SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

domingo, 30 de agosto de 2009

Inspiração Histórica


Paulistano + Palmeiras = São Paulo

Que o uniforme do São Paulo foi uma junção das vestimentas de seus dois times fundadores, todo mundo já sabe. O que talvez poucos saibam é que esse tipo de inspiração ou homenagem histórica não para por ai.

O Paulistano mesmo, rendeu outras três camisas à coleção Tricolor:


A segunda camisa do CAP - nessa foto a usada na excursão à Europa, em 1925 - foi revivida em um uniforme de treino nos anos 50 - nessa imagem trajava Canhoteiro.


Outra camisa de treino, desta vez, serviu -talvez- de base para um lançamento comemorativo, a camisa de Tricampeão da Libertadores. Me faltam imagens comprobatórias, mas diria que também é inspirada em alguma versão de camisa do CA Paulistano...


Quanto a esta não há dúvida. A intenção era clara, homenagear o Paulistano no ano de seu centenário, por isso este uniforme retrô, usado em um só tempo de um jogo de torneio amistoso em 2000 (SPFC 3 x 2 Avaí, Torneio Constantino Cury).

Mas o apego as homenagens históricas não se resume ao Paulistano. Há também o resgate a outros clubes, que fazem parte da vida Tricolor:


Como sabem, o Estudantes nasceu quando da extinção da primeira fase do clube, em 1935. Sua camisa -de acordo com o Almanaque do Futebol Paulista- pode ter inspirado a confecção de uma versão comemorativa, chamada Torcedor Vip Rbk, de 2006. Tão VIP que só foram feitas 200 dessa linha.


Tempos depois, o Estudantes se fundiu com o CA Paulista, resultando no CA Estudantes Paulista. Este, por sua vez, se uniu ao SPFC em 1938. Curiosamente, tempos depois*, o Tricolor passou a usar, às vezes, uma camisa igual ao extinto clube (e também idêntica a da Seleção Paulista). Homenagem dupla? Acordo como parte do tratado de fusão? Ficam as interrogações...

*Delimito o uso entre 1940 e 1944, pois são as duas datas que possuo em que tenho total certeza da aparição dessa camisa. Seu uso em si pode ter começado antes. Talvez justamente após a fusão, em 1938...

Outro reavivamento - este aparentemente muito óbvio, arriscaria dizer até que oficial - foi este:


O Uniforme de torcedor, lançado em 2009, é de claras feições com um criado por Paulo Planet de Buarque, em 1966. Digo isto, pois, pela aparição da rara foto de 1966 no ano passado, na internet (No site "Que Fim Levou") e pelo lançamento da nova coleção pouco tempo depois...

Curiosamente, até o momento, não consta que o São Paulo tenha resgatado o outro lado de sua ascendência, a AA das Palmeiras, apesar de já ter vestido sua camisa em um jogo amistoso contra os Estados Unidos, em 1930:


E olha que existem outras boas opções, como esta abaixo e a esquerda:


Usada entre 1906 e 1909. Ao lado, o terceiro uniforme do Paulistano, totalmente vermelho, visto na excursão à Europa em 1925. Se restam resgates históricos ou homenagens a se fazer, são esses.

20 comentários:

  1. Verdade Michael,falta homenagear o A.A. Palmeiras, diretoria não pode se guiar pelo ego e só porque o mesmo tem o nome de um rival hoje, não prestar esta homenagem.

    ResponderExcluir
  2. Gosto dos atuais, destes não gostei de nenhum......Homenagem ao Palmeiras??? PARA!!!! rsrsrs

    ResponderExcluir
  3. demais! esses posts são uma delicia!
    essa camisa Vip do Justus ficou feia demais..acho q o tamanho do simbolo e tal..parece mto piratona.
    resgate historico!!! viva!

    ResponderExcluir
  4. Adicionei uma da AA das Palmeiras que havia me esquecido.

    ResponderExcluir
  5. Ficou estranha a frase "A segunda camisa do CAP - neste foto a usada na excursão à Europa".

    Michael, vc tem a foto inteira da homenagem ao centenário do Paulistano, em 2000? Muito legal!

    ResponderExcluir
  6. Então, Michael, vc tem a foto inteira da homenagem ao centenário do Paulistano, de 2000?

    ResponderExcluir
  7. Nossa, desculpa a demora em responder.

    http://spfcpedia.biz/equipes-postadas/2000_paulistano.jpg

    Tenho uma maior, mas não to achando agora, e to indo saindo pro trampo hehe. Ate mais tarde te envio.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. Por essa foto de 2000, dá pra entender pq foi uma época de poucos títulos. Apesar de temos na frente Raí, França, Evair e Marcelinho, atrás tínhamos Paulão e Wilson hehe... Mesmo assim (ou talvez justamente por isso), Rogério se destacava.

    ResponderExcluir
  9. Homenagem à AA das Palmeiras... acho que não.
    Tem o nome de um dos rivais e as cores do outro.
    Alem disso. O Paulistano ainda existe. Já a AAP deixou de existir ao surgir o SPFC.

    ResponderExcluir
  10. O São Paulo não entrerá em campo com esse 3º uniforme por um erro estratégico. Os números dourados até ficaram bonitos, mas não contrastam com o branco, o que os torna ilegíveis à distância.
    Além disso: Por acaso jogamos alguma partida com o "Torcida Black"?

    ResponderExcluir
  11. Anonimo das 13:58. Nunca.

    Anonimo das 13:54, caso nao seja o mesmo, hehe. Realmente é um bom argumento, tem sentido.

    Mas digamos que, na realidade, o SPFC é mais continuação do AA das P (com inclusive o mesmo registro original na liga, só mudando o nome) do que herdeiro do Paulistano, que como dito, continuou existindo, nao fazendo parte da fusao, verdadeiramente.

    ResponderExcluir
  12. Que excelente pesquisa. A gente sempre descobre novidades aqui!
    Só uma coisa. Segundo e terceiro uniformes do Paulistano não eram como segundo e terceiro uniforme hoje. Era uniforme pra excursão mesmo. E talvez, comprado na Europa mesmo, pela necessidade. A seleção de 58 teve que comprar o kit azul na Suécia mesmo. Só depois dos anos 30 é que o uniforme de um time tinha que se distinguir daquele usado pelo adversário, pelo menos a camisa. Agora, quanto ao uniforme preto do Estudantes-Paulista, pena que não há foto da época. Sei que a do Independente (anos 30) era igual à do River Plate da Argentina.

    ResponderExcluir
  13. Quis dizer acima que esses uniformes do PAulistano não deveriam ser uniformes reservas oficiais, mas ocasionais.

    ResponderExcluir
  14. Muito provavelmente anonimo, fosse isso mesmo.

    ResponderExcluir
  15. Engraçado o número de jornalistas que defendem o tal 3º uniforme no Brasil. Ele é totalmente desnecessário quando o clube já é bem resolvido com seus uniformes, coisa que não acontecia com alguns clubes europeus. Esse desconforto com o 2º uniforme e até com o 1º tem acometido alguns brasileiros também. Agora, o que o SPFC faz é rentável: uma 3ª camisa especial para a torcida. Nossos dois uniformes já são bem bonitos e não abrem espaço a um terceiro modelo.

    O pior é que tem gente já achando que clube grande tem que ter 3º uniforme. Aqui no Brasil, historicamente, são os pequenos que vivem trocando de uniforme, para vender camisas mesmo.

    ResponderExcluir
  16. No centenario o São Paulo podia fazer pelomenos 1 jogo com a camisa dos times que deu horigem ao nosso Tricolor de hoje, o primeiro tempo com a camisa do Paulistano e no segundo tempo com a do Atlético das palmeiras, oque vocês acha?

    ResponderExcluir

Grandes Taças