SÃO PAULO FUTEBOL CLUBE

CNPJ/MF nº 60.517.984/0001-04
Fundação: 25 de janeiro de 1930
Apelidos: O Mais Querido, Clube da Fé, SPFC, Tricolor Paulista.
Esquadrão de Aço (30-35), Tigres da Floresta (30-35), Rolo Compressor (38-39, 43-49), Tricolor do Canindé (44-56), Rei da Brasilidade (50-60), Tricolor do Morumbi (60-), Máquina Tricolor (80/81), Tricolaço (80/81), Menudos do Morumbi (85-89), Máquina Mortífera (92/93), Expressinho Tricolor (94), Time de Guerreiros (2005), Soberano (2008), Jason (08-09), Exército da Salvação (2017), O Mais Popular (2023), Campeão de Tudo (2024).
Mascote: São Paulo, o santo.
Lema: Pro São Paulo FC Fiant Eximia (Em prol do São Paulo FC façam o melhor).
Endereço: Pr. Roberto Gomes Pedrosa, 1. Morumbi; São Paulo - SP. CEP: 05653-070.
Site Oficial: www.saopaulofc.net
E-mail: site@saopaulofc.net
Telefone: (55-0xx11) 3749-8000. Fax: 3742-7272.

sexta-feira, 26 de julho de 2019

Taça da Simpatia


Taça da Simpatia foi um troféu ofertado pelo Diários Associados (Diário de S. Paulo, Diário da Noite e Diário de Santos) ao vencedor de um concurso patrocinado por estes periódicos, pelo xarope Vic e pelo conhaque Dubar entre junho e agosto de 1952.

A ação tratava-se de uma promoção em que o leitor colecionava figurinhas dos mascotes dos clubes de futebol da primeira divisão paulista antes do início do certame daquele ano e concorria a diversos prêmios oferecidos. Os desenhos de cada figurinha eram as ilustrações clássicas de Nino Borges - que ao visto havia trocado A Gazeta Esportiva pelo Diário justamente naquela temporada.


Os quinze times participantes (São Paulo, Corinthians, Palmeiras, Santos, Portuguesa, Portuguesa Santista, Juventus, Ypiranga, Comercial, Nacional, XV de Piracicaba, XV de Jaú, Ponte Preta, Radium e Guarani) tinham suas figurinhas publicadas semanalmente na rede de jornais, em grupos de cinco, conforme a legenda da imagem acima.

Posteriormente, pouco antes do começo do campeonato, o Jabaquara, que havia sido rebaixado em 1951, foi recolocado no grupo principal graças a uma virada de mesa. Por conta desse desentendimento, o Leão não foi inicialmente incluído na promoção. Mas nas rodadas finais, o Diário de Santos acabou publicando suas figurinhas, mesmo que o clube não participasse efetivamente do concurso.


O leitor participante as recortavam e colavam em uma espécie de álbum/cédula, a qual, quando completada, devia ser destinada à sede do Diários Associados para apuração que definiria qual era o "Clube Mais Simpático da Cidade".

Para a associação vencedora, no geral, seria concedida a Taça da Simpatia. Outro troféu também seria entregue para a agremiação do interior melhor colocada. O regulamento pode ser visto na reprodução abaixo:


Durante os meses de junho e julho, várias parciais foram divulgadas na cadeia de jornais como forma de ativação e divulgação do concurso. Os dirigentes dos clubes também foram envolvidos, principalmente membros dos dois times na ponta da competição: Corinthians e São Paulo - sempre nos primeiros lugares em todas as parciais.

Algumas campanhas, envolvendo os maiores clubes, também foram - como vista abaixo - divulgadas:


No dia 2 de agosto de 1952, o concurso foi finalizado e a cerimônia de entrega do troféu contou com Frederico Estebam Junior, do Corinthians, e Paulo Machado de Carvalho, do São Paulo.


O resultado final, ilustrado abaixo, embora não seja uma pesquisa séria, elaborada através de métodos científicos estatísticos, por sua grande amostra (quase um milhão de cédulas participantes), é um bom indício de que a torcida são-paulina já era, em 1952, a segunda maior torcida da Capital paulista e arredores.

Certamente, algo fruto da década anterior, do Rolo Compressor e do Diamante Negro, Leônidas da Silva.




Como apêndice, segue a coleção de ilustrações dos mascotes elaborados por Nino Borges:


E o curioso caso do Santos, que teve seu mascote alterado pouco antes do começo da promoção: de Peixe para Marujo:



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Grandes Taças