das Palmeiras só aceitava jogadores universitários.

    Os gritos das torcidas de Paulistano e Atlética tinham palavras indígenas? Era um nacionalismo como o do escritor Mário de Andrade (torcedor do Paulistano)?

    Por que a fusão com o Estudantes é considerada a última e não a fusão com a Associação Alemã?

    Por que o atual Palmeiras se refere ao SPFC como o inimigo? Isso parece mais uma história fabricada para desviar a atenção dos últimos anos do Verde do que algo arraigado. Se isso fosse tão forte, por que não se manteve ao longo dos anos? Sob quais condições, senão amistosas, o Palmeiras cedeu jogadores ao São Paulo para a inauguração do Morumbi?

    São muitas questões... Saudações tricolores.

    ResponderExcluir
  82. Bom dia amigo!

    Primeiramente, parabéns pelo blog! Vc manda muito bem! Realmente você conseguiu fazer uma Enciclopédia do Tricolor!

    Me chamo Vinicius e cuido de diversos blogs...
    Tenho algumas dicas para melhorar no seu blogger!

    Se tiver interesse, mande um email p/mim:
    vine_am@hotmail.com ou add no MSN!


    SSP

    ResponderExcluir
  83. Show de Bola o Blog, serei visita frequente..
    Andei vendo quase todos os tópicos e venho sugerir algo que sei ser bem dificil e acho que ainda nao foi postado...
    Nós sabemos o valor que tem para as empresas colocar sua marca na camisa do São Paulo, tente fazer um levantamento de todos os patrocinios de camisa que o São Paulo já teve, ano a ano, seria interessante ver a "evolução"...

    ResponderExcluir
  84. Oi sou torcedor do SPFC.
    Moro em Caxias(MA) e gostaria de montar um time de futebol, mais homenageando o tricolor!!
    Gostei do seu logotipo e gostaria, se vc puder, de lhe pedir uma ajuda com o logo do time.
    gostaria nas cores do SPFC, mas com o símbolo diferente, como vc fez.
    Desde já agradeço.
    e-mail: carlosfccs@hotmail.com

    ResponderExcluir
  85. Tio Bin Isso está entre as matérias planejadas pro futuro. Só que talvez pro ano que vem, depois que revisar alguns dados que tenho no pc. Isso pode demorar, e ai aproveitaria a revisão geral que faço todo ano.

    Anonimo do dia 25 as 23 horas. Não, a AA das Palmeiras, pelo que eu sei, não aceitava só universitário não. (E nem mesmo a AA Mackenzie C, time de uma faculdade). A AA das Palmeiras era o time de boa parte da elite paulistana, que se concentrava na Av. Angélica, na epoca.

    O grito de guerra do Paulistano não era em lingua indigena, era frances e ingles. Acontece que o brasileiro nao sabia pronunciar direito "Allez! Go, Hack"! e adaptou para "Aleguá, guá!" E virou onde... Aleguá aqui, e ali, e Palestra e Corinthians começaram a cantar isso tb...

    O da Palmeiras nao sei qual é. E o do SPFC sim, creio que seja de origem indigena.

    A fusão com o Estudantes é considerada a última pq de fato, foi uma fusão, apesar de termos mantido o nome. A coisa foi uma união mesmo, sem juizo de valor de uma equipe sobre a outra. Sobre a AAE (DSC), no fim foi uma absorção, consensual, mas absorção. Em nada o estatuto do SPFC fora alterado.

    Sobre a inimizade do Palmeiras, a história é tão longa, que eu precisaria de páginas pra te explicar. Seguinte, usa orkut? Ou aliás, me passa um email que eu entro em contato.

    Vinicius, obrigado, entrarei em contato ainda esse fds. Abraços.

    Edgard Fala de valores? Hum... dificil, creio que só seria possivel pesquisar isso desde o advento da internet. Antigamente isso nunca vazava, ate pq os valores nao eram lá grandes coisas. Não era digno de interesse.

    Sem falar que, agora por causa do meu trabalho, algumas coisas são sigilosas e tenho que respeitar, nao podendo divulgar.

    Mas caso se refire a meramente uma listagem. Já temos isso no blog. Confere ai o marcador: Patrocínios. Abraços..

    Carlos Entrarei em contato, pq é uma baita honra pensar que estaria ajudando um time a nascer com as cores do SPFC hehe. Logo te mando um e-mail, pedindo detalhes de como prefere. Só nao prometo agilidade. Pq, tipo, as vezes falta tempo hehe.

    Abraços gente.

    Nossa quanta coisa hehehe Valeu.

    ResponderExcluir
  86. O "Anônimo" do dia 25 às 23 horas: Jaime Moreira.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
  87. A seção "Torcedores" apresenta alguns erros. De resto, muito bom esse site. Tenho orgulho desse time, apesar da decepção de hoje.

    ResponderExcluir
  88. http://spfcpedia.blogspot.com/2009/02/inauguracao-definitiva-do-morumbi.html
    Na foto do bandeirão há uma inversão nas cores do distintivo?

    http://spfcpedia.blogspot.com/2009/11/torcedores.html
    Essa é uma seção que pode ter omissões, mas não acréscimos.
    Leandro (cantor), Nelsinho Piquet, e Roberto Leal NÃO são são-paulinos.

    Paulo Maulf, são-paulino? Não é "bandeirinha" não?

    ResponderExcluir
  89. http://spfcpedia.blogspot.com/2009/02/inauguracao-definitiva-do-morumbi.html
    Na foto do bandeirão há uma inversão nas cores do distintivo?

    http://spfcpedia.blogspot.com/2009/11/torcedores.html
    Essa é uma seção que pode ter omissões, mas não acréscimos.
    Leandro (cantor), Nelsinho Piquet, e Roberto Leal NÃO são são-paulinos.

    Paulo Maulf, são-paulino? Não é "bandeirinha" não?

    ResponderExcluir
  90. Desculpe pela mensagem duplicada. Maulf não, Maluf.

    ResponderExcluir
  91. Boa noite.
    Não conhecia o blog, e logo ao conhecê-lo tive a alegria de encontrar a música Bola no Barbante, lembrança boa da minha juventude.
    Parabéns pelo trabalho de divulgação do nosso tricolaço.
    Marcus V. Alcantara

    ResponderExcluir
  92. Maluf dizem ser saopaulino sim. Nelsinho nao sei, e o roberto leal é luso mesmo, só esteve em festa do spfc... retirarei na proxima atualizacao - que ja ta demorando um bucado.

    Sobre as cores, nao há inversao nao.. é desgaste do material, só impressao, temos outras fotos assim tb.

    E obrigado Marcus, to sempre tentando resgatar musicas do passado hehe. Abraços.

    ResponderExcluir
  93. Caro Michael.

    Uma outra alcunha do SPFC é Rei da Brasilidade (ouça a música Salve o São Paulo, da Hebe Camargo).

    Sobre o Lema em latim, isso é adaptação de separatistas paulistas, não é algo a ser levado a sério. O clube não oficializaria isso. O lema paulista é Pro Brasilia Fiant Eximia.

    ResponderExcluir
  94. O lema paulista sim, mas note o "FC" nesse. Não sei se ainda é, se ainda temos um, mas esse no minimo ja foi hehe. Era o lema dos fundadores - por sinal na mesma epoca que os simbolos estaduais haviam sido banidos pelo Getúlio.

    Olha que acabei de colocar hehe.

    Rei da Brasilidade é uma boa, boa lembrança, vo por.

    ResponderExcluir
  95. Mas ficou polêmico depois, mau utilizado por separatistas. Porém, vale o critério da antiguidade. Parabéns pela pesquisa.

    ResponderExcluir
  96. Lema paulista: Pro Brasilia, Fiant Eximia (Em prol do BRASIL, feitos grandiosos).
    Lema são-paulino: Pro Sao Paulo FC, Fiant Eximia.
    Lema paulista (ou separatista?)(ao que parece, posterior ao lema são-paulino): Pro Sao Paulo, Fiant Eximia.

    ResponderExcluir
  97. Brasão Paulista:
    http://www.saopaulo.sp.gov.br/spnoticias/lefotos.php?id=7332

    ResponderExcluir
  98. Brasão Paulista:
    http://www.galeriadosgovernadores.sp.gov.br/05brasao/brasao.htm

    ResponderExcluir
  99. 1. Parabéns pelo site, eu só olhava wikipédia, depois que conheci o site eu não saio daqui.

    2. Estou criando uma comunidade no Orkut sobre todos os ìdolos e jogadores lendarios do Tricolor Paulista, gostaria que em seu site você divulga-se informações de grandes ídolos do Tricolor, digo em: Fotos, Prêmios, Curiosidades, Informações da vida dos ídolos e etc.

    ResponderExcluir
  100. Rogério, justamente essa parte individual, de cada jogador, é que é mais omissa por aqui. Por serem tantos jogadores, nunca organizei nada especifico para isso

    tudo que falo de jogadores, talvez exceto o RC, é genérico, no geral... como estatísticas, premiações, etc Alias, tem um marcador premiações ai do lado direito, em cima. Nele tem todas as que conheço.

    E sinceramente, não sei se sou capaz de organizar algo assim. Nem cogito algo assim tão cedo. infelizmente.

    Mas ficaria feliz de ajudar no que for possivel, tipo tirando duvidas, ajudando com dados aleatórios, etc hehe.

    ....

    Sobre o lema parece que ficou claro mesmo.

    ...

    Essa matéria do Zé carlos ai é otima. Uma boa ajuda pro pedido anterior ai, de fichas individuais hehe.

    E nossa, a globo usando uma foto que até então era rarinha e que eu tinha disponibilizado aqui, legal, hehe.

    ResponderExcluir
  101. Sobre ex-jogadores, fica a dica:
    http://terceirotempo.ig.com.br/index_quefimlevou

    ResponderExcluir
  102. Sugestão.

    Seria viável colocar links na foto abaixo (a das grandes taças) que remetessem à história delas?

    Poderiam ser colocados dados como peso, material de confecção, período de disputa, campeões...

    ResponderExcluir
  103. Taça das Bolinhas:
    http://www.youtube.com/watch?v=bjui0agRpkM

    ResponderExcluir
  104. Taça Libertadores:
    http://www.futepoca.com.br/2009/04/o-misterio-do-trofeu-da-libertadores.html

    ResponderExcluir
  105. Taça do Mundial a partir de 2005:
    http://www.fifa.com/newscentre/photo/photolist.html#637920

    ResponderExcluir
  106. Taça do Mundial entre 1960 e 2004:
    http://www.uefa.com/competitions/eusa/news/kind=1/newsid=276655.html

    ResponderExcluir
  107. Cara, tenho o álbum de figurinhas do Campeonato Brasileiro de 96 completo. Pelo que vi, não tem no site, e se interessar, me passa seu e-mail que te envio. Sei que não é um time de boas lembranças rss, mas vale o registro.
    Abraço e parabéns pelo trabalho.

    ResponderExcluir
  108. Sobre os links, poderia sim. Mas nao sei se exatamente esses artigos, ou entao se eu os colasse aqui. O ideal era criar materias sobre mesmo. Alguém até deu a ideia de se postar dados tecnicos sobre elas, do que sao feitas, etc, mas isso é complicado de conseguir.

    Alias, durh Michael, foi voce mesmo que sugeriu isso (Isso que dar ler e nao responder logo de cara hehe). Enfim, seria melhor algo mais trabalhado. Só demoraria...

    Leonel, muito obrigado pela disposição, mas eu tenho sim hehe, só nao postei ainda. Estou colocando no ar 1 por semana hehe.

    ResponderExcluir
  109. SEU BLOOG É DEMAIIS ! muuuuito bom !
    beeijos e coontinuue assim ;)

    ResponderExcluir
  110. Pow Michael, legal pra caramba o blog, não conhecia. Conheci pelo blog do Daniel Perrone.
    Só as raridades.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  111. Olá.

    Gostaria que uma correção fosse feita. A comunidade São Paulinos em Curitiba foi fundada em 2004 e não em 2005 como foi citado na sessão de Torcidas Organizadas.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  112. Obrigado, amigos!

    Lucas, feito, valeu pela correção. Abraços.

    ResponderExcluir
  113. Parabéns, esta é uma verdadeira enciclopédia sobre o SPFC. Duvido que algum outro clube tenha algo parecido!
    Estou escevendo como colaboração, para confirmar que o jogador que está na seção "Foto curiosa", é o itapetiningano Orlandinho, e não Efraim. Ele, infelizmente faleceu precoce e tragicamente em acidente de automovel, por volta de 1975, na Rod.Raposo Tavares em Itapetininga. Ele jogou no DERAC (Itapetininga), XV de Piracicaba (em jogo amistoso de estréia contra o São Bento de Sorocaba , marcou os 5 gols da vitoria quinzista) e Ponte Preta, de Campinas

    ResponderExcluir
  114. Michael, nao sei se vc já viu esse video sobre o SPFC...tenho a foto tambem, John Lennon vestindo a camisa do SPFC provavelmente
    http://www.youtube.com/watch?v=WSJrj8RjYmg

    ResponderExcluir
  115. Como colaboração, a foto de 1963 na verdade é do jogo contra o Santos, realizado no dia 14 de abril de 1964. Os jogadores não identificados são: De Sordi (ao lado de Deleu) e Norival (entre Pagão e Bazzaninho)

    ResponderExcluir
  116. Para o Andrey.
    Acho que nas décadas de 60 e 70 o SPFC não usou camisas secundárias de listras tão largas como a que Lennon usa na foto. Pode ser do Chacarita da Argentina, de algum time inglês ou nem ser de futebol.

    ResponderExcluir
  117. Todavia, camisas de torcida eram um pouco diferentes.

    ResponderExcluir
  118. Eu gostaria de ver uma lista de são-paulinos famosos de nosso país, alguns eu já sei, mas eu sei que a torcida tricolor é uma das maiores do brasil, e do no mundo dos famosos não pode ser diferente.

    ResponderExcluir
  119. Lista de são-paulinos, apesar de alguns erros (ver comentários): http://spfcpedia.blogspot.com/2009/11/torcedores.html

    ResponderExcluir
  120. Michael "Perseus" Serra

    Faça uma Campanha.
    Entre em contato com Blog do Deco Blog do Fabiano Pellege Blog do Jhonathan Doria Blog do Junnym Blog do Turco Preto Blog do Zanquetta Blog São Paulino Blog São Paulo Mania Cativa Tricolor Debatecast Tricolor Família Tricolor Fut Pop Clube Mais Tricolor Morumbi 2014 O Gol de Placa Paixão Tricolor Redação SPFC Santo Paulo Blog See The Cup SPFC Sempre São Paulo Blog News São-Paulinos de Araxá SãoPauliNa RPTime da FéTP.COM.BRUniverso Tricolor

    Divulgue essa idéia

    O SPFC é o maior clube brasileiro! Mas, o tricolor não tem uma torcida a altura do time. Os seus torcedores, cobra por reforços e vive exigindo com que a Diretoria monte um super time.

    Mas, os seus torcedores não são capazes de encher o estádio em plena Copa Libertadores. Não que eu esteja sendo pessimista, estou sendo realista, provavelmente nos 3 primeiros jogos do São Paulo em casa nessa Libertadores, o publico do Morumbi será de no maximo 25 mil pessoas. Enquanto isso, os torcedores do Inter vão encher o Beira Rio, os torcedores do Cruzeiro vão encher o Mineirão, os torcedores do Flamengo vão encher o Maracanã e os galinhas vão encher o Estádio Municipal.

    Que moral que os tricolores tem de cobrar do time, se os mesmos não fazem sua parte. Seria ótimo, se já nos 3 primeiros jogos do São Paulo em casa, o Morumbi tivesse no mínimo 40 mil pessoas. A partir do momento que os jogadores adquirirem o espírito da Copa Libertadores, graças a força que vem das arquibancadas, os jogadores vão voar dentro de campo. Aquele que ler essa mensagem, compre os ingressos dos 3 primeiros jogos do São Paulo em casa. Aquele que ler essa mensagem, convença os amigos e os parentes São Paulinos a comprar os ingressos dos 3 primeiros jogos do São Paulo em casa.

    Aquele que ler essa mensagem, crie tópicos nas Comunidades de São Paulinos do Orkut e peça aos São Paulinos para comprar os ingressos dos 3 primeiros jogos do São Paulo em casa. Que nessa Libertadores, o São Paulo tenha uma torcida a altura da grandeza do São Paulo FC.

    Por: Cleiton Ferreira

    ResponderExcluir
  121. Oi Michael,

    Tudo bem? Não sei se você viu esses dois artigos na Gazeta Esportiva. Tem informações legais, algumas até que você já deu.

    http://www.gazetaesportiva.net/nota/2010/01/05/616477.html

    http://www.gazetaesportiva.net/nota/2010/01/28/619806.html

    Saudações Tricolores!

    ResponderExcluir
  122. Michael

    Você já fez algum post sobre quantos gols os maiores artilheiros do SPFC fizeram contras os 3 maiores rivais(SEP,SFC e SCCP)?

    Eu tenho um "rascunho",retirado num site de estatísticas do Tricolor que não está mais no ar.

    ResponderExcluir
  123. por que a diretoria do São Paulo nao lança um terceiro uniforme todo clube tem o São Paulo tbém tem que ter um é um clube grande gente

    ResponderExcluir
  124. O São Paulo também lançou um 3º uniforme nos últimos anos. Mas é só para o torcedor, o time não usa nos jogos.

    Isso se chama respeitar a tradição. Não precisamos inventar cores que não tenham nada a ver com o clube.

    ResponderExcluir
  125. Marcelo, é uma boa dica. Mas tópicos de estatisticas estao pendentes por aqui, pois estou revisando todos os dados do clube primeiro. Fica sem sentido tocar nisso agora, com coisa errada hehe. Fico devendo hehe.

    A diretoria nao lança pois o Conselho nao quer.

    ResponderExcluir
  126. João, esses artigos sao muito bons mesmo. Quem diria, na gazeta! hehe

    ResponderExcluir
  127. Michael Serra

    Sugestão para o Blog.

    Sugeria que fosse colocado no Blog, fotos de toda estrutura do Clube Social do São Paulo FC:
    PARQUE SOCIAL
    Bar lanchonete, restaurante, quadras, salas de TV, Play Ground, quadras de tênis, Ginásio de Esportes, churrasqueira, salão de bochas, campos de futebol social, quadras de patinação, sala de estar, salas das sessões, berçário, boate, salão de festas, sauna, salão tricolor, ginástica feminina, judô, snoker, patinação, etc.
    PAVIMENTO INTERMEDIARIO DO ESTÁDIO
    Lavanderia, concentração do futebol profissional, cozinha e refeitório, departamento medico, fisioterapia, arquivos, escolinha de futebol.
    perguntas que eu faço.
    No pavimento intermediario do estádio, conta com essas estruturas, Lavanderia, concentração do futebol profissional, cozinha e refeitório, departamento medico, fisioterapia, arquivos, escolinha de futebol?
    Com o Projeto de modernizar o Morumbi, para onde vai essa estrutura?

    Por favor Michael Serra
    Responda essas duas perguntas e
    coloque fotos no Blog dessas estruturas que citei.

    Valeu.

    ResponderExcluir
  128. Michael Serra

    Sugestão para o Blog.

    Fiquei sabendo, que o CCT da Barra Funda está passando por reformas, principalmente, na ampliação da Concentração.
    Sugeria que o Blog informe a Nação Tricolor, sobre as reformas.

    Valeu

    ResponderExcluir
  129. Michael Serra

    Apesar de você não ter muito tempo para convocar o torcedor São Paulino nessa Copa Libertadores, pelo amor que você senti ao São Paulo Futebol Clube, faça um esforço.
    Hoje mesmo faça isso:
    Peça para os seguidores do seu site, criar tópicos em varias Comunidades do Orkut, convocando os São Paulinos para a estréia nessa Copa Libertadores.
    Peça aos São Paulinos levar a namorada, os amigos e os familiares.
    Mais atenção, comprar os ingressos dias antes do jogo, não comprar os ingressos em cima da hora.
    Que a química do Morumbi, time e torcida, volte a acontecer nessa Copa Libertadores.
    Vamos colocar no Morumbi nesse jogo de estréia na Copa Libertadores, no mínimo 40 mil São Paulinos.

    Cleiton Ferreira

    ResponderExcluir
  130. Michael

    Tem algum post falando sobre jogadores negros no SPFC(os primeiros)?

    ResponderExcluir
  131. Michael,

    primeiro parabéns pelo Blog e pelo seu esforço em manter a maior quantidade de informações possível e tudo atualizado!!!

    Vamos ao ponto:
    Não sei se você e os leitores aqui do blog costumam ir ao Morumbi com frequência, mas eu sou sócio-torcedor há 5 anos e compareço sempre que possível.
    A questão que está me incomodando a algum tempo é a nova divisão criada no anel superior para a torcida adversária, entre o espaço VISA e a arquibancada laranja (espaço das torcidas uniformizadas).
    Entendo e apoio todo o esforço da diretoria na busca por tornar o gigante Morumbi lucrativo através de parcerias e aluguel de espaços para camarotes, lojas, restaurantes, academias, etc. Porém sinto (a quase dois anos) que a divisão do anel superior e consequentemente da torcida sãopaulina foi muito prejudicial para o espetáculo da nossa torcida e também para o entusiasmo e apoio vindos das arquibancadas.
    Para alguém que nunca tenha visto a "inflamação" e a "potência" do anel superior ocupado somente pela torcida tricolor, este comentário pode parecer descabido mas digo isso como assíduo frequentador: Não temos mais o prazer, a emoção e, principalmente, a vantagem que tínhamos antes quando jogamos em casa.
    Exemplos simples mas de fácil entendimento são a limitação dos "bandeirões" e da famosa olla, além do isolamento da torcida da arquibancada vermelha.
    Acho que a diretoria deveria repensar essa situação pelo menos para este ano, até que o estádio seja reformado e outro cenário criado. Existem espaços pouco ocupados, como as numeradas superiores laranja e amarela (esta última originalmente reservada à torcida visitante até a divisão da arquibancada), que poderiam muito bem ser utilizados para a torcida visitante (ontem por exemplo não haviam nem 50 torcedores do Monterrey).

    Gostaria de pedir sua ajuda e do resto da torcida daqui do spfcpedia para fazermos esta mensagem circular, coletando a opinião de outros torcedores (pois apesar desta opinião ser compartilhada pelos "amigos" das arquibancadas talvez nunca chegue aos torcedores da TV, rádio e internet) e por fim que estas impressões cheguem para à diretoria para avaliação, já que também não deve perceber estes fatos das posições que ocupam dentro do estádio.

    Colei uns links do youtube só pro pessoal se lembrar de como era antes e que agora ficou bem mais limitado.

    Um abraço a todos!

    http://www.youtube.com/watch?v=BUBvvFYB56o&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=fO-rr10R4CM&feature=fvw

    http://www.youtube.com/watch?v=KvK1b8xepKc&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=Fj7dVuG-GBs&feature=related

    http://www.youtube.com/watch?v=fitrFYRyOxM

    ResponderExcluir
  132. Michael Serra

    Hoje no Jogo Aberto, vi uma reportagem que fala dos problemas em estacionamento nos estádios da Copa da Africa do Sul.
    Na Alemanha, também faltava vagas em estacionamento.
    Gostaria que você coloque em seu blog, todas as vagas em estacionamento que tera no Projeto Morumbi 2014.
    As vagas no prédio que sera construido para acomodar os novos vestiarios, autoridades e a Fifa.
    As vagas que tera no estacionamento que sera construido em frente ao estadio para os torcedores.
    As vagas que tera na região do Morumbi (hospital, shopping, etc).

    Valeu.

    ResponderExcluir
  133. Quero deixar bem claro que este time do São Paulo,
    tem tudo para deslanchar é apenas querer falo isso
    porque o time só tem craque então é obvio que vai
    dar certo é apenas uma questão de momento, sim eu
    támbem vou criticar o técnico do São Paulo porque
    nós sabemos que o São Paulo está acostumado a jogar, no3-5-2 então porque ele insiste em usar um
    esquema que a muito tempo não vem dando certo, é
    muito simples de resolver ou mudo jeito de jogar
    ou muda o técnico,falando em técnico que tal o
    senhor JUVENAL JUVENCIO NOSSO ILUSTRE E QUERIDO
    PRESIDENTE ficar sabendo que o PROFISSIONAL e o
    querido senhor PAULO AUTUORI está livre quem sabe, não vai ser legal o São Paulo perder outro
    titulo da libertadores ou vai?
    Senhor ilustre Presidente pense pense pense, e
    quem sabe quando o tricolor perder o titulo os
    queridos vão pensar em comtratar um ótimo técnico de futebol porque até agora não vi nada
    de mais, perdemos o BRASILEIRÃO por imcopetencia
    culpa de quem da diretoria então por favor é por
    que eu alertando, querem um exemplo é pegar os
    videos do fluminense na época do senhor Ricardo
    Gomes, oque ele ganhou nada técnico bom vou citar uns 2ou3 nomes para voces que tal Caio Junior está no Santos Paulo Autuori campeão do
    mundo pelo São Paulo em 2005,Silas hoje no Gremio do futebol gaucho e outros mais senhores
    não pensem sem agir agem e pensam depois o tempo
    está passando e ai vamos morrer na praia ou vamos amarelar.

    ResponderExcluir
  134. q tal uma nova enquete, michael?

    ResponderExcluir
  135. Esquema que está sendo montado.

    Não é balela o que vou escrever.

    O Governador José Serra, sempre foi parceiro do Projeto Morumbi 2014.
    Mas, esse ano tem eleições para Presidente.
    O Governador José Serra é candidato a Presidente.
    Para fazer uma grande campanha quando começar o horário eleitoral gratuito, o candidato José Serra, vai precisar de bastantes recursos.
    Empreiteiras, estão fazendo o seguinte acordo com o candidato José Serra: A gente (Empreiteiras) doa recursos para a sua campanha, mas, você tem que começar já a construir um novo estádio em São Paulo.
    Empreiteiras doariam uma grande quantidade de recursos para a campanha do candidato José Serra e elas Empreiteiras receberia bilhões do Governo Estadual para construir um novo estádio em São Paulo.
    E como o José Serra precisa de recursos para fazer uma grande campanha, o José Serra não pensara duas vezes para entrar nesse esquema.
    Porque vocês acham, que o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo deram um ultimato ao Projeto Morumbi 2014?
    Porque o esquema já está armado.
    Por mais habilidosos que seja o Juvenal Juvêncio e sua turma, vencer esse esquema será difícil, quase impossível.
    A única chance do Juvenal Juvêncio e sua turma, é que esse esquema seja descoberto pela imprensa.

    ResponderExcluir
  136. Esquema que está sendo montado.

    Não é balela o que vou escrever.

    O Governador José Serra, sempre foi parceiro do Projeto Morumbi 2014.
    Mas, esse ano tem eleições para Presidente.
    O Governador José Serra é candidato a Presidente.
    Para fazer uma grande campanha quando começar o horário eleitoral gratuito, o candidato José Serra, vai precisar de bastantes recursos.
    Empreiteiras, estão fazendo o seguinte acordo com o candidato José Serra: A gente (Empreiteiras) doa recursos para a sua campanha, mas, você tem que começar já a construir um novo estádio em São Paulo.
    Empreiteiras doariam uma grande quantidade de recursos para a campanha do candidato José Serra e elas Empreiteiras receberia bilhões do Governo Estadual para construir um novo estádio em São Paulo.
    E como o José Serra precisa de recursos para fazer uma grande campanha, o José Serra não pensara duas vezes para entrar nesse esquema.
    Porque vocês acham, que o Governo do Estado de São Paulo e a Prefeitura de São Paulo deram um ultimato ao Projeto Morumbi 2014?
    Porque o esquema já está armado.
    Por mais habilidosos que seja o Juvenal Juvêncio e sua turma, vencer esse esquema será difícil, quase impossível.
    A única chance do Juvenal Juvêncio e sua turma, é que esse esquema seja descoberto pela imprensa.

    ResponderExcluir
  137. Seria legal um post sobre os números de camisa que os jogadores antigos usavam.

    ResponderExcluir
  138. Não aguento mais perder pra galinhada me ajudem

    ResponderExcluir
  139. Também não, Everton. Faltou vergonha ao time. Ricardo Gomes gosta de muita calma em véspera de clássico. Nem sei há quanto tempo não perdíamos os 4 clássicos do Paulistão. Só conseguimos dois gols no 2º tempo porque eles não tinham goleiro. Eles estão com mais futebol e, agora ainda mais. Agora é torcer para que saiam da Libertadores, que com esse nosso futebol, não será nossa. Lamento o SP ter habilitado o rival para as semifinais.

    ResponderExcluir
  140. Vocês querem a demissão do Ricardo Gomes?
    Podem esquecer.
    O importante para o Gênio Juvenal Juvêncio, é ele ter convicção (ele disse isso na entrevista que ele deu no Jornal Lance).
    Não importa se o São Paulo vai jogar mais um semestre no lixo (e vai jogar). O importante é a convicção.

    ResponderExcluir
  141. Olha que vergonha.
    Depois que o Cara Mijada virou Presidente do time da marginal, o Tricolor não ganha mais do time da marginal.
    O Cara Mijada está dando um baile no Gênio Juvenal Juvêncio.
    Juvenal Juvêncio 0 X 5 Cara Mijada.
    Não é o Gênio Juvenal Juvêncio que entende tudo de futebol e por entender tudo de futebol não ouve ninguem.
    Pois bem, o Gênio está levando um baile do Cara Mijada.
    Sera que ele não sente vergonha disso? Eu sentiria, até porque, ver o meu time levando um baile de um clube amador, é pra fazer qualquer um sentir vergonha.

    ResponderExcluir
  142. Recado aos Conselheiros.

    Muitos conselheiros da situação, pediam a cabeça do Muricy.
    Já existe um barulho, de conselheiros insatisfeitos com o Ricardo Gomes.
    Esses conselheiros tem que largar a mão de serem burros.
    Esses conselheiros deveriam partir para a oposição.
    O Juvenal Juvêncio faz o que quer como se o São Paulo fosse uma propriedade sua, pois NÃO existe uma ameaça ao Império dele lá no clube.
    Como não existe essa ameaça ao Império dele, ele joga Libertadores no lixo, tolera ver o time perdendo classicos, banca o amiguinho muricy por 3 anos e 6 meses.
    O que é mais importante para os conselheiros, Juvenal Juvêncio ou o Gigante São Paulo Futebol Clube?
    Já que o JJ não da ouvidos a ninguem e contrata fracassados como o Ricardo Gomes, deixe ele JJ de lado e vão para a oposição.
    O Aurélio Miguel fez isso.
    Os conselheiros não pode aceitar com que o Juvenal Juvêncio fique jogando no lixo um Torneio tão importante como a Copa Libertadores e a toda hora perdendo classicos.
    Paciencia tem limite.

    ResponderExcluir
  143. Estou impressionado com o seu levantamento sobre as camisas do tricolor, simplesmente funtástico. Principalmente por ter algumas fotos de minhas camisas. Porém existem algumas informaçoes para corrigir, isso até eu tenho no meu site tb, no dia-a-dia toda hora descobrimos algo. Mas a única que achei mais grosseira foi com relação ao uniforme do mundial de 2005, o primeiro está certinho e é o modelo de loja, quanto ao segundo q deveria ser o modelo de jogo as diferenças sáo: logo da Topper, um pouco menor, LG tb menor, náo apresenta a logo da topper no número nas costas bandeira só do brasil ás costas e não tem o patch da conmebol e sim o do mundial da fifa. Vc manteve a logo da Conmebol e acrescentou o da fifa no outro braço, na verdade ele substitui o da Conmebol e tb pra ser de jogo tem q ser manga longa, pois só foi utilizado mangas longas. Depois com mais calma vou olhar outros detalhes e posso ajudar mais. No mais como já dito meus parabéns! Simplesmente PERFEITO o seu levantamento, algo que se existisse a alguns anos teria me poupado ficar vendo muitos vídeos de jogos antigos. hehehe. Futuramente vou achar um jeito de incluir um link no meu site para a página dos uniformes. Absss.

    Samuel - www.maquinatricolor.com

    ResponderExcluir
  144. Nossa, Samuel, obrigado mesmo.

    Antes de tudo, devo elogiar é sua coleção. Meus parabéns. Voce nao sabe o quanto ela me foi util hehehe. Valeu mesmo.

    Sobre a camisa de 2005. Vou dar uma olhada nisso que disse. A primeira vista não consegui visualizar bem, mas acho que entendi. Verei se consigo arrumar no fds e atualizar.

    Novamente muito obrigado hehe. Abraços

    ResponderExcluir
  145. Opa, corrigi conforme essa imagem.


    Ficou assim

    O logo da fifa era à esquerda mesmo, ao que parece, ao menos na camisa do Amoroso hehe.

    Valeu, abraços.

    ResponderExcluir
  146. Fala Michael,
    Fala o que vc achou: >>> alguns 10 mais do tricolor

    http://inforrock.blogspot.com/2010/05/alguns-10-melhores-do-sao-paulo-futebol.html

    E outra coisa, vc sabe que fim levou aquele site de estatísticas do SPFC que tinha na net, era um servidor de paginas gratis que foi desativado ano passado, acho que Geocities.
    Então é isso,
    [ ]s

    ResponderExcluir
  147. Gustavo Andruccioli de Moura14 de maio de 2010 às 01:00

    Olá Michael,

    Acompanho seu blog já faz alguns anos e devo admitir que grande parte da história do São Paulo FC eu aprendi aqui. E em alguns momentos de reflexão eu imaginei uma coisa q eu queria compartilhar com você, que deve ser um dos maiores conhecedores de nossa história e com quem mais o acompanha.

    O início da história do São Paulo, especialmente a partir do momento em que o clube temporariamente saiu de atividade até sua refundação, passando pelo período em que nossos grandes rivais zombavam de nós com a história da moeda cair em pé até o título comandado por Leônidas da Silva não é um belo roteiro para um filme? Passagens como a criação do nosso hino seriam de arrepiar.

    Caso a ideia lhe soe interessante adoraria saber sua opinião.

    Um abraço,

    Gustavo Andruccioli de Moura

    ResponderExcluir
  148. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  149. Olá amigos, vim dizer aqui favor atualize os jogos de 2010.
    Falta jogos do SPFC campeonato Brasileiro 2010 e paulista 2010
    http://spfcpedia2.blogspot.com/search/label/Jogos

    Abraços!!!

    Removi mensagem anterior para corrigir erro ortográfico.

    Valeu!!!

    ResponderExcluir
  150. Excepcional site , só deixo como sugestão se for algo possível, aumentar a área MULTIMIDIA .Sou colecionador de áudios e videos do Tricolor ,se tiver interesse posso estar disponibilizando arquivos para serem postados aqui.

    Abraços , parabéns

    ResponderExcluir
  151. Olá,
    faz um tempo que tento entrar em contato com vcs.
    Existe uma foto minha nesse blog que é uma montagem e eu gostaria que a retirassem por gentileza.
    ja tentei mandar email mas nao tive resposta
    agradeço des de ja
    Pietra Bertolazzi

    ResponderExcluir
  152. Montagem?

    Retirarei sim, só preciso localizá-la.
    Sobre o e-mail, não recebi.

    ResponderExcluir
  153. Se era a que estava aqui: http://spfcpedia.blogspot.com/2008/03/torcedoras.html

    Já retirei.

    Mas era montagem? Não era foto de uma revista placar ou do spfc, antiga, em que aparecia como torcedora? =/

    Qualquer coisa, desculpe por isso.

    ResponderExcluir
  154. Michael, precisa retirar da lista o Ricardo Gomes e o Washington.

    E quando terá uma nova enquete?

    ResponderExcluir
  155. caro michel, escafunchando os sites descobri fotos do palacio trocadero, motivo da falencia em 1935, se te interessarte passo as fotos, meu e-mail e bussunga.1@ig.com.br

    ResponderExcluir
  156. moacir candido do prado12 de setembro de 2010 às 17:48

    caromichel voce viu um jogo antigo do paulistano contra a aapalmeiras da decada de 10 que os apresentadores falam que foi o primeiro jogo do paulistano contra o palmeiras(palestra italia) so que eles comeram bola pois os porcos so passaram a se denominar palmeiras em 1942 e esse jogo passado no esporte espetacular tem pelo menos 30 anos menos, outra coisa quando os porcos mudaram de nome e escolheram palmeiras nao foi pra pirraçar o sao paulo ? pois ate o hino porfirio da paz teve de mudar tirando estrofes inteiras para nao confundir aa palmeiras com sociedade esportiva palmeiras.

    ResponderExcluir
  157. Então, Moacir. Não cheguei a ver, ouvi falar que tinha um jogo antigo assim, do Paulistano, não sei contra quem. Mas também um jogo do Palestra, em 1916 acho. Não sei se é a esse que se refere.

    Bom, se passou no EE talvez tenha no youtube, depois tentarei encontrar.

    Tipo, a mudança de nome do Palestra pra Palmeiras foi, segundo eles mesmo, pra homenagear a AA das Palmeiras. Agora vai saber porque. Outro motivo, é que ambos eram com a letra P, e que palmeira era um simbolo nacional.

    Não penso que escolheram esse nome só pra provocar, nem nada assim. Bom, nada me leva a isso, por enquanto hehe.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  158. http://www.youtube.com/watch?v=Q4kBR27sRgA

    Esse né? Os caras viajaram. É a AA das Palmeiras mesmo.

    ResponderExcluir
  159. moacir candido do prado18 de setembro de 2010 às 22:06

    caro michel, porque o sao paulo nao cria um sistema de selos que viriam em suas revistas e em determinadas quantidades seriam trocadas por replicas em miniaturas dos trofeis de campeao paulista , brasileiro, libertadores e mundiais seria uma forma de vender mais revistas e angariar mais rendas visto o complo que estao fazendo contra o morumbi, abraços

    ResponderExcluir
  160. eae pessoal do site, esse site eh otimo valeu. sou sao paulino, tenho 17 anos, sou de Maringa_PR ... soh queria dar um incentivo a nossa torcida, hoje esta quase tudo bem ... mesmo que nao vamos pra libertadores(somos fanaticos por libertadores, eh claro) entao ... vamos apoiar nosso time SEMPRE, mesmo quando estiver ruim entendeu, nosso time eh o mais vencedor desse Brasil, voces concordam, entao ... mesmo quando vier as derrotas, porque elas viram concerteza, um dia viram, a gente possa APOIAR NOSSO TIME NA DIFICULDADE, porque amamos o SAO PAULO FUTEBOL CLUBE

    ResponderExcluir
  161. Caro Michel,
    Sou sãopaulino doente e gostei muito do seu blog. Só to com um problema: não to conseguindo ver as tabelas de jogos. Já instalei google chrome, mozilla, etc... mas não to conseguindo.
    Dá uma olhada aí!!
    Valeu!!!!!!!

    ResponderExcluir
  162. leam de traz. oas oluap iav amot on uc.
    NAO FAZ NADA SE O TIME TIVÉ RUIM NIMGUEM LIGA O Q O TECNICO FAZ FICA INCINANDO ADOLETA,E O PRESIDENTE VENDO TV.
    FAÇA MIL FAVOR NE.

    quem entendeu é inteligente. OBRIGADO

    ResponderExcluir
  163. Caro Michael.

    Sugiro que você escreva um livro com o título: "Calando as mentiras contra o SPFC" ou similar.
    Temas abordados: Canindé, Palestra Itália, Morumbi, SP90, Laudo Natel, Falência, enfim... tudo que já está no blog.
    Poderia vender bem!

    ResponderExcluir
  164. Um dado interessante, o SPFC além de ser o time com mais títulos internacionais, ele também possui mais títulos que:
    -Times do estado de SP juntos (Santos, Palmeiras e Corinthians): SPFC 11 x 10 Times de SP;
    -Times do estado de RJ juntos (Flamengo, Vasco e Botafogo): SPFC 11 x 8 Times de RJ (não citei o Fluminense, porque ele não tem título);
    -Times do estado de MG juntos (Cruzeiro e Atlético-MG): SPFC 11 x 9 Times de MG;
    -Times do estado de RS juntos (Grêmio e Internacional): SPFC 11 x 10 Times de RS.

    Além disso, ele é o único time no mundo que em um ano conseguiu 4 títulos internacionais (gostaria de deixar explicado que: diferente de como a quadrúpla coroa internacional conquistada por outros times--> somam os 3 títulos de um ano/temporada junto com a recopa no ano/temporada seguinte<--; o SPFC conquistou 4 títulos somente no ano de 1993-->Mundial, Libertadores, Supercopa e Recopa - por ser o campeão da Libertadores de 1992<-- ).

    Ou seja independente de qualquer critério que possa ser utilizado ele é o único com uma QUADRÚPLA COROA INTERNACIONAL em que ninguém possa contestar... pode ser considerado por:
    - Mundial (93), Libertadores (93), Supercopa (93) e Recopa (94 - disputada em 94 pelas conquistas de 93); que é o critério utilizado para considerar a quadrúpla coroa do Nacional e também pra contagem dos títulos conquistados por clubes europeus em uma temporada; ou:
    - Mundial (93), Libertadores (93), Supercopa (93) e Recopa (93 - disputada em 93 pelas conquistas de 92) -->todas disputadas dentro de um ano/temporada oficial<--

    ResponderExcluir
  165. Vamos apoiar essa campanha do Blog do Perrone:

    http://globoesporte.globo.com/platb/danielperrone/2011/03/02/atencao-diretoria-do-maior-do-mundo/

    ResponderExcluir
  166. Gostaria muito que o São Paulo conseguisse a Adidas como patrocinador,seria interessante e melhoraria no peso e qualidade da camisa tricolor!!!

    ResponderExcluir
  167. Olá, Michel!

    Excelente seu blog, parabéns!!!

    Vamos ver se você pode me ajudar (ou alguém que leia o post, quem sabe)... Há anos procuro na internet o samba-enredo do bloco do SPFC (não lembro o nome exato do bloco) na Pholia na Faria de 1997. Incrível que não tenha em lugar nenhum. Era mais ou menos assim: "Vai, meu São Paulo. Vai que eu vou com você. Vai, meu São Paulo. Juntos nós vamos vencer. (...) É no samba, é no pé, nosso time da olé, vem pra ver como é que é..." etc... Saudosista, queria ter a música completa! hehe

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  168. O REFFIS do são paulo poderia disponibilizar cursos para profissionais que atuam nesta área. Pois acredito que é o único espaço no Brasil que tem uma tecnoligia de ponta no que diz respeito á reabilitação desportiva... fico no aguardo.

    Andreifisioterapeuta@bol.com.br

    ResponderExcluir
  169. A título de colaboração, o "Alves" que vocês não sabem o nome se chamava "Luiz Ramalho Alves"... era meu avô. tenho fotos e medalha de quando ele foi campeão em 1931.
    Geraldo Jr
    gcnjr@ig.com.br

    ResponderExcluir
  170. Michael, podemos dizer que o São Paulo FC é o maior campeão paulista de futebol? Se levarmos em conta os 11 títulos do Paulistano, os 3 da AA Floresta e mais o título de 1931 chegamos em 35 conquistas estaduais... Porque isso não é considerado?

    Tenho uma planilha completa dos campeões paulistas desde 1902, posso enviar por email se quiser.


    Abraço,
    Junior
    drsjunior@uol.com.br

    ResponderExcluir
  171. Tenho muito material do sao paulo aqui jornais da epoca de campeao fotos, se quiser é só falar padreco_andre@hotmail.com

    ResponderExcluir
  172. Blog muito bom, de ilustrações:
    http://artetricolor.tricolormaisquerido.com.br/

    ResponderExcluir
  173. Gostaria de acessar as fichas de todos os jogos desde 1930 até hoje mas não estou conseguindo, gostaria de saber se esta dando algum erro !!
    Grato meu e-mail andre.mario2004@ig.com.br andre mario

    ResponderExcluir
  174. ja que este Presidente nem Diretores não tomam proviencias
    como torcedor pediria que fossemos ao CT pressionar a saida
    deste inutil teimoso e ultrapassado tecnico Leão a frente de
    nosso time ele não classificou time no brasileiro de 2011, ja perdeu Paulista 2012 e por ultimo Copa Brasil um sonho nosso
    Cara que escala Paulo Miranda e Maycon deve levar algo de seus
    empresários não é possivel, a quase 1 ano no comando ele não
    conseguiu ter um padrão de jogo e muito menos fazer time jogar
    nem treinar goleiro que foi sua profissão chega ANTES DA 2ªDIV

    ResponderExcluir
  175. ae DEVeriamos criar um simbolo só com as letras São Paulo.
    SP... SPFC estilo o simbolo NY entrelaçados... tedeu...
    falow abrços !

    ResponderExcluir
  176. Olá!

    o nº de telefone 3742-3377 que era do spfc não é mais deles
    agora ele é residencial e é da minha casa, não aguento mais ficar atendendo o telefone o dia inteiro, já liguei pra vivo e eles não querem trocar o nº, no site oficial do são paulo esse nº não consta mais, então vc poderia por favor atualizar o blog e retirar esse nº?!

    no aguardo
    Até mais

    ResponderExcluir
  177. Oi, Michael.

    Isso merece o apoio de todos os são-paulinos.


    Carta de Repúdio à Imprensa

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A imprensa é contra o SPFC, mas quando o time está ganhando títulos, não tem como criticar. Estamos retomando o rumo das conquistas.

      Excluir
    2. rumo das conquista, toma vergonha na cara, teu time ta um lixo..

      Excluir
  178. Bom dia.
    Poderia nos ajudar a divulgar nosso blog www.gol100.com.br colocando um link para ele em seu blog? Colocaremos seu link também em nossa página.
    O Blog foi feito em homenagem a esse fato histórico contendo vídeos, história e reportagens.
    Muito Grato

    ResponderExcluir
  179. esse ano ta bom pra nós, ganhamos a poderosa taça EUZÉBIO, vamos são paulo, vamos são paulo, pra segunda divisão !!!

    ResponderExcluir
  180. Olá turma do SPFC Pedia,

    Meu nome é Humberto Alves, sou gerente de afiliados do www.apostasonline.com e gostaria de lhes fazer uma proposta.

    Como não consegui encontrar nenhuma área para contato, poderiam me enviar um email para afiliados [arroba] apostasonline.com para darmos continuidade a negociação?

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  181. Oi, Michael.

    Gostaria de o fazer atentar para essas postagens. Encontrei inconsistências.

    http://www.saopaulofc.net/noticias/noticias/historia/2013/12/29/ranking-historico-por-onde-anda-o-tricolor/
    Primeira linha da 1ª e da 3ª tabelas (...no Brasil) estão diferentes.

    Em Estádios Hostis/Maior dificuldade de marcar gols: O SPFC venceu uma partida na Arena da Baixada? Contra o Atl-PR não deve ter sido.

    http://www.saopaulofc.net/noticias/noticias/numeros/2013/12/29/temporada-entrou-para-historia-do-clube-em-numero-de-jogos/
    Veja 1ª e 9ª temporadas com mais jogos. Ambas apontam 1993.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ignore, Michael. Eu confundi Baixada (Grêmio FBPA) com Arena da Baixada (CAP).

      Excluir
  182. SÃO PAULO DEVERIA TER UM TERCEIRO UNIFOME COM CORES DIFERENTE !

    ResponderExcluir
  183. ESTE SUPER HEROI NÃO FICOU MUITO LEGAL FALTOU UMA CAPA ALÉM DO ESCUDO TER QUE FICAR NO MEIO DO PEITO COMO O UNIFORME PRINCIPAL E TER QUE SERMAIOR TIPO UM SUPERMAN

    ResponderExcluir
  184. A pagina tem uns problemas no leiaute, mas o importante é transmitir a informação, que sempre me salva, pois vira e mexe recorro a esta pagina para me tirar algumas dúvidas, e justamente por isso gostaria que verificasse as imagens. A maioria está com erro não abrem. Não é abusando da sua boa vontade, sei que você faz por amor ao SPFC, mas se puder verificar este erro ficarei imensamente grata! =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Michael e Grande Profissional do Clube e deve ta sem tempo pois tem voltado e logo deve ta colocando blog novamente no patamar sempre foi

      Excluir
    2. De fato, só consigo mexer no site e deixar as coisas programadas no fim de semana. A maioria das imagens estão offline pois o antigo servidor, o Photobucket, do nada resolveu impedir de expor as imagens hospedadas lá em site e blogs fora dele...

      Vai levar uma vida pra trocar tudo, mas devagar, vamos tentar.

      Obrigado pela compreensão.

      Excluir

Grandes Taças