O nome é extra-oficial, denominada por mim mesmo, deixo claro. O importante é que ela retrata um período quase esquecido da história do clube. Aliás, dos clubes.
São Paulo e Fluminense, nos anos 30, 40 - talvez até uma ou outra década depois - eram verdadeiros clubes irmãos. Algo motivado não somente por serem ambos tricolores, mas também por possuírem alguma afinidade social. Tanto que ambos os clubes são, notoriamente, rotulados como clubes da elite paulistana e carioca.
Realmente. Contam os mais antigos que o sócio do São Paulo poderia, em visita ao Rio, utilizar as dependências do clube carioca simplesmente ao apresentar a carteria de sócio do SPFC. A mesma possibilidade ocorria ao sócio fluminense na capital paulista.
A bandeira em si é exemplo dessa união, mas especificamente era utilizada em um evento realizado pelos dois times em honra a essa sociedade: A Olimpíada Tricolor. Uma competição em várias modalidades esportivas, com cerimônia de abertura, desfile de delegações e encerramento. Consta a existência de três Olimpíadas Tricolores, nos anos 40. Mas isto é assunto para ser melhor abordado e explicado em outro capítulo...
Provavelmente a bandeira com o simbolo do SPFC à frente só tenha sido usada em São Paulo.
O time da então capital do Brasil até que foi simpático, já que há predominância dos símbolos sampaulinos.
ResponderExcluirOps... não havia lido a legenda da foto. Como seria a bandeira usado no Rio?
ResponderExcluirHistória curiosa e interessante.
ResponderExcluirEu, confesso, tive uma simpatia pelo Fluminense na minha infância (por volta dos 6 para os 7 anos de idade). Lembro que cheguei a ter, inclusive, um boné do referido clube.
Isto se deu em função da consagração do Tricolor carioca, sobre o Flamengo, no Campeonato Carioca 1995, com Renato Gaúcho garantindo o título ao marcar o famoso gol de barriga. Acidentalmente, ao ligar a televisão, no dia da grande final do estadual do RJ, vi este lance, que ficou marcado na minha memória.
Recordo que, nas brincadeiras com bola junto a coleguinhas, eu fantasiava ser o Renato.
Mas, ainda bem criança, não assistia futebol na TV e a "torcida" pelo clube carioca não passou de uma mera simpatia.
Apenas em 1998, com 9 para 10 anos, é que passei a acompanhar futebol, de verdade. Escolhi o São Paulo Futebol Clube como o clube do coração e o meu batismo foi o título paulista daquela temporada.
mais q horrivel e
ResponderExcluirembora clube q devemos respeitar pela sua tradicao no futebol brasileiro e carioca
Irmão só tenho dois!
ResponderExcluirEm 1984 estava no Morumbi quando Assis e Washigton arrepiaram agente.. Mas já cansamos de bater nos brothers.
Mas que bandeira mais feia... [ ]s
Acho que hoje não fariam uma bandeira tão bagunçada.
ResponderExcluirkkkkk é mesmo
ExcluirO Paulistano, após suas vitórias de 1925 na Europa, recebeu homenagens de Flamengo e Fluminense.
ResponderExcluirhttp://www.sarria.com.br/wp-content/uploads/2015/05/paulistano_flu.jpg
Há uma homenagem do Vasco ao São Paulo na década de 50. Atletas do clube carioca com nossa bandeira com apenas uma estrela amarela. Qualquer hora, consigo essa imagem de novo.
Sou são paulino e sempre tive simpatia pelo Fluminense
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluir