SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

segunda-feira, 3 de agosto de 2009

São Paulo e o BNDES

São Paulo e BNDES se reúnem nesta segunda-feira.

De Vitor Birner

O assunto é o financiamento que o clube pedirá para reformar o Morumbi.

O encontro será ás 10hs no Ministério do Esporte e terá a participação também de representantes do Governo do Estado e da prefeitura. O clube foi convocado para a reunião pelo Ministro Orlando Silva. Outras 11 cidades que receberão as partidas da Copa do Mundo também foram chamadas para reuniões com o BNDES nos próximos 2 dias.

As que contam com estádios públicos oferecem a conta tributo (governo federal repassa os tributos ao governo estadual diretamente) como garantia. Mas São Paulo, Internacional e Atlético PR precisam provar que podem pagar o financiamento com receitas próprias, o que é bem mais complicado.

O que diz o São Paulo?

Pedirá entre entre 250 e 300 milhões (a obra está estimada em 135 milhões mais o valor da cobertura que é de cerca de 120 milhões). Representantes do clube dizem já ter as garantias necessárias para oferecer ao BNDES de contrapartida. Se baseiam nas receitas do Morumbi. O estádio deu lucro de R$ 16 milhões ano passado.

Nesta conta, não estão inclusas as rendas dos jogos ou qualquer receita do time de futebol. A locação de camarotes, lojas temáticas, restaurante, e do estádio para shows foram responsáveis pelo sucesso financeiro do espaço.

No plano, está prevista a construção de mais camarotes, lojas e até uma academia de ginástica. De acordo com o próprio São Paulo, este lucro será elevado para 30 milhões anuais. É em cima deste valor que fez a conta.

O BNDES costuma pedir que os financiamentos sejam pagos em 15 anos. O São Paulo tentará aumentar o prazo.


O SPFC vai ao BNDES

Por Júnior, do Blog do Junnym para a Comunidade do SPFC no orkut.

O SPFC vai ao BNDES pedir dinheiro emprestado pra financiar a construção do Morumbi? Sim e qual o problema? Ah, mas o BNDES é feito com dinheiro público. Tá, mas é um banco. O pai dos internautas tontos, a Wikipédia, define o BNDES como:

O BNDES é um órgão vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e tem como objetivo apoiar empreendimentos que contribuam para o desenvolvimento do Brasil. Desta ação resultam a melhoria da competitividade da economia brasileira e a elevação da qualidade de vida da sua população.

Desde a sua fundação, em 20 de junho de 1952, o BNDES vem financiando os grandes empreendimentos industriais e de infra-estrutura tendo marcante posição no apoio aos investimentos na agricultura, no comércio e serviço e nas micro, pequenas e médias empresas, e aos investimentos sociais, direcionados para a educação e saúde, agricultura familiar, saneamento básico e ambiental e transporte coletivo de massa.

Suas linhas de apoio contemplam financiamentos de longo prazo e custos competitivos, para o desenvolvimento de projetos de investimentos e para a comercialização de máquinas e equipamentos novos, fabricados no país, bem como para o incremento das exportações brasileiras. Contribui, também, para o fortalecimento da estrutura de capital das empresas privadas e desenvolvimento do mercado de capitais.

O que que é isso então? Isso quer dizer que o BNDES financia qualquer EMPRÉSTIMO pra quem possa pagar. Ah, mas o SPFC não tem garantias de que possa pagar. Tem sim... Morumbi, CTs, clube social, sede... Em fim, uma infinidade de coisas.

Se é errado o SPFC pegar empréstimo, então você não pode comprar sua casa financiada na Caixa, pois é dinheiro público.

Ou seja, não caia em conversa fiada de gente que é louca pra achar algo errado no SPFC. Nada disso é errado ou imoral. O SPFC apenas está se movimentando e não esperando um estádio cair do céu como os adversários.

Saudações tricolores.

...

E digo mais, a reunião com o BNDES foi chamada pelo Ministro Orlando Silva, e o São Paulo, convocado. Se chegarem em algum acordo, o clube - obviamente - o fará como garantia para seus projetos.

Ou seja, ele negocia com empresas privadas a reforma de seu estádio. Saindo tudo a contento, o SPFC não precisará recorrer ao BNDES. Caso os recursos privados não sejam suficientes e por ter se comprometido com a Copa do Mundo 2014, o clube então deverá comprometer parte de sua renda originária do próprio estádio (e não do futebol, por exemplo) para saldar o empréstimo.

Um exemplo de jornalismo de verdade:

A reunião do São Paulo com o BNDES

Marcello Lima

Conversei com Ataíde Gil Guerreiro,vice-presidente do São Paulo, sobre a reunião entre o clube o Ministério dos Esportes e o BNDES,que aconteceu nesta segunda-feira em Brasília.

A reunião havia acabado 5 minutos antes de nossa conversa,por volta das 14 hs.

O dirigente esclareceu pontos importantes que relato a seguir:

Empréstimo

O São Paulo não solicitou nenhum tostão para o BNDES. Na verdade o Banco queria saber se o clube iria ou não precisar de uma linha de crédito para as reformas da Copa e qual seria o valor pedido.

A diretoria do São Paulo comunicou que está em negociação com várias empresas para bancar o total da obra (300 milhões de reais) sem a necessidade de pegar dinheiro emprestado.

Grande parte desse valor já foi conseguido,mas se até o dia 31 de dezembro o Valor total da obra não for alcançado com as empresas parceiras,ai sim o São Paulo poderá consultar o BNDES sobre a criação de uma linha de crédito para concluir o projeto.

A Reforma

Serão gastos 300 milhões de reais na reforma do estádio do Morumbi divididos da seguinte forma:

150 milhões para a cobertura.

50 milhões de reais em reformas sem legado para o estádio (como moveis e televisores para convidados e jornalistas além de logística para transmissão dos jogos) que são bancados pela FIFA.

100 milhões para a melhora e modernização das dependências do Estádio.

Não estão computados nesta soma os gastos que o governo e a prefeitura terão com obras de infraestrutura no entorno,como o edifício garagem que será construído em frente ao estádio.

Prazos

O São Paulo terá no dia 31 de Agosto uma reunião com a FIFA para saber exatamente as mudanças que serão pedidas (e bancadas) pela entidade no estádio do Morumbi.

Dia 31 de Dezembro é o prazo final para o São Paulo apresentar todos os parceiros que bancarão as obras (podendo ai acontecer um empréstimo junto ao BNDES caso falte alguma soma para atingir os 300 milhões).

Parceiros:

Por enquanto a diretoria guarda a sete chaves os parceiros que investirão nas reformas do estádio.

Cobertura

A cobertura do estádio,não faz parte do caderno de encargos da FIFA,mas como o clube quer sediar a abertura da copa e a FIFA leva em consideração este item, a cobertura será feita.

E para encerrar, a fonte oficial:

Técnicos do BNDES estudam possibilidades de financiamento para a Copa de 2014

Ministério do Esporte

Os técnicos do Ministério do Esporte e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) iniciaram nesta segunda-feira (3), em Brasília, reuniões com representantes das cidades escolhidas para sediar os jogos da Copa do Mundo em 2014. As reuniões tem como objetivo estudar as possibilidades de o BNDES abrir uma linha de financiamento exclusiva para construção e reforma de estádios de futebol para sediar jogos do Mundial.

Nesta segunda, os técnicos puderam tirar suas dúvidas sobre os projetos de São Paulo, Minas Gerais e Bahia. Os representantes dos três estados também detalharam questões técnicas necessárias para preencher as exigências de um financiamento bancário e apresentaram documentos específicos para a construção das arenas.

Entre eles, o estudo de viabilidade econômico-financeira dos investimentos nos estádios, o modelo de investimento pretendido, a confirmação da existência de projeto básico e/ou executivo de engenharia, com os seus respectivos orçamentos, e de licenciamento prévio ambiental e urbano, instituições responsáveis para a execução do projeto do estádio, necessidades de financiamento e fontes de recursos existentes.

As reuniões prosseguem nesta terça-feira (4), com a participação dos estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Ceará e Amazonas, além do Distrito Federal. Na quarta-feira (5), será a vez dos representantes dos estados de Pernambuco, Mato Grosso, Rio Grande do Norte e Paraná.

3 comentários:

  1. Oi Michael

    Nao falo portugues mas eu espere que voce me entende direito.

    Sou polones morando aqui no Sao Paulo. Eu gosto muito do seu SPFCpedia. Sou fa do SPFC obviamente ;-)

    Eu tambem tenho blog sobre Sao Paulo mas so em polones.

    pode dar um aolhada :-)

    polones.bloog.pl

    Eu acho e unico blog na Polonia sobre Sao Paulo ;-)

    Quero te perguntar algumna coisa.
    Posso, as vezes, usar informacoes e coisas (fotos etc) do seu blog no meu? Seria muito bom.

    Me da resposta, por favor

    Abraco!

    PS. Voce fala ingles?? Meu portugues e ainda muito ruim :-)

    PS.2. Seu email e jan.sobieski@gmail.com??? Jan Sobieski era rei polones! :-D

    ResponderExcluir
  2. Hi, Tomek. Very cool to meet a fan of São Paulo of distinct origin. I am very happy and thank you for the attention. I will link to your blog in Polish, hehe;

    About using information, photos and etc, feel at home. At their disposal. Just ask that quoting the source (primary or secondary)

    My English is not there these things, which is terrible even, hehe but your Portuguese is well understood, congratulations.

    And yes, hahaha Jan Sobieski, the Shield of Europe, Polish king who saved Siege of Vienna and prevented the Muslim advance in Europe. I love history and also that the name of the king inspired a japanese cartoon character.

    Greetings, check back often. Anda, if you to need, just call.


    Oi, Tomek. Muito legal conhecer um torcedor do São Paulo de origem tão distinta. Fico muito feliz e obrigado mesmo pela atenção. Vou até linkar seu blog em polonês, hehe;

    Sobre usar informações, fotos e etc, sinta-se a vontade. A seu dispor. Só pediria que citasse a fonte (primária ou secundária, junto)

    Meu inglês não é lá essas coisas, aliás é terrível mesmo, hehe Mas seu português é perfeitamente entendível, parabéns.

    E sim, hahaha Jan Sobieski, o Escudo da Europa, rei polonês que salvou Viena do Cerco e impediu o avanço muçulmano na Europa. Gosto muito de história e também por que o nome do rei inspirou um personagem de desenho animado japonês.

    Abraços, volte sempre. Precisando é só chamar.

    ResponderExcluir
  3. Um polonês! Que ótimo!

    Ele escreveu em português muito bem...

    ResponderExcluir

Grandes Taças