SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

sexta-feira, 11 de dezembro de 2009

São Paulo é Tricampeão Mundial também de acordo com a FIFA

O Michael Serra havia escrito sobre a participação da FIFA no antigo Mundial Interclubes. Pode, porém, ter ficado alguma dúvida sobre se de fato ela contabiliza essas conquistas.

Portanto eu, tales.ebner, vou apresentar mais provas que corroboram o que todos (torcedores, mídia e rivais) já sabem: que o São Paulo é Tricampeão Mundial de fato e sem asteriscos.

A FIFA reconhece os campeões da Copa Toyota Europeia/Sul-Americana (que era conhecida como Taça Intercontinental até 1979 e popularmente como Mundial Interclubes) como campeões mundiais de fato em diversas matérias da própria entidade que podem ser vistas a seguir já com as principais passagens traduzidas e devidamente explicadas:
  • Goodbye Toyota Cup, hello FIFA Club World Championship — "Assim em 2005, a Copa Toyota, tradicionalmente um campeonato de um jogo só entre os campeões da Europa e da América do Sul, tomará uma nova dimensão quando se tornará o Campeonato Mundial de Clubes da FIFA, disputado por todos os clubes campeões dos seis continentes." — nesse primeiro texto fica claro que o novo substituirá o velho, dando continuidade aos títulos mundiais conquistados anteriormente.
  • We are the champions — "(…) sua competitividade nunca foi posta em dúvida." — nesse texto a competividade é colocada em um patamar alto, confirmando a importância do torneio. Além disso há, ao final do texto, uma listagem com os campeões anteriores que começa em 1960.
  • Toyota Cup: figures, records and a giant-killer — "(…) tendo ganho o título mundial em 1987 contra o Peñarol Montevideo (…)" — no terceiro texto o titulo da Copa Toyota é categorizado como mundial.
  • FIFA Club World Cup Japan 2007 — "Ganhadores da Copa Toyota (Intercontinental) em 1990, AC Milan teve que esperar outros 17 anos para acabar com sua seca de títulos mundiais em solo japonês." — no texto, mais uma vez, o torneio predecessor é confirmado como mundial.
  • High drama in Yokohama — "Enquanto o Liverpool falhou em 1981 e 1984, São Paulo ganhou o torneio predecessor, a Copa Toyota, jogado no Japão entre os campeões da América do Sul e Europa, em 1992 e 1993. Se não fosse inspiração suficiente nomear-se hat-trick* (…)" — no quinto texto fica clara a continuidade entre os torneios e a junção entre eles.
  • FIFA Club World Cup Japan 2008 — "(…) para segurar firme seu segundo troféu do Campeonato Mundial de Clubes da FIFA (…)" — no sexto texto os títulos do Manchester United (primeiro em 1999 e segundo em 2008) são contabilizados igualmente e são, inclusive, chamados pelo mesmo nome.
  • Barça belatedly rule the world "() mas parecia que ia perder a chance de ser campeão do mundo pela terceira vez - perderam para o para o São Paulo por 2-1 na Copa Toyota - um precursor da Copa do Mundo de Clubes da FIFA - em 1992, ()"no sétimo e último texto a FIFA coloca o fracasso contra o São Paulo no antigo Intercontinental, em 1992, como perda do título mundial.
* hat-trick é uma gíria esportiva inglesa que faz alusão à algo conquistado três vezes, como gols e campeonatos. No contexto significa tricampeão.

Não se pode esquecer da matéria, em português, que saiu no site da FIFA intitulada "São Paulo leva o tri mundial" e que traz passagens como: "Na Copa Toyota, torneio que precedeu o atual certame (…)" e "A motivação são-paulina pela busca do tricampeonato (…)", que somente corroboram a aceitação da Copa Toyota como mundial oficial. A própria página do clube no site da entidade maior do futebol, o subtítulo traduzido é "Aula de 2005 completa tri do Tricolor Paulista".

Ainda tem o release oficial da FIFA, traduzido a seguir, produzido quando da mudança de um formato para outro.
  • "O Campeonato Mundial de Clubes da FIFA substituirá a Copa Toyota de 2005 em diante. (…)" — confirmando que o novo mundial continuará o legado do anterior.
A CONMEBOL também endossa essa visão como se pode ver em uma matéria, devidamente traduzida abaixo na época da transição. Além disso ela nomeia o São Paulo como Tricampeão Mundial.
  • "A FIFA, a UEFA e a CONMEBOL se viram aliviadas com uma solução tão feliz. Nestes 25 anos a Copa Toyota Europeia/Sul-Americana foi um modelo de competência, meticuloso na sua apresentação, impecável em sua organização". — ou seja, a FIFA é colocada ao lado da UEFA e da CONMEBOL como uma das organizadoras do torneio.
imagem do jogo entre São Paulo e Milan que confirma
a participação da FIFA no Mundial Interclubes

Ainda há outro ponto colocado por um leitor desse blog: não dá para esquecer que o primeiro torneio com sequência do continente da Oceania foi em 2005 (por ordem da FIFA) e o primeiro torneio com sequência do continente asiático foi em 1986 (antes havia sido descontinuado). Sequer teria como organizar um torneio com representantes de todas as partes do mundo, logo quem ganhou foi de fato o melhor time do mundo no ano que o conquistou.

Por essas e por outras é que, a cada dia que passa, fica mais difícil ir contra a história, os títulos e a hegemonia Tricolor.

20 comentários:

  1. FIFA desta vez acertou.

    Somos TRI, algo muito dificil de alcançar.

    Parabens a equipe do site pelo excelente trabalho realizado com extrema competencia, sempre.

    abraços

    Daniel, Sp, 22 anos.

    ResponderExcluir
  2. a fifa afirmou uma coisa que eu já sabia desde 1992 e 1993
    quem não é campeão do mundo é corinthians, palmeiras e fluminese
    ganharam o que para participar das edições da copa rio???
    ganharam o paulistinha do ano anterior é???
    se bem que na década de 50, não havia campeonatos nacionais para disputar. tinha um campeonato sul amiericano que o vasco ganhou no final dos anos 40 e nem sei como ele fez para partiipar daquela competição. pelo visto foi como convite por algum titulo nacional tbm.

    ResponderExcluir
  3. Qualquer um que REALMENTE entenda de futebol sabe que o Mundial Interclubes/Copa Toyota é um Mundial válido, os únicos que discordam disso é torcedor com dor de cotovelo e que precisa conquistar torneio de verão pra ser campeão "mundial"...

    ResponderExcluir
  4. Ou pedir título por fax...

    Boa Tales. Ainda que muitos digam que texto do site da FIFA nao tenha muito peso (pois volta e meia eles se contradizem), são versões oficiais e principalmente, bem argumentadas, apoiadas também em outros fatos, conmebol/imagens de patrocinio.

    Enfim, beira o indiscutível hehe.

    ResponderExcluir
  5. Tirem um print screen e postem a imagem do "São Paulo leva o tri mundial" no site da FIFA.

    Nos sites do Milan e do Manchester United também referem-se claramente à Copa Intercontinental como Mundial.

    ResponderExcluir
  6. falando em mundial interclubes...
    parabens ao spfc pela conquista do bi campeonato mundial interclubes de 1993
    12/12
    data histórica no clube como os dias 13/2 e 18/12
    e o aniversário do spfc tbm é dia 16/12
    aniversário que não acaba mais

    ResponderExcluir
  7. Ótima pesquisa, Tales.

    Fica uma dica, não sobre o SPFC, mas sobre futebol e Geografia. Ainda bem que o São Paulo fica no Estado e na cidade de São Paulo. Rei da Brasilidade.

    http://esportes.r7.com/futebol/noticias/futebol-deseduca-quando-o-assunto-e-geografia-20091212.html

    ResponderExcluir
  8. vc saberia dizer se o spfc tem algo planejado para O DIA TRICOLOR em 16de dezembro?Eu e minha galera vamos para um sitioonde curtiremos um churrasco cutiremos muitos momentos sao paulinos no dvd

    ResponderExcluir
  9. Se mais times brasileiros tivessem ganho o Mundial (no Japão) entre 1993 e 2005 não haveria tanta polêmica. A competição é e era muito difícil, principalmente para os sul-americanos que têm verdadeiras seleções como oponentes.
    Nesse período, Grêmio, Cruzeiro, Vasco e Palmeiras fracassaram em 95, 97, 98 e 99 respectivamente. E na América do Sul o Boca Jrs viveu grande momento histórico vencendo as finais contra o Santos (2003) e o Palmeiras (2000) no nosso estádio. E o copeiro Olimpia paraguaio venceu o São Caetano no Pacaembu (2002). Ainda triunfaram Velez (94), River (96)e Once Caldas (2004), sendo que só o primeiro voltou com a taça do Japão.
    Apesar de tanta supremacia econômica dos times europeus, o Mundial Interclubes é historicamente equilibrado e VALORIZADO sim por eles, obviamente quando ganham.

    ResponderExcluir
  10. mais um pra adicionar aí:

    "Barcelona threw absolutely everything forward in search of an equaliser, but it appeared they would miss the chance to become world champions for the third time – they lost to 2-1 to Sao Paulo in the Toyota Cup – a precursor to the FIFA Club World Cup – in 1992, before falling 1-0 to Internacional three years ago."

    http://www.fifa.com/clubworldcup/matches/round=252913/match=300111971/summary.html

    ResponderExcluir
  11. Atualização do ranking da Conmebol (CSF):
    http://www.conmebol.com/conmebol/activeCountry.html?x=5&sub=6

    ResponderExcluir
  12. Adicionado o último texto do mundial.

    ResponderExcluir
  13. Mais que isso. As campanhas posteriores na Libertadores e Sul-Americanas.

    ResponderExcluir
  14. No site do Liverpool FC, logo no 1º parágrafo do artigo está claro que as versões anteriores ao ano 2000 são mundiais.
    Busca: http://www.liverpoolfc.tv/search/q/sao+paulo
    Artigo: http://www.liverpoolfc.tv/news/media-watch/9346-liverpool-0-v-1-sao-paulo

    ResponderExcluir
  15. SITES DE CLUBES

    Juventus
    http://www.juventus.com/site/ita/NEWS_newseventi_1D8CCEEC5A5E4400ACCF3C2389A323C9.asp
    26 novembre 1996, Juventus Campione del Mondo

    Milan
    http://www.acmilan.com/pt/news/show/58484
    Defendeu o orgulho europeu, alcançou o recorde absoluto de vitórias mundiais - quatro.
    OS 4 SUCESSOS MUNDIAIS DOS ROSSONERI
    1969: MILAN-ESTUDIANTES 3-0//ESTUDIANTES-MILAN 2-1
    1989: MILAN-ATLETICO N. MEDELLIN 1-0
    1990: MILAN-OLIMPIA ASSUNCION 3-0
    2007: BOCA JUNIORS-MILAN 2-4

    Borussia Dortmund
    http://www.bvb.de/?%9E%5E%1B%E4%F4%9D
    BVB beats South American champions Cruzeiro Esporte Clube 2-0 in Tokyo in the World Cup for the clubs tournament.

    Hamburgo
    http://www.hsv.de/verein-mitglieder/meldungen/verein/2012/125-jahre-hsv/highlights-der-geschichte/80er/
    1983
    20. Dezember: 1:2 n.V.-Niederlage (Schröder) im Weltpokal-Finale gegen Gremio Porto Alegre in Tokio.
    (20 Dezembro: 1:2 derrota na final do Mundial contra o Grêmio, em Tóquio.)

    Bayern de Munique
    http://www.fcbayern.telekom.de/en/company/club/history/00266.php
    the European club won the 1976 World Club Championship (0-0 and 2-0 against Belo Horizonte).

    Ajax
    https://www.ajax.nl/De-Club/Historie/History-Tour.htm
    De tweede wereldbeker kan in de Amsterdamse prijzenkast worden bijgezet. Eerder veroverde Ajax de wereldbeker ook al in 1972. (wereldbeker = Copa do Mundo)

    Feyenoord
    http://www.feyenoord.nl/pages/newsdetail/s1/10010000037178-999-10010000000003.aspx
    Feyenoord de Wereldbeker voor clubteams won. (Feyenoord ganhou a Copa do Mundo de clubes.)

    Manchester United (sobre a conquista do título de 1999)
    http://www.manutd.com/en/Club/Trophy-Room/InterContinental-Cup.aspx
    United crowned world champions for the first time. (Última linha do último parágrafo)

    Liverpool (sobre sobre a disputa com o Flamengo, em 1981)
    http://www.liverpoolfc.tv/news/latest-news/reds-legends-lose-in-kuala-lumpar
    In 1981 Liverpool were beaten 3-0 by a Zico inspired Flamengo in the World Club championship

    Real Madrid
    http://www.realmadrid.com/cs/Satellite/es/1202792064582/noticia/NoticiaComentario/Tal_dia_como_hoy..._en_1960.htm
    con ciento veinte mil espectadores que no quisieron perderse aquella cita histórica, con la oportunidad de ver a su equipo coronado como campeón del mundo.

    Barcelona
    http://www.fcbarcelona.com/football/first-team/detail/article/the-world-continues-to-watch-barca
    It is the fourth time that Barça are taking part in this tournament (É a quarta vez que o Barça participa deste torneio)

    Boca Juniors
    http://www.bocajuniors.com.ar/la-bombonera/historia
    El 27 de diciembre de 2000, un mes después de haberse consagrado campeón del mundo en Japón

    Velez Sarsfield
    http://www.velezsarsfield.com.ar/club/historia/
    Ese 1 de diciembre de 1994 Vélez se consagró Campeón del Mundo.

    etc ...

    ResponderExcluir
  16. Atlético de Madrid
    http://www.clubatleticodemadrid.com/Web/gestion/museo/trofeos.htm
    la Copa Internacional de Clubs, máximo trofeo a nivel mundial que puede ganar un club

    Real Madrid
    http://www.realmadrid.com/cs/Satellite/es/Actualidad_Primer_Equipo/1330012228699/noticia/Noticia/Final_de_1960.htm
    Un 4 de septiembre de 1960 el Real Madrid se adjudicó su primera Copa Intercontinental ante el equipo uruguayo del Peñarol y se coronó como el mejor equipo del mundo.

    Inter
    http://www.inter.it/aas/news/reader?N=50772&L=it
    Dopo 45 anni l'Inter è campione del Mondo per la terza volta nella sua storia.
    (Depois de 45 anos o Inter é campeão do mundo pela terceira vez em sua história.)

    Milan
    http://www.acmilan.com/it/news/show/58454
    Ha difeso l'orgoglio europeo, ha raggiunto il record assoluto di vittorie mondiali, quattro.
    (Defendeu o orgulho europeu, alcançou o recorde absoluto de vitórias mundiais - quatro.)
    I 4 SUCCESSI MONDIALI ROSSONERI (OS 4 SUCESSOS MUNDIAIS DOS ROSSONERI)
    1969: MILAN-ESTUDIANTES 3-0//ESTUDIANTES-MILAN 2-1
    1989: MILAN-ATLETICO N. MEDELLIN 1-0
    1990: MILAN-OLIMPIA ASSUNCION 3-0
    2007: BOCA JUNIORS-MILAN 2-4

    Boca Juniors
    http://www.bocajuniors.com.ar/futbol/internacional/copas (clique na taça Intercontinental)
    Boca llegó a la cima del mundo en tres oportunidades. (Boca atingiu o topo do mundo três vezes.)

    http://www.bocajuniors.com.ar/es-ar/noticias/2012/12/14/a-nueve-anos-de-la-ultima-intercontinental
    Un 14 de diciembre, pero nueve años atrás, Boca se consagraba campeón del mundo por tercera vez en la historia, tras vencer al Milan, en Japón.

    Riverplate
    http://www.cariverplate.com/el-club/historia (selecione a década de 80)
    En el mismo año, River escaló a la cima mundial

    Racing
    http://www.racingclub.com.ar/historia/ (selecione a década de 60)
    primer campeon mundial Argentino

    Independiente
    http://www.independiente.com/paginas/swf_htm/home.htm
    El Rojo en la cima del mundo
    Un 9 de diciembre de 1984 Independiente se consagraba como el mejor equipo del mundo.

    Nacional
    http://www.nacional.com.uy/mvdcms/uc_3398_1.html
    Por tercera vez Nacional es Campeón del Mundo, orgullo del fútbol uruguayo

    fonte:
    http://mundiaisinterclubes.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. A Fifa já avisou que a copa Intercontinental/toyota não é mundial de clubes e que não teve participação dela, e que o primeiro campeonato mundial começou em 2000, e só pesquisar no site dela e ver todos os campeões reconhecidos. Engraçado né, o sãopaulino marco aurélio cunha disse ser contra a unificação do brasileirão e dizia também que "não se pode chamar dom pedro de presidente para saber que ele era o homem mais importante do brasil em sua época" (dom pedro era imperador) para ele a taça brasil e o roberto gomes pedrosa, mesmo sendo os campeonatos mais os importantes do brasil na época não poderiam ser considerados brasileirão, então por que vcs do s.p.f.c. inclusive ele querem transformar a copa Toyota em mundial também. Aí podem chamar dom pedro de presidente né, aí pode ter campeões com poucos jogos, 1 só e 2 campeões em 1 ano 2000 (cúrintia e boca) mais na unificação do brasileirão não pode né???

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Todos sabem que o Corinthians participou daquele torneio de verão por causa da politicagem. O torneio mais importante de 2000 foi o conquistado pelo Boca Juniors no Japão.

      Por que Corinthians e Vasco no Mundial?
      http://www1.folha.uol.com.br/fsp/esporte/fk20069905.htm

      O “mundial” que jamais existiu
      http://ricaperrone.wordpress.com/2008/09/10/o-mundial-que-jamais-existiu/

      Mundial do Corinthians não passou mesmo de um Mundialito. Roberto Carlos estava certo…
      http://esportes.r7.com/blogs/cosme-rimoli/tag/mundialito/

      A história dos Campeonatos Mundiais
      http://www.rankingdeclubes.com.br/historia_mundiais.htm

      Excluir
  18. ENTÃO CADE O ANFITRIÃO DO JAPÃO ??? E OS OUTROS CAMPEÕES CONTINENTAIS EXISTENTES NESTA ÉPOCA ??? POIS ANTES DE 1960 NÃO EXISTIA OS OUTROS CAMPEÕES CONTINENTAIS MAIS TINHA O DIREITO DE DISPUTAR A COMPETIÇÃO MUNDIAL DE CLUBES O ANFITRIÃO NES ANOS 50 E O VASCO GANHOU 2 EM 53/57 EM 53 COMO MELHOR ANFITRIÃO E 57 COMO ÚNICO CAMPEÃO SULAMERICANO OFICIAL DE 1948 [ 1 LIBERTADORES ] , CONFERE NA WIKIPÉDIA .

    ResponderExcluir
  19. SE FOR NO CRITÉRIO DO SÃO PAULO O VASCO TAMBEM É TRICAMPEÃO MUNDIAL 1949/53/57 . ROBSON RJ .

    ResponderExcluir

Grandes Taças