SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

sexta-feira, 3 de abril de 2009

Inauguração dos refletores do Pacaembu

O São Paulo treinou hontem á noite no Estadio

Impressionou bem o quadro que deverá enfrentar o America sabbado, sob a luz dos reflectores do Pacaembu - José de Godoy satisfeito com o trabalho de seus pupilos - Escolhida a preliminar

Jornal Diário da Noite, 09 de maio de 1940.

Imagem de Régis Augusto Romualdo

O jogo marcado para sabbado à noite, no Estádio do Pacaembu, sem duvida vem despertando notável interesse entre os adeptos do nosso futebol. Realmente apresenta-se elle bem sugestivo e com credenciaes para satisfazer em toda a linha. Estarão frente a frente São Paulo F. C. e America, do Rio de Janeiro, o que quer dizer que veremos em confronto dois times de possibilidades mais ou meons [sic] equivalentes, que deverão apresentar uma contenda equilibrada e das mais movimentadas, de vez que ambos contam em suas fileiras com elementos em boa forma e de grande fibra. Isto além da parte technica que deverá ser boa, dada a forma dos contendores e as performances por elles marcadas nestes ultimos meses, que bem revelam quanto affirmamos.

Os Reflectores do Pacaembu

Com a peleja entre sampaulinos e americanos serão inaugurados officialmente os reflectores do Estadio Municipal. Alguns mais observadores, tendo visto o gramado iluminado, commentaram que a luz não estava perfeitamente distribuida e não foram poucos os que procuraram basear-se nisso para criticar a illuminação do Estadio. Entretando, essa falha não mais será observada, isto porque já foram feitas as observações technicas precisas e, para o embate de sabbado estarão os reflectores dispostos de molde à distribuir perfeitamente claridade necessaria.

O S. Paulo treinou hontem á noite

O São Paulo F. C. realizou na noite de hontem um ensaio no Estadio dividido em dois períodos e com o tempo regulamentar. Sem o menor receio, podemos affirmar que o exercicio foi bastante proveitoso para os tricolores e, por outro lado, deixou patenteado o poderio da turma que deverá enfrentar o America. O director technico do tricolor, Dr. José de Godoy, dirigindo o treino, formou de um lado o time completo, o adversario dos americanos, e do outro, a reserva chamada "esquadra azul". Caxambú operou na meta não tendo porém grande trabalho, não evidenciou bem sua forma actual.

Iracino e Squarza formaram a zaga. Aquelle, como sempre, impressionou bem pela calma e precisão com que desarma um adversario e desfaz o ataque contrario. O segundo mostrou-se algo descolocado, avançando muito e, consequentemente, deixando por vezes seu posto sem defeza. Conjuntamente constituem elles uma barreira firme e dificil para o adversario.

Fiorotti, Ponzo e Lyzandro agiram com efficiencia e tendo pela frente uma linha realizadora, puderam manter o bando adversario afastado de seu campo. O ataque, integrado por Bazzoni, Jofre, emedio, Remo e Paulo, impressionou muito bem. Ha muita harmonia e aquellas escaladas em conjunto envolvem perfeitamente a defeza adversaria, tornando a area perigosa com rapidez e de molde a descontrolar os seus defensores. Nos arremates finaes tambem observamos que a efficiencia é grande, sobresaindo-se nesse particular o centro atacante, com seus fortes e inesperados chutes com os dois pés, e Bazzoni, que com sua velocidade e habilidade, consegue colher a pelota quando esta é procurada, pelos seus antagonistas. Assim, ambos, quando dentro da area, constituem perigo constante para o guardião, especialmente porque os seus companheiros os servem bem e sempre conseguem fazer passes aproveitando os momentos mais propicios para a marcação de pontos. Analysando-se o conjuncto sampaulino que deverá medir-se com o quadro carioca, concluimos que está elle em forma e deverá constituir um adversario difficil e capaz de surprehender os "diabos rubros".

Godoy Satisfeito

Após o ensaio nossa reportagem trocou algumas palavras com o director technico do S. Paulo F. C, dr. José de Godoy, indagando sua impressão sobr eo exercicio, o qual, não escondendo sua satisfação pela actuação dos que terão a tarefa de pelejar com o conjunto carioca depois de amanha à noite, disse:

- "Como deve ter observado, todos estão bem dispostos e em condicções apreciaveis, apresentando collectivamente rendimento que autoriza a depositar esperanças, embora sabendo-se que num confronto ha differença e os adversarios nao são os mesmos que se apresentam num ensaio. Mas, mesmo assim, não deixo de depositar confiança no meu quadro e creio que elle poderá até ir mais além, especialmente se todos seguirem as instrucções recebidas e agirem com aquelle enthusiamos que sempre têm revelado.

A Preliminar

O embate secundario será realizado entre um quadro formado por chronistas esportivos e o seleccionado de chronistas radiophonicos.

Providencias do S. Paulo

Para o jogo a realizar-se sabbado, á noite, com o América F. C., do Rio de Janeiro, no Estadio Municipal do Pacaembú, foram tomadas as seguintes providencias:

SOCIOS - Terão livre ingresso no Estadio, mediante a apresentação da carteira social, acompanhada do recibo do corrente mes ou da annuidade, e deverão entrar pelo portão n. 23, rua Capivary, sendo que ficarão localizados no recinto das archibancadas sem numero, especialmente reservados, em frente a tribuna official.

CAMPANHA DE COOPERAÇÃO - Para o engrandecimento do S. Paulo F. C., os socios poderão adquirir junto ao recibo mensal, o recibo cor de rosa, da Campanha de Cooperação.

COBRADORES - Estarão a disposição dos socios, na séde, até sabbado ao meio-dia, e depois no Estadio das 18 horas em diante nos "guichets" do portão 33, rua Capivary.

PREÇOS - Para o jogo com o America, vigorarão os seguintes preços: archibancadas numeradas 15$000 - archibancadas sem numero 5$000 - geraes de 2.a classe 3$500 - geraes de 3.a classe 3$000.

VENDA DE INGRESSOS - As archibancadas numeradas e sem numero acham-se a venda em nossa séde, a rua D. José de Barros, 337 - Ao Esporte Nacional, rua S. Bento, 256 - Touring Clube, á rua 24 de Maio esquina da rua Cons. Chrispiniano e a av. Rangel Pestana.

INSTRUÇÕES AO PUBLICO - O publico deverá ingressar no Estadio pelos seguintes portões: archibancadas numeradas e sem numero: - rua Italy, portões 10, 14, 18 - Geraes 2.a classe, rua Itapolis, portões 9, 13, 17. Geraes de 3.a classe, portão principal.

BOLAS: - As bolas para o jogo com o America foram gentilmente offerecidas pela Cia. Antarctica e Fasanello.

Imagem de Régis Augusto Romualdo

Como devem saber, o Pacaembu foi inaugurado em 28 de abril de 1940 com dois jogos. O Palmeiras fez a preliminar e o Corinthians o jogo principal do dia. No fim das contas, mesmo em tese sendo somente a preliminar, o Palmeiras que estreiou o recinto. Coube ao São Paulo, então o menor dos três (à época nem havia o trio de ferro), os festejos da inauguração da iluminação artificial.

Curioso pensar nisso, que mesmo ainda sem uma conquista estadual sequer após a (re)fundação, o clube tenha conseguido um espaço nas festividades. Resquício, talvez, de sua significante torcida herdada de outrora (afirmo isto com base na pesquisa do DEIP de semanas após, em que vencemos os adversários mais tradicionais).

Enfim. O jogo em si se mostrou excitante e movimentado, tal qual previu o jornal. Só que perdemos...

11.05.1940 Amistoso Nacional
SÃO PAULO (SP) Estádio Municipal de São Paulo - Pacaembu
SÃO PAULO Futebol Clube (SP) 5 X 6 AMÉRICA Futebol Clube (RJ)

Caxambu; Iracino e Herculano Squarza (Bruno); Fiorotti (Damasco), Ponzoníbio e Lysandro (Orozimbo); Bazzoni, Jofre, Hemédio, Remo e Paulo.

Técnico: Ramón Platero
Gols: Bazzoni (2); Hemédio (2); Paulo
Árbitro: Fioravante D'Angelo
Não houve jogador do SPFC expulso nessa partida
Renda: Desconhecida
Público: Desconhecido

5 comentários:

  1. Muito legal essa repotagem! Não sabia que nessa época já havia venda antecipada de ingressos e em locais espalhados pela cidade. Achei que isso fosse coisa mais ou menos recente, pois não me lembro de ser assim na década de 70 quando comecei a frequentar estádios.

    Engraçada é também a Campanha de Cooperação com a venda do "recibo cor de rosa". Imaginem se essa campanha fosse hoje o que não falariam!

    Outro ponto notável é que as bolas eram fornecidas por um particular.

    Michael, a palavra com (?) no primeiro parágrafo deve ser "conTendores".

    ResponderExcluir
  2. Hehe, imagino que isso cor de rosa, ate pela maneira que foi dito, devia ser algo comum na epoca, talvez algo referente a tributos, etc, enfim. Uma expressão como "cartão azul", "tarja preta", e tal... Mas falando do mais importante:

    Interessante mesmo isso, Edson. Creio que naquela epoca era até mais facil, afinal a cidade era menor, nao passava do atual centro expandido (alias os limites do centro expandido de hj ja era longe a beça naquela epoca).

    Mas quando a cidade fica maior, quando mais precisava, nao tivemos isso hehe.

    Quanto ao material esportivo, isso era problema na epoca mesmo.. quase sempre rolava alguma doação, lembro de outras pesquisas sempre alguem oferecendo essas coisas.

    Essa Fasanelo, teve até uma Taça oferecida por eles... Não lembro agora quem foi o campeão (deve ser alguma taça menor do corinthians ou do palmeiras)

    Ah, obrigado, deve ser isso mesmo, vou alterar.

    ResponderExcluir
  3. Ah, e nas imagens nao repararam em nada?

    Será tema de um próximo post meu...

    ResponderExcluir
  4. O jogador do América estava de boné? =P

    Dá pra perceber que em um dos jogadores do SPFC a listra da camisa mais escura é a vermelha, enquanto na de outro, é a preta.

    A partir daí, dominaríamos a década de 40...

    Mas que pesquisa do DEIP é essa, Michael?

    ResponderExcluir
  5. uhauha nem, mas só comentarei quando postar sobre :P

    A pesquisa que me refiro está citada aqui: O Mais Querido.

    ResponderExcluir

Grandes Taças