"O hino do SPFC, de autoria do General José Porphírio da Paz, passou, através dos tempos, por algumas alterações, feitas por ele próprio. Em 1942, Porphírio convidou vários segmentos esportivos para o lançamento do hino, no qual constava uma estrofe com a seguinte redação:
Trazes glórias luminosas
Do Paulistano Imortal
Do Palmeiras também trazes
Um brilho tradicional
Ocorreu que o Palestra Itália, durante a 2ª Grande Guerra, com a nacionalização dos nomes de clubes esportivos originários de países do Eixo, alterou o dele para SE Palmeiras, fato que começou a suscitar muitas interpretações errôneas por causa da semelhança entre os nomes. Para corrigir esse problema, mudou a estrofe que se referia a "Palmeiras" (AA Palmeiras, que fez fusão com o Paulistano, fundando o São Paulo da Floresta – 1930/1935), substituindo a palavra por "Floresta", ficando a estrofe assim:
Trazes glórias luminosas
Do Paulistano imortal
Da Floresta também trazes
Um brilho tradicional
Entretanto, o vocábulo "Floresta" referia-se a região onde se localizava o SPFC juntamente com muitos outros clubes. Como não havia uma ligação mais estreita com todos, Porphírio alterou completamente a estrofe, substituindo-a por outra com a seguinte redação:
Tuas cores gloriosas
Despertam amor febril
Pela terra bandeirante
Honra e glória do Brasil
Modificou também o estribilho, acrescentando o advérbio "já", ficando assim:
Oh, Tricolor
Clube bem-amado
As tuas glórias
Já vêm do passado
Completamente modificado, em reunião do Egrégio Conselho Deliberativo, realizada em 29 de abril de 1966, Porphírio pediu licença para cantar o hino do São Paulo FC, com as alterações feitas, doando os direitos autorais ao clube. A veracidade desse fato verifica-se pela assinatura do general na lista de presença da citada reunião, bem como sua presença na posterior, que aprovou a referida ata. A letra do hino, portanto, preservando-se o desejo de Porphírio, ficou assim:
Salve o Tricolor Paulista
Amado clube brasileiro
Tu és forte, tu és grande
Dentre os grandes és o primeiro
Coro: Oh,Tricolor
Clube bem-amado
As tuas glórias
Já vêm do passado
São teus guias brasileiros
Que te amam eternamente
De São Paulo tens o nome
Que ostentas dignamente
Coro: Oh, Tricolor...
São Paulo, clube querido
Tu tens o nosso amor
Teu nome e tuas glórias
Têm honra e resplendor
Coro: Oh, Tricolor...
Tuas cores gloriosas
Despertam amor febril
Pela terra Bandeirante:
Honra e Glória do Brasil
Coro: Oh. Tncolor..."
Por Agnelo di Lorenzo.
Fonte: Revista Oficial do São Paulo, nº 132.
Transcrição: Cesar Matos, na Old School São Paulo F. C..
Eis a versão do site oficial, de origem posterior, certamente:
Salve o tricolor paulista Amado clube brasileiro Tu és forte, tu és grande Dentre os grandes és o primeiro Coro: Oh tricolor Clube bem amado As tuas glórias Vêm do passado São teus guias brasileiros Que te amam ternamente De São Paulo tens o nome Que ostentas dignamente Coro: Oh tricolor... | São Paulo clube querido Tu tens o nosso amor Teu nome e tuas glórias Têm honra e resplendor Coro: Oh tricolor... Tuas cores gloriosas Despertam amor febril Pela terra Bandeirante: Honra e Glória do Brasil Coro: Oh tricolor... |
e dessa revista, tem como conseguir o issn?
ResponderExcluirabraços.
hehe sim:
ResponderExcluir9771413691000 (agora que reparei, é o mesmo numero da outra revista). Ao lado tem outro numero 00132 (e agora que notei, é o numero da revista hehe).
Mais uma vez a revista nao diz que mes ela é...