SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

"Não tiro em respeito ao torcedor"

Exemplo de quando camisa e pele se tornam uma só coisa:

Do Portal Terra, em 28/04/2006.

O zagueiro uruguaio Diego Lugano, de 25 anos, é um caso raro no futebol brasileiro. Ele se recusa a trocar camisa com jogadores adversários e nunca deixa o campo de jogo sem estar vestindo o uniforme do São Paulo.

"Não tiro em respeito ao torcedor", diz Lugano.

Foi o que ele fez na última quarta-feira, depois do empate em um gol com o Palmeiras. Lugano foi procurado pelo lateral Márcio Careca e, educadamente, explicou que não poderia fazer a troca. "Só aceito se for um jogador muito amigo e ainda assim mando a camisa no dia seguinte. Nunca no estádio", diz.

Ele foi para a sala da coleta do exame anti-dopagem uniformizado. Como demorou duas horas e 23 minutos para urinar, só tirou a camiseta porque tomou banho neste ínterim. Aliás, o central Tricolor é o terror do pessoal da Comissão Anti-Doping. "Ele leva até três horas para coletar o material".

Para se ter uma idéia, nessa última passagem na sala de coleta do Parque Antártica, ele consumiu oito latas de refrigerantes e quatro garrafas d'água. Mesmo assim, quando foi entrevistado sobre a troca de camisas, fez questão de abrir a mochila, pegar o uniforme suado e vesti-lo para a gravação.

Lugano justifica de duas maneiras esta atitude. A primeira é respeito ao torcedor. "Desde que eu era menino, achava feio um ídolo do Nacional, para quem eu torcia, deixar o campo depois de um jogo contra o Peñarol com a camisa deles nas costas".

Diego diz que na cidade de Canelones, onde nasceu, metade da população é torcedora do Nacional e a outra metade gosta do Peñarol. "Eu sei o sacrifício que o torcedor faz e o amor que ele tem pelo clube e sua camisa. Não gostaria de decepcioná-lo".

A outra razão é mais pragmática. Cada camisa guardada vai parar nas mãos de um amigo de Canelones, hoje a cidade uruguaia com o maior número de são-paulinos de que se tem notícia.

Por isso, a coleção de camisas de Lugano é modesta. "Tenho poucas", diz. Mas duas são especiais, "além das do São Paulo". Uma é da seleção do Uruguai. E outra é a número 13 do Brasil. Lugano trocou o uniforme no jogo entre uruguaios e brasileiros, pelas eliminatórias da Copa do Mundo.

"O jogo acabou e eu estava saindo quando 'seo' Zagallo veio correndo com a camisa na mão e me pediu para trocar. Poxa, era o Zagallo!", justificou.

12 comentários:

  1. esse é fera.... um dos melhores zagueiros que eu vi jogar.

    ResponderExcluir
  2. Lugano é O cara...saudades dele no tricolor!

    ResponderExcluir
  3. Esse era zagueiro de raça do TricolORR!!!

    ResponderExcluir
  4. Monstro! Esse cara é demais!

    ResponderExcluir
  5. Olá equipe do SPFCpedia,
    sou o Jhonathan Doria, blogueiro e proprietário do Redação SPFC, venho interessado em parceria. Se o interesse for mutuo enviem um email para:

    jhonathandoria@hotmail.com

    abs,

    Jhonathan Doria
    http://tricolorquerido.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  6. Fala Parceiro!!!! Mudei um pouco a cara do meu blog.passa lá......Abs!!

    ResponderExcluir
  7. Vale a pena lembrar! isto sim é umm idolo tricolor
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. alem de craque em campo, exelente carater, so o sp nos proporciona isso.parabens tricolor.

    ResponderExcluir
  9. O LUGANO É UM MONSTRO!!!!!!!!!

    ResponderExcluir

Grandes Taças